Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ATENÇÃO, AMBIENTE!


SUSANA PRADA SALVA PELO GONGO

Incêndios e pombo trocaz agitam Ponta do Sol


Salva pelo gongo é um dizer. Vejamos: o povo da Ponta do Sol, sobretudo dos Canhas, anda possesso por causa da invasão do simpático pombo trocaz. A produção agrícola está um caos. Mas ontem saiu já ordem oficial da Secretaria do Ambiente a dar licença para abater as avezinhas quando fora do seu habitat.
Uf!, reagem os agricultores.
Uf!, pode complementar a secretária regional.
É que, se há laurissilva mais a norte da ilha, no vale da Ponta do Sol também há loureiro de boa baga e outras sementes que o trocaz devora sem mastigar.
"Os pestes vão até ao pé do mar e comem tudo", queixa-se ao 'Fénix' um agricultor dos Canhas estuporado, avisando desde logo não ter plantado este ano uma couve no norte dos Canhas, para não alimentar os invasores do ar, e vai continuar de braços cruzados enquanto não resolverem o problema de uma vez. 
"Não há flor de nogueira, ameixieira, damasqueiro, nada resiste aos diabretes dos trocazes. Qualquer dia uma pessoa não pode sair vestida de verde, que leva logo uma saraivada de 'bicaradas'!"
O remédio apontado é um: "Os senhores professores que estão no Ambiente que não se preocupem em sujar os sapatos, que venham aqui falar com a gente, que percebemos do assunto. Podemos ensinar: eles que ponham comer para os pombos lá no habitat deles. Já se sabe que quando não há comer, eles saem do Chão da Ribeira e do vale da Ponta do Sol para matar a fome. A gente é que não aguenta mais isto assim, lá se vai a produção agrícola."
A tempo, saiu a determinação para abater o pombo. O que alivia a pressão sobre a secretária regional Susana Prada. Que hoje é confrontada pela oposição sobre o programa de governo.
Mas... lá estão os incêndios a 'chatear' os agricultores daquela mesma zona. A noite passada houve chamas perigosamente açoitadas pelo vento intenso. Uma frente está dominada, a do Curral Velho, perto da Estrada do Paul da Serra. Mas para a Lombada de São João, nada feito: os bombeiros não dão vencimentos a combater as chamas. E isto é que está tudo verdinho lá pelos campos. Mais um mês e...

4 comentários:

Anónimo disse...




Pontassolense : Os incendios continuam . tomem medidas urgentes
para conservação da Natureza , mas sempre ao serviço das populações não de interesses de loobys . O DRF que abra os olhos que veja in loco a reflorestação do Paúl da Serra , com um Estío destes lá para o fim do verão nem pó das arvores plantadas , recentemente, existirão!!!!

Anónimo disse...

a sra. secretária que atire o telemóvel aos pombos

Anónimo disse...

O telemovel, as bolsas prada e os sapatos guchi...hehehe

Anónimo disse...

Não variando de há vários (muitos) anos a esta parte, o 'trocaz' deveria ser 'torcaz', mas fazer o quê? Não acredito naquela do burro velho, etc, etc... mas que está difícil, está.
Fernando