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quarta-feira, 29 de abril de 2015

OPINIÃO (actualizado)



S. BENTO TRATA DO FERRY
- LOGO, NUNCA TEREMOS FERRY



A comissão de Economia e Obras Públicas aprovou e mandou para o plenário de São Bento o relatório final da petição 'Transporte marítimo por ferryboat entre a Madeira e o Continente'. Muito bem. E depois? 

...E depois vamos continuar, os madeirenses que não andam de avião, a gozar de uma mobilidade muito salutar e interessante: nas vias rápidas e dentro dos 'furados'. Ou, em alternativa, organizaremos uns passeios entre o Porto Santo e a Madeira - com um pulo às Desertas. 
Ferry para o Continente? Já estamos a ver as dificuldades que levantarão lá nas Lisboas quando se tratar do 'sim ou não' decisivo a um apoio estatal para a linha marítima de passageiros que se pretende.
Em tempos, muito contribuímos para o porto de Leixões, para lembrar um exemplo clássico. Pagámos impostos para rapidíssimas estradas que disponibilizam aos habitantes de qualquer ponto do rectângulo ligações para o resto do território, a qualquer momento. Ou mesmo para o estrangeiro.
Ir ao Norte ou ao Sul ou à fronteira com Espanha ou continuar pelas Franças adiante, Bélgicas, Alemanhas - haja dinheiro para gasolina.
De resto, a classe dirigente peninsular não é de misérias. Aquele aeroporto da Portela já está a chatear... Faça-se outro! E por sorte a coisa abortou, safando-nos de mais despesas. O mesmo com o TGV, que esteve quase, quase. Ainda assim, só em estudos e em custos de estrutura de rede de alta velocidade lá se foram 120 milhões, naquele arranca-não arranca. Sem comer nem beber.
Outros casos tiveram mais sucesso. A Ponte 25 de Abril já não chega para as encomendas? Oh pá, vamos lá fazer outra ao lado, quem julgam que somos?
E que tal expandir as redes do metro, em Lisboa e no Porto? 'Bora lá, o Estado tem o dever de facultar mobilidade fácil ao Zèzinho. Alguém há-de pagar.
Agora reconhecer que os ilhéus precisam da 'porra' de uma ligação marítima para passageiros, alto e pára o baile. Há que ponderar se a coisa não vai levar aos cofres de Maria Luís uns euros que não estavam no programa. E depois a Europa não deixa dar subsídios a transportes. As leis da concorrência são embaraçosas... 
Atão, pá, o melhor é nomear mais uma comissão para constituir um grupo de trabalho que escolha uma auditora especialista na selecção de...
Vai ver, Leitor: os anos vão passar e os gajos não põem a porcaria de um navio a levar carga e gente de um lado para outro entre as ilhas atlânticas e as homólogas Berlengas. Para gáudio de uns barões cá da Tabanca, claro.
E a gente aqui sequestrada na própria terra!
Bem podemos gritar àquela cambada: a CP dá prejuízos de milhões mais compridos do que a distância Funchal-Setúbal. E é verdade. Ainda agora, e porque é fácil brincar com dinheiros que são públicos, a CP tem de pagar 20 milhões por via judicial... aos próprios trabalhadores, devido a calinadas administrativas do passado!
Eles dirão: pois, mas um navio a cruzar o Atlântico... pode haver tubarões... Uma responsabilidade em indemnizações.
Insistimos: os prejuízos da Carris, da STCP e dos metros de Lisboa e Porto, somados, ascendem aos 250 milhões só em metade do ano de 2014!
Eles responderão: D. Afonso Henriques foi um grande rei.
Enfim, para dar moral à saloiada insular, deputados nacionais, incluindo Jacinto Serrão e Hugo Velosa, já deixaram em sede de comissão o aviso de que o governo PSD-PP, a quem compete a última palavra, costuma fazer um guisado das petições que o parlamento lhe envia.
...Quanto mais tratando-se de uma reivindicação oriunda cá da Pérola.
Mania da perseguição, dirão eles enfadados.
Pois.
Da minha parte, e considerando as cordatas relações entre a nova vaga dirigente insular e os trogloditas da governação nacional, começo esta manhã a treinar natação para grandes distâncias. Mesmo antes de palpitar o que o plenário da AR vai fazer da petição.


14 comentários:

Eu, O Santo disse...

Bom, um individuo contou-me que a razão do Armas vir para a Madeira foi dar uso ao navio enquanto o concurso de uma determinada linha marítima apoiada pela UE não finalizava.
sendo assim, a UE apoia linhas maritimas...

Paulo Farinha disse...

"A comissão de Economia e Obras Públicas aprovou e mandou para o plenário de São Bento o relatório final da petição 'Transporte marítimo por ferryboat entre a Madeira e o Continente'. Muito bem. E depois?"
PF-Entendo que o Luís Calisto que normalmente escreve do meu agrado, deverá ter acesso ao relatório para aferir o mesmo.
Na plataforma, o acesso áudio da audição em que participaram a delegação de cinco peticionários no dia 27 de Março está acessível.
Apraz-me constatar que todos os partidos estão solidários com a argumentação consistente dos peticionários.
Vários comentaristas negativos, comentaram que a petição não produziria nada.
Enganaram-se, porque a petição está muito bem elaborada e muito persuasiva.
Amanhã véspera do dia do trabalhador, o Tribuna da Madeira publicará um artigo esclarecedor da minha autoria referente à ligação marítima via ferry com a Europa (Continente).
Se o Luís Calisto manifestar interesse no relatório, disponibilizárei-lo, tal como tenho feito com outros interessados.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Estamos sempre a apanhar no rabo desculpem a exptessão, mas como diz o Calisto acho melhor ir a nado.

Anónimo disse...

http://www.go-ferry.com/
...é fácil verificar que os GREGOS têm muitas "linhas ferry" ligando o continente às muitas ilhas que têm à volta. Justificação: GARANTIDAMENTE NÃO EXISTE UM GREGO SOUSA ...UMA GREGA PEDRA ... & COMPANHIA ... se ousassem aparecer os GREGOS tratavam do assunto nas urnas de voto !!!!

Luís Calisto disse...

Caro Paulo Farinha
Não devo ter-me expressado bem. Porque não tive a menor intenção de pôr em causa o conteúdo ou a forma da petição. Pelo contrário. Aquilo que digo é reflexo do que conheço da História da Madeira de há 150 anos para cá e das últimas décadas, sobretudo. As cúpulas de Lisboa vão dizendo que sim senhor para adiar sine die a resolução dos problemas insulares. Não é mania da perseguição.
Daí a pergunta: entregamos um documento àqueles cavalheiros com a melhor argumentação do mundo. E depois? Eles arquivam, como aliás disseram na comissão Jacinto Serrão, Hugo Velosa e deputados eleitos no Continente.
Quanto à petição, não referi méritos ou deméritos.
Espero ter-me explicado bem agora.
PS - Gostaria, efectivamente, de ter acesso ao relatório. Se me puder fazer o obséquio, agradeço.

Anónimo disse...

Vou já a correr para o molhe à espera desse ferry que vem por conta da petição muito bem elaborada e muito persuasiva... e já agora aproveito, faço um pequeno desvio, para apresentar cumprimentos ao Sr. Nélio João Nunes de Olim, secretário pessoal do Secretário Sérgio Marques, com a função de “prestar apoio ao Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus”.
Nem quero imaginar se ele falasse inglês...
Povo enganado, terra perdida!

Luís Calisto disse...

Caro Comentador das 9.45
Apesar da azia que este impasse do ferry faz cá dentro, o seu bem humorado e ácido comentário pôs-me bem disposto logo de manhã.
Lembrei-me que no Xarope (Barómetro) Madeira - pago direitos de autor - Luís Miguel já fala grego para troiano perceber.

Anónimo disse...

Só com humor, Sr. Calisto... só com muito humor! Um abraço.

Anónimo disse...

O Jornalista Tolentino Nóbrega trouxe a público as alterações ao caderno de encargos que são motivo para denunciar o contrato. A linha marítima para porto santo devia ir novamente a concurso público com transparência e cumprimento das normas. Ou então o governo assume a linha como serviço público, já que dizem que o navio dá prejuizo. Então ENTREGUEM a concessão e NÃO PERCAM DINHEIRO !!!

Anónimo disse...

Da Madeira não vai um cêntimo sequer para o continente seja para o que for, pelo contrário, pela LFR vem dinheiro do continente para a Madeira e para os Açores.

Anónimo disse...

Com a ida do relatório a plenário vai tudo por água abaixo se não for agendado para antes do fim da legislatura. Seria um envio para o caixote do lixo disfarçado. Os deputados conhecem bem o estratagema.

Luís Calisto disse...

Caro Comentador das 13.28
O porto de Leixões não está em construção, isso foi há cerca de um século. Na altura, mandámos para lá muito mais de um cêntimo... ou mais propriamente vintém... ou ceitil.

Anónimo disse...

"Vai ver, Leitor: os anos vão passar e os gajos não põem a porcaria de um navio a levar carga e gente de um lado para outro entre as ilhas atlânticas e as homólogas Berlengas. Para gáudio de uns barões cá da Tabanca, claro."

É isso o cerne da questão, "por lá" não se interessam , "por cá" alguns estão contra e moverão todas as influências para prolongar a questão.

Anónimo disse...

Amigo o ferry esta de volta JUNHO 2015 dito e feito.