Powered By Blogger

domingo, 24 de maio de 2015

Media


O MILAGRE DA TELEVISÃO 
DE LUÍS MIGUEL DE SOUSA



Luís Miguel de Sousa não nos deu a transmissão televisiva da sessão do 25 de Abril na Assembleia Regional. Os seus homens na TV pública justificaram a omissão: falta de meios.
Menos de um mês depois, vê-se que a televisão da Porto Santo Line, não se sabe por que artes, conseguiu o incrível milagre de fazer a transmissão de dois dias intensos de trabalhos no parlamento: aquilo foi um directo quase ininterrupto, de sol a sol, nesses dois dias. Com o contrapeso do terceiro e último dia da discussão do programa de governo. Mais 4 horas de transmissão em directo.
Convenhamos: para quem não tinha meios 3 semanas atrás!...
Foi um excelente serviço público, o que televimos em directo sobre o programa de governo. Pena foi o milagre não se ter dado um pouco mais cedo. Se acontecesse antes do que aconteceu, o povo que paga o centro regional de Luís Miguel teria visto a primeira comemoração nesta terra digna do 25 de Abril, sem cinismo nem hipocrisia - julgamos. Diferente do caso daqueles que durante 4 décadas andaram a chular as oportunidades oferecidas pelo 25 de Abril sem por um momento deixarem de denegrir a Revolução. Esses que, quando marcavam celebração da Revolução de 1974 era para elogiarem o 'democratismo' do 25 de Novembro.

Estes milagres continuarão a acontecer, tal como se verificará a "falta de meios", conforme interessar ao Grupo dos navios e seus representantes na Levada do Cavalo. A situação vai manter-se porque já ouvimos da boca de Sérgio Marques a posição do novo governo regional a respeito da televisão e da rádio públicas: isso é lá com Lisboa e com a administração central - dizem os novos executivos das Angústias e arredores.
Tudo em condições, portanto, para os madeirenses continuarem sem um serviço público prestado à luz da Autonomia. 
O esquema vigente só permite uma televisão açambarcada pelo poder económico (mesmo com este a não investir um cêntimo). Ou teleguiada pelo poder político da Tabanca pintada de fresco. No caso, o governo entende que a coisa está bem assim. Deixá-la a televisão continuar com a falta de meios quando convém e capaz de vistosos milagres quando é preciso. Sempre, claro, com espaço de antena para Luís Miguel e alguns caviar-socialistas continuarem como farol do pensamento global. À custa de 'debates' regulares... sem a 'porra' de um contraditório. Economicismo sobre o social? Ora então! Se Luís diz mata, David diz esfola. 
Expulsar o poder económico da RTP-M para lá meter o governo é fugir do lume e cair nas brasas. E andaremos de canto a canto neste dilema enquanto o Parlamento não puser a cabeça a funcionar para pressionar uma solução que acabe com aquele trapiche da Levada do Cavalo, substituindo-o por uma televisão.
Não achamos impossível: basta o Parlamento gizar um estatuto com pés e cabeça, à luz do serviço público de que a população necessita, para o submeter à aprovação por um mínimo de dois terços dos deputados. E, para dirigir essa televisão nova de estatutos consensuais, mandatar uma Direcção que receba luz verde também de dois terços do Parlamento. Que possa trabalhar sem pressões, sejam de onde for.
Será que, perante uma estrutura montada dessa forma democrática, os senhores de Lisboa se negariam a suportar financeiramente o serviço público regional de televisão, como é dever do Estado?
Não nos admiraríamos nada.

Muito a sério, não devemos perder mais tempo com este caso perdido. Para os mandadores de Lisboa e da televisão do Estado, a receita continua na mesma: quanto pior, melhor.
E, pelos vistos, a nova nomenclatura regional 'afina pelo mesmo diapasão', como diz o outro.
Mas, já que vem a calhar, quem tiver tempo e curiosidade que passe os olhos por um artigo do CM sobre as loucas despesas do anexo do 'Júlio de Matos' instalado na Marechal Gomes da Costa, cujos doentes, no seu delírio, julgam trabalhar numa televisão. Eis o artigo, com a devida vénia. 


Contas da RTP de 2014 arrasadas 

Inspeção-Geral de Finanças vai verificar decisões 



Por Hugo Real 

O parecer do Conselho de Opinião (CO) da RTP relativo às contas de 2014 da empresa é arrasador. O organismo, presidido por Manuel Coelho da Silva, diz mesmo que vai "solicitar à Inspeção-Geral de Finanças e ao Tribunal de Contas a verificação do fundamento e legitimidade (...) da ‘requalificação de pessoal’ e aquisição de conteúdos plurianuais de significativos custos", o que configura um "possível condicionamento futuro da estratégia de programação da empresa". O CO frisa que 2014 foi "particularmente negativo" para a RTP, considerando que "protelou-se a organização da empresa, denegriu-se a sua imagem pública e hipotecou-se, por ventura, o seu futuro". São ainda apontados aspetos negativos, como a "persistência de desequilíbrio na diversidade da programação" da RTP 1. Sobre a Televisão Digital Terrestre, a critica é clara: "A ausência de estratégia foi gritante e preocupante." A análise às contas também é negativa: Os custos de grelha subiram 15,6 milhões (para 84,1 milhões), "sem que se tenham sentido melhorias muito significativas na qualidade do serviço público prestado, numa estratégia tipicamente comercial e de concorrência". Apesar disso, os gastos de grelha aumentaram quase o dobro das receitas comerciais (mais 8,2 milhões). 


Notas do Fénix - 1. Se quer saber, caro Leitor, dos gastos que a RTP-M faz para prestar o servicinho que anda a fazer, esqueça, para não apanhar um desgosto. Há sempre o risco de uma pessoa ir também bater lá acima.
2. Miguel Cunha proibiu os jornalistas de entrevistarem secretários regionais, mas, assim que apanharam o homem dos conteúdos de costas, parece que em breves férias, aquilo foi um fartar de entrevistas, não apenas aos secretários, mas até a 'cão e gato'. Aliás, 'cadela e gata'.

12 comentários:

Anónimo disse...

Esse Miguel das cunhas é mesmo uma anedota.
Dá pena ver aquele fanfarrão à frente de um canal de televisão.TÀ TUDO LOUCO?

Anónimo disse...

"...televisão da Porto Santo Line..."
Está tudo dito!

PROFETA AFIADO disse...

Vergonhosa está também à Radio Praia!
S/ programação decente, sem program que prendam ouvintes, horas e horas de música desatualizadas e desadequadad. Uma rádio morta! Que pena. Que falta de dinamismo.....

Anónimo disse...

É porque razão o Secretário Sérgio foi apresentar cumprimentos à RTP M? Sim, se aquilo é de Lisboa, não tem cabimento essa vénia aos representantes dos Sousas....Ou tem?

Anónimo disse...

E quem devia apresentar cumprimentos devia ser a Direção e não ao contrário. Ao que isto chegou?

Anónimo disse...

Eu perçebo que cada um tem a sua familia para sustentar.Mas como é que profissionais,com largos anos de experiência,se deixam liderar por pessoas manifestamente imcompetentes?
Quando me disseram quem mandava em certos sectores daquela casa,eu nem queria acreditar.Confesso que não conheço os individuos pessoalmente,mas dá para ver(porque se trata de profissões com grande exposição pública)que dali não pode sair grande coisa.Ms a vida é assim.Quem mais se ajoelha.....

Anónimo disse...

O estado a que chegaram a rádio e a televisão públicas na Madeira merece uma grande reflexão.A actual direção(como já se percebeu)é guiada pela PSL e não tem nenhum pensamento e nem qualquer projeto para os media públicos na R.A.M.Vai navegando à vista,e à espera que o governo em Lisboa não mude de cor politica.O problema deles neste momento é só esse.Que se lixem os ouvintes e os telespectadores.
Mas é preciso ir um pouco mais atrás para entender certas opções.
OS senhores oriundos do savoy e da antiga caixa,para agradar ao Jardim,sempre mandaram malhar na oposição e,um dia,também deviam ser julgados pelo péssimo trabalho que prestaram a esta terra e á comunicação social.E todas as ramificações que por lá andam,ainda são herança destes dois cavalheiros.Um, inclusivé,chegou a sonhar ser Almeida,mas em Lisboa disseram:Não senhor.O seu lugar é junto aos calhaus

Anónimo disse...

E os carrinhos da emissora que iam à oficina para ser vendidos aos funcionários?

Anónimo disse...

Tudo isto dava uma grande história..

Anónimo disse...

E as trotinetes do poço barral?
Agente lembra-se disso tudo.Um Abraço da Madeira

Anónimo disse...

O meia bola tambem fez entrevistas?
sim...aquele feiozinho que agora apresenta as noticias?

Anónimo disse...

Quem ve tv sofre mais que no wc