Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de junho de 2015


A IUCA NOTÁVEL 
DO PARQUE DE SANTA CATARINA


Nome científico: Yucca filifera
Nom vulgar: Iuca
Família: Asparagaceae (Agavaceae)
Porte: Planta arborescente
Origem: México

Observações:  “Foi plantada há cerca de 50 anos no Parque de Santa Catarina e floriu pela primeira vez na primavera / verão de 2014.
A curvatura do seu caule tornou-se notória após a floração. Também no último ano surgiram tufos adventícios de folhagem no caule.
Porque se trata dum exemplar de tamanho excecional para a espécie em causa e porque não possui uma copa pesada, julgo que é possível evitar o seu derrube e impedir uma perda com algum significado para o património florístico do Parque de Santa Catarina e do Funchal.
Entendo que é possível conciliar a segurança dos utentes do Parque com a preservação daquela planta arborescente, escorando-a com duas estacas metálicas fixadas nos canteiros, que marginam o relvado para o lado do mar”.
Este é um excerto do mail que enviei no passado dia 05 de fevereiro à senhora vereadora responsável pelo pelouro do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal.
Passados quatro meses e com a segunda floração da sua longa vida, a notável Iuca continua a aguardar por uma intervenção, que lhe permita continuar a viver sem ameaçar a vida dos utentes do Parque de Santa Catarina.


Iuca (Yucca filifera) – 09.06.2015

            Texto e fotografias: Raimundo Quintal

3 comentários:

Anónimo disse...

a 5 de fevereiro ? e já que o problema resolvido ? Calma que primeiro ela tem de falar com o cunhado Vitor Freitas e só depois é que decide se é politicamente correto estacar a Yuca .

Anónimo disse...

estacar a Yuca ? se fosse noutros tempos obrigariam a Câmara a cortar

ai inclinação vai matar todos

Anónimo disse...




Essa não cai foi o RQ que plantou!!!