Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Esclarecer avença do BES


JPP chama presidente do governo
à 1.ª comissão especializada

O grupo parlamentar do JPP requereu ao Presidente da 1ª Comissão Especializada de Política Geral e Juventude, a presença do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, relativamente à informação veiculada pelo ex-presidente do BES, Dr. Vitor Bento, segundo notícia avançada pelo SOL.

Este pedido de audição, que o JPP considera ser fundamental para a transparência entre cidadãos eleitores e cidadãos eleitos, tinha já sido solicitado, extra-assembleia, ao próprio presidente do Governo, mas ao qual não foi obtida resposta.

“Estamos perante o pagamento de uma avença paga pelo BES, a um membro do Governo de Jardim que ninguém sabe quem é e, muito menos, a que tipo de prestação de serviços se refere, ou seja, estamos a falar de uma instituição que, em 2014, apresentou prejuízos elevadíssimos, na ordem dos 3577 milhões de euros, ao qual foi necessário injetar dinheiro de todos os Portugueses para acautelar esta situação mas que, durante anos, pagou avenças a um membro do anterior Governo Regional da Madeira, “sem que houvesse uma aparente contrapartida. Inclusivamente, esta versão da ata foi rasurada, de forma a impedir a divulgação do nome da pessoa do Governo da Madeira beneficiada com a avença.”.

É fundamental ver esclarecida esta situação por ser, segundo o JPP, uma questão de transparência e honestidade para com a população da Madeira.

Texto JPP

4 comentários:

Anónimo disse...

O JPP ainda não percebeu que não é do Governo de Jardim, mas sim do Governo de Albuquerque, sendo ele próprio quem recebeu esse dinheiro para fazer a campanha interna.

Anónimo disse...

No outro dia um anonimo colocou aqui umas questões pertinentes e de interesse público que o JPP também deveria esclarecer,a saber:

"a) o sr. Elvio pode divulgar os todos os contratos, todos, celebrados na Madeira e nos Açores, e com quem, para andar a esburacar, dizendo quanto cobrou por cada um deles? (exemplo: Contrato-Programa n.º 332/2008 de 24 de Setembro de 2008 com DRAC dos Açores)
b) O sr. Elvio pode esclarecer as pessoas sobre o que tem feito ao vencimento de Presidente da Junta de Gaula, que recebia (e continua a receber)?
c) O sr. Elvio pode divulgar as declarações de rendimentos que entregou no Tribunal Constitucional? Dele e dos outros deputados?
d) O sr. Elvio pode divulgar os depósitos que possui na banca local bancos (e dependências nos Açores) seu nome ou de familiares?
e) O sr. Elvio pode identificar a empresa que usa para alguns dos contratos para andar a esburacar?
f) O sr. Élvio pode-nos dizer quanto recebeu e quanto recebe como responsável pelo Núcleo Museológico - Solar do Ribeirinho e mostre se existe ou não incompatibilidades com o cargo de presidente da Junta de Gaula? (http://www.cm-machico.pt/noticia-individual.php?publicacao_id=36)
g) O sr. Élvio, técnico superior dos quadros da Câmara de Machico, pode-nos dizer quanto recebeu por alguns dos estudos que lhe estão associados, nomeadamente: EAMA- Estudo da Arqueologia Moderna dos Açores (2008-2011); - Arqueologia da Época Moderna na Madeira e nos Açores (2006-08) e Estudo químico e mineralógico da cerâmica do açúcar na Madeira (2003)?
h) O sr. Élvio pode-nos dizer que enquanto fazia estudos contratos com entidades públicas e não aparecia na Câmara Municipal de Machico, esta lhe pagava o ordenado como técnico superior? http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/arqueologia/cv_elviosousa.html"

Anónimo disse...

Uma coisa de cada vez! Primeiro saber quem foi o avençado. Eu penso que foi o Miguel Albuquerque, mas todos ou quase todos precisamos que fique preto no branco. A seguir, quem não deve não teme "Sr.Élvio" explique-se.

Anónimo disse...

Este cromo deve tar aflito com a auditoria dos verdes a região. Vai te preparando que eles não são para brincadeiras. Quanto ao testamento que diriges a ele tá fraquinho muito elementar