Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Para ver o efeito


O GOVERNO DENTRO DE ÁGUA


A secretária regional do Ambiente, citada pelo JM (ontem), avançou que "o executivo está a trabalhar no mar".
Caso para dizermos: antes no mar do que no ar.
Simbolicamente falando, Susana Prada não disse enormidade nenhuma. O que impõe uma reflexão: se o governo está a trabalhar no mar, é conveniente largar a prancha de surf para de vez em quando assentar os pés em terra firme e tomar o pulso às realidades.
É que o povo, que votou, entretanto atravessa as suas dolorosas dificuldades. E vai observando. Esperneando.
O Zé está ao corrente de que os crânios da nova vaga ainda não acertaram cabalmente com as orgânicas, e lá vão alinhavando remendos que disfarcem os ímpetos iniciais.
Cada titular está a contratar batalhões de adjuntos, chefes de gabinete, assessores, secretários pessoais, secretárias pessoais - como se estivessem a constituir ministérios numa França ou numa Alemanha. 
"Olha quem falava de boys e girls", chega-nos o sms venenoso de um dirigente partidário da oposição.
Mas o povo pergunta: onde é que há tarefas para distribuir por directores regionais, subdirectores, um adjunto, um chefe de gabinete, um assessor de imprensa, motorista, secretário pessoal e secretária pessoal, além das secretárias e postos quejandos da máquina normal? Isto para falar apenas do líder da secretaria, porque há cargos intermédios cada qual com o seu staff. Máquina regional muito mais pesada do que aquela que se alastrou avassaladoramente no sistema dos 40 anos, ou então provem o contrário. 
Voltamos a evocar os tempos em que o presidente da Junta Geral - fosse Teixeira de Sousa, Fernando Homem Costa ou Rui Vieira - tomava conta destas funções todas de hoje, com ajuda de um par de vogais. E a Madeira tinha mais população nesse tempo.
O povo também não encaixa que a nova governança tome decisões desadequadas, ou pelo menos esquisitas, com a maior naturalidade deste mundo.
Sérgio Marques, que na campanha das internas fez 'cavalo de batalha' da ideia de que Albuquerque, se ganhasse a corrida, seria um testa-de-ferro dos negócios de Jaime Ramos, apontando o então secretário-geral do PSD como símbolo da negra noite do jardinismo, agora, com o maior desplante, mantém à frente das obras de betão o elemento que trabalhou nessa área na famigerada era Avelino Farinha-Jaime!
...Por essas e por outras tornando-se Sérgio um anti-corpo no seio da equipa governativa miguelista. O ambiente começa a cheirar a paz podre.
Talvez por trabalhar no mar, como afirmou a secretária regional, o executivo não estará a ouvir o povo resmungar. Mas resmunga que a UMa tomou conta da Secretaria do Ambiente; que a Educação Física 'abarbatou' a Secretaria da Educação; que gestores ligados ao sistema têm a economia nas mãos; que situações idênticas ameaçam outros pelouros; que em diversos patamares do governo e do parlamento há gente aterrorizada tentando escapar a uma operação de caça às bruxas, desencadeada pelos novos boys.
Um pedido: que Miguel Albuquerque e demais executivos assentem bem os pés em terra firme. Até porque em matéria marítima podem acabar afogados: se não perceberam, pensem bem e concluirão que entraram a perder perante os tubarões das nossas águas, que não dão mostras de ceder meia milha que seja. 

22 comentários:

Eu, O Santo disse...

Considero pouco lógica a atitude de Sérgio Marques em manter certos diretores.
No entanto, considero lógica a não-interferência de Miguel Albuquerque: se houver problemas judiciais com algum desses diretores, ele livra-se de dois eventuais opositores à presidência do PSD-M.

Anónimo disse...

Caro Blogger, o que queria que a secretária do ambiente dissesse acabada de tomar piosse? Queria que fosse dissertar sobre o mar, sobre políticas que o governo terá para o mar, se o programa do governo nem foi ainda apresentado? Há prazos para cumprir. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Tenha calma. Não lhe parece exagerado dizer que a Uja tomou de assalto a secretaria do ambiente quando uma secretaria é um director regional vieram da Uma? Não é preferível ter 2 doutorados nesses cargos do que porventura tê-los entregue a quem, ressabiado, lhe remete SMS? Bem sei que tem de escrever diariamente, muitas vezes, sobre coisa nenhuma. Mas não seria mais prudente esperar mais uns dias antes de opinar. Em vez de escrever enormidade nenhuma. Claro, o blogue é seu, tem liberdade de expressão, a asneira não paga imposto e blá blá.

Augusto Trindade Pereira disse...

Caro Luis Calisto: o "sem malícia" do Sergio Marques - causa do afastamento de Pedro Calado do Governo e do Parlamento - é um homem que tem outros atributos. Por isso desafio-o a publicar a fotografia da Secretária pessoal que o homem foi buscar ao ginasio Holmes Palace ou coisa que o valha! Repare bem no curriculo de um tal assessor Tiago da Rádio Jornal da Madeira. Até publicam a lista das pessoas que o indivíduo entrevistou! Isto está tudo perdido.

Mao Tse Tung disse...

Sr. Calisto, um pedido: Sabe por acabo onde anda o Jaime Ramos o alegado todo-poderoso de outros tempos? Desapareceu há meses. Emigrou para o Brasil onde dizem que tem hotéis comprados com o dinheiro...?

Mao Tse Tung disse...

Sr. Calisto acabou de levar uma porrada do comentador de 29 de abril de 2015 às 14:22 que arrisco afirmar ser um dois assessores recém-nomeados. Voce pensava sr. Calisto que o problema era só o AJJ? Nem pense nisso. Ele ainda era o menos culpado. Responda ao cachorro

RSãoMarcos disse...

Boa tarde sr. Luís Calisto.
Umas vezes concordo e outras não. Ainda bem para si e para mim, pois é na pluralidade que se ganham novas ideias .
Só tenho uma ressalva no seu blog. tem um senhor que se farta de escrever e deve ser de geração espontânea pois não tem nome próprio nem de família. O sr dá a cara e os outros? não houve nada de novo nesta terra?Pelo que vejo quem mandava não deveria estar a ser correcto mas agora que tudo mudou quem não está a ser correcto são os anónimos de quem eu tenho pena pois não têm família. Um bom fim de semana e mande os seus agentes K fotografar quem salta a laje pois pode encontrar alguns anónimos... Um bom ano.

Luís Calisto disse...

Caro Comandante
O melhor é não mandar K nenhum ao salto da laje, não vá o pobre chegar lá acima e descobrir que também ele foi o último a saber...
Estou a brincar, claro. Os K's ainda me saneiam!

Anónimo disse...

RSãoMarcos querias também o meu nome, não querias?
Para que é que o queres?
se calhar é por causa de tipos como tu que há tantos anónimos.
RSãoMarcos é teu nome?
Porque é que tentas insultar os utilizadores da identidade anónima?
e que tal aprenderes a escrever, a criticar as opiniões de outros e a verificar os fatos que são publicados em vez de utilizares argumentos ad hominem?

Anónimo disse...

O Sergio Vai Acabar com A Renovação .
Dr° Alburquerque Abra Os Olhos ,enquanto é Tempo.!!Não permita certas nomeações em fase de conclusão
por parte desse senhor!..

Anónimo disse...

Triste verdade constatarmos que vamos sofrer para pagar os vencimentos a tantos pelouros com a agravante de serem destinados para os meninos queques,betinhos e meninos bem...este governo de mudança, caracteriza-se pela centralização do poder, quase na totalidade, como se os inteligentes fossem única e exclusivamente inseridos nos grupos sociais citados...Grande falta de inteligência e humildade,eis o que paira no ar...já vi torres mais altas a desabar e a procissão ainda vai no adro.Não esperava tamanha seleção...

Anónimo disse...

Agora as nomeações deixaram de fazer referência à área de licenciatura dos nomeados e passam a mencionar apenas o grau. Branco mais sujo não há!
Para quem dúvida, favor consultar o JORAM 2ª Série... está lá tudo. CV's impressionantes aos magotes. Parecem cogumelos, mas são os nossos governantes.
http://www.gov-madeira.pt/joram/2serie/Ano%20de%202015/IISerie-075-2015-04-28Supl2.pdf

Anónimo disse...

Os quadros que nos últimos tempos saíram da UMa para desempenhar cargos políticos, são, em conhecimentos técnicos, dos mais bem preparados. Não só os que acabaram de tomar posse mas também a eurodeputada e o vereador da CMF.
Atenção que referi conhecimento técnico, não falei em personalidades.
Tomara a muitos recém empossados terem a bagagem científica que estes teem.

Anónimo disse...

Ainda ontem vi o Jaime Ramos em passo apressado pelo Funchal

Anónimo disse...

Anónimo das 23:11... os quadros que saíram da UMa para desempenhar cargos políticos não vão fazer ciência, mas política. Se eles queriam e tinham vontade de fazer Ciência, e a Madeira precisa de Ciência como do pão para a boca para romper com os enormes desequilíbrios sectoriais em que está assente, bastava-lhes ficarem onde estavam. A questão que se coloca, a meu ver, é por que razão abdicaram de fazer ciência e foram para o albergue político... Fazer Ciência é duro, sobretudo, se o compromisso for com a verdade e a descoberta dos factos.

Anónimo disse...

É uma pouca vergonha!!!

Anónimo disse...

Veio de Marte e aterrou agora no planeta Terra? Veja quantos professores universitários fazem parte dos governos dos países da UE! Verifique também quantos professores universitários tem este governo de Portugal e tiveram os governos anteriores! E por fim conte os professores universitários que fazem parte do Governo dos Açores. Ou você é daqueles que ainda pensa que somos um povo superior que não colhe ensinamentos de ninguém e que podemos bem dispensar os professores universitários? Que crime comete alguém que produz ciência há 20/25 anos, entende ser capaz de colocar o seu conhecimento na governação? Logo vemos se bem se mal, muitas vezes em todos os exemplos acima citados resultou, outras vezes nem tanto. Mas, guardemos essas avaliações para mais tarde. Agora são extemporaneas.

Anónimo disse...

Se Anónimo, permita-me a pergunta: Sabe do que fala? Dirija-se aos serviços da UMa e compare o CVs do vereador da CMF e da eurodeputada com o o da Secretaria do Ambiente e do Director Regional, creio que das florestas. Tente, de igual modo, saber quantos artigos científicos publicou cada um. E por fim, pergunte aos alunos o que pensam de cada um. Ficará surpreendido e ainda pedirá ao Luis Calisto que apague o seu comentário.

Anónimo disse...

Às vezes são muitas capacidades para o cargo, mas, acredito que vão chegar lá.

Anónimo disse...

Na sua lógica um futebolista poderia suspender a sua carreira desportiva para dar um contributo ao mundo dos comentadores, uma vez que joga futebol há 25/30 anos...
Os países da UE deixaram de ser referência...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 08.39:

Tendo já tido cadeiras com 3 deles, vale-me a minha opinião pessoal.
Todos estão familiarizados com as especificidades técnicas que irão encontrar no desempenhar das suas tarefas. A personalidade de cada um não vem ao caso.
Fala-me em artigos científicos. Ok, de certeza conhece pela UMa muitos investigadores que submetem 3, 4, artigos por ano e que não dariam tão bons quadros políticos ou de chefia. E já que lhe importa as preferências e o CV sobre A ou B, oiça também as histórias sobre as guerrinhas internas que existiram no antigo departamento dos acima mencionados.

Anónimo disse...

Desculpe que lhe pergunte e sem ofensa: que tem o cu a ver com as calças?
Prefere ter por referência África ou a América Latina?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Certamente que essas "estoriecas" da trata, para embalar, para ver quem manda nos departentos, cada um com a sua versão, é que serão importantes para aferir da capacidade para os cargos políticos. Se assim for, vou ali e já venho