Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de abril de 2015

TRANSPARÊNCIA DOS NÚMEROS


Insinuam-se mais investigações
às contas da Madeira



Da parte do novo governo regional, a prioridade é descobrir maneira de adocicar a factura da dívida oculta que será passada ao povo. Apuramento de responsabilidades a quem provocou a situação de falência regional, moita. 






Em Lisboa prepara-se uma operação qualquer na sequência das já realizadas tendentes a fazer luz sobre as complexas contas da Madeira, que como se sabe metem uma dívida oculta pendente, a tresandar impunidade, sem que alguém a explique.

Segundo nos sussurram, será uma investigação com muita gente e a muita gente. O que não nos espanta, por ser um absurdo deixar cabos soltos com a maior das naturalidades, tudo no ar, sem que se perceba o que nos levou a cair num buraco financeiro aterrador e que teremos de compensar com impostos. 
Isso apesar de o governo regional não responder com uma só palavra aos vários partidos que já propuseram uma auditoria rigorosa às contas destes últimos anos. Não percebemos por que não avança com essa medida o executivo de Albuquerque. Ninguém pega na gerência de uma casa comercial qualquer sem saber como está o deve-haver, sem um balanço que deixe tudo claro para o arranque da nova gestão. E logo no caso de um governo onde são tantas as broncas financeiras do domínio público, deixa-se ficar assim. Nada de ruído.
Entendemos urgente clarificar a situação financeira da Região. De contrário, daqui por diante, quando a governação meter água, dirá: são consequências da desgraçada gestão anterior. 
E os anteriores a dizer: não, não, nós deixámos tudo certo, estes é que não percebem nada daquilo.
Mas a razão maior para se clarificar tudo, com operações do Dciap ou sem elas, é o direito que o povo madeirense tem de saber porque o obrigam a levar uma vida miserável, com impostos em cima de impostos. Receando-se que qualquer dia nos ponham a pagar imposto sobre o pagamento de impostos.
O povo também precisa de saber por que custou o Museu da Baleia 11,5 milhões, mais 750% do previsto. Quem é o responsável pelo milhão de euros gasto numa estrada para dar acesso a duas casas. Pelos milhões em pavilhões e campos de futebol a 5 minutos uns dos outros. Pelos 50 milhões de passivo da 'noiva' JM. Pelos milhões numa marina e numa piscina que não funcionam. E o resto que toda a gente sabe de cor e salteado.
Qual é o jeito de um governo começar a sua gestão em cima de uma dívida escondida durante tempos e tempos, sem exigir o esclarecimento do problema?
Enfim, o caso é que os novos executivos, secundados por alguma oposição, falam da prioridade que é resolver a questão da dívida brutal, mas sem uma única referência ao apuramento de responsabilidades.
Claro: a gente é que vai pagar...   
   

21 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Calisto, não é preciso auditoria, basta perguntar ao actual Secretário da Finanças. Ele lá sabe em que buracos encaixaram o queijo.

Anónimo disse...

O MA pode começar por perguntar ao Jovem Agricultor e ao seu amigo
Co-Piloto de rali, como é que se facturam obras que nunca foram realizadas, ou a relação que ele tinha com a DuplaDP quando era presidente da CMSV. Há muito por descobrir dentro da própria renovação, a começar pelo Secretário da Agricultura. Aparecendo uns, os outros cairão que nem tordos!

Anónimo disse...

Sr. Calisto,

Quando tiver disponibilidade, veja a ata n.6/2015 da da Reunião ordinária da Câmara Municipal da Ribeira Brava realizada no dia 26-03-2015, mais especificamente o ponto n. 3 - Discussão e votação do pedido de isenção de taxas apresentado pela ACIN ICLOUD SOLUTIONS, LDA E DA DATAREDE, S.A. - UMA VERDADEIRA VERGONHA PARA NÃO FALAR DE UMA ILEGALIDADE.

Anónimo disse...

Acho que o apuramento da divida da RAM é de máxima importância.
E o Sr. Secretário com a pasta estará em posição primordial para o efectuar, vindo da anterior gestão...

Eu, O Santo disse...

Anónimo das 16:07, infelizmente não encontrei as atas publicadas... será que poderia postar o link?

Anónimo disse...

Estranho (ou talvez não) é a manutenção no cargo do diretor das obras das ribeiras pelo paladino anti-corrupção do PSD-M.
Alguém tem dúvidas que se houve corrupção na RAM também ocorreu nas obras do 20 de Fevereiro de 2010?

Anónimo disse...

http://www.cm-ribeirabrava.pt/index.php?lang=pt&&s=directorio&pid=302&title=&ppid=1

Anónimo disse...

A Investigação do CUBA LIVRE Tem Que
Continuar..ser Desmascarada ..7 Mil milhoes ..de Dívida. !!
Os Responsáveis Por Tal Têm que Ser Punidos.
O Povo a Sofrer ..e certos senhores a gozar como Dinheiro de Todos os Madeirenses.

Anónimo disse...

O cuba livre é fácil de resolver, basta fazer contas do deve e haver. O que tinhas antes de entrar para o governo e o que tens depois de sair. Tão simples quanto isto.

Anónimo disse...

Se o Miguel investiga a fundo, vai ser um descalabro profundo.

Anónimo disse...

E o Cunha Silva, vingativo como sempre, ainda teve a "lata" de mandar investigar as contas da Câmara do Albuquerque

Anónimo disse...

A investigação da dívida oculta, qual montanha que pariu um rato, não vai ser aquele "estrondo" que muitos esperam. Falta de coragem política, talvez.
No máximo, o bode expiatório machiqueiro será acusado

Anónimo disse...

Acreditas no Pai Natal? E declara os recebimentos mensais que tinha na fundação, não? Idiota!

Paulo disse...

Albuquerque tem telhados de vidro, nao pode jogar pedras aos amigos do partido.

Anónimo disse...

Daqui a uns meses convém o dr. Miguel Albuquerque fazer uma auditoria à nova secretaria da agricultura e ao polvo que pôs lá. E que não se esqueça que tão bom ë o ladrão como o consentidor!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14:43 acrescento, que o atual presidente do município de S.Vicente prometeu fazer uma auditoria às contas do Dr Romeira, mas por aquilo que me é dado ver neste blog deveria fazer era ao exercício do Dr Humberto...?

Anónimo disse...

Ao último anónimo só quero acrescentar: ao Dr Humberto auditoria não haverá com certeza porque as ligações entre eles já têm um vinculo muito forte.Até os santos unidos enganam...

Anónimo disse...

É de que maneira...

Anónimo disse...

Até ribeiros inexistentes foram limpos pelo Figueirôa e companhia

Anónimo disse...

Há quem tenha relatórios das intervenções feitas nas ribeiras dr São Vicente. Umas existentes outras inexistentes. Com custos e tudo

Anónimo disse...

O dr MÁ que se prepare para fazer uma auditoria daqui a uns anos à secretária da agricultura. O secretário e o chefe de gabinete do actual governo sabem bem somar dividir e aumentar para repartir.