Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Barraca em Dia Solene


VAI SER PRECISO ENSAIAR MUITO
AQUELAS CERIMÓNIAS NO PORTO SANTO


Se a Câmara nova faz confusão, caro Presidente, mude a cerimónia para os antigos Paços, porque ali, que nos lembremos, corria tudo segundo o protocolo, mesmo quando havia visitantes graúdos nacionais de cor diferente dos locais. 


Foi um caso sério, aquela cerimónia das bandeiras esta manhã no Porto Santo. O que se chama inventar problemas quando eles não existem.
Aconteceu antes da sessão solene, no hastear das ditas-cujas.
Uma calamidade.
Autoridades locais devidamente penteadas e de fato engomado. Banda da Casa do Povo com os metais a brilhar, pronta para entrar em acção. Entidades militares tudo com farda número um - marítimas, Exército, Polícia, GNR, Guarda Florestal. Secretário das Finanças 'Gasparzinho' em representação do governo regional, todo pimpão. Povo muito solene a apreciar aquilo.
Começa então a subir a Bandeira Nacional. Não se sabe por que artes, a Banda acompanha a ascensão do pavilhão verde-encarnado com o autonómico Hino da Região. Os militares que já estavam em sentido e em continência, toca a voltar hesitantemente à primeira forma. Olham uns para os outros. Fazer continência à Bandeira e ao Hino da Região?
Não podia ser, de facto.
Uma infinidade de tempo, um embaraço que nunca mais acabava.
Toca a subir então a Bandeira da Região. Que deve tocar a Banda? Segunda vez seguida o Hino da Região? Cruzes! Fazer a compensação e acompanhar a bandeira azul-amarela com o Hino Nacional? Porra!
Bom, para não baralhar, silêncio. Instrumentos em baixo. Antes assim. Não vá o maestro pegar na pauta errada e sair o hino da sociedade. 
Mesmo assim, o pior estava para vir. 
Cabia à Bandeira do Porto Santo subir em terceiro lugar, no seu mastro. Mas... fazer outra vez um vazio musical? Já chegava de funeral!
Então, o presidente Filipe Menezes - assim nos contam - decidiu resolver o problema dando as suas ordens ao mestre da música. Se o Porto Santo não tem hino, fica decretado que passa a ter um. E lá os músicos esgalham nada mais nada menos do que o 'Porto Santo' do Max - aquela bela melodia cuja letra diz 'teu nome te fica bem' além de cantar as virtudes da  'uva tão saborosa'. 
Se repararmos bem, essa música já é mais do que um hino, para o Porto Santo. Mas isso é quando a malta quer cantar um bocado, nas noites do 'Henrique' e do 'Inferno'. Agora numa cerimónia solene!...
Os nossos tropas não sabiam onde se meter. O povo queria fingir não perceber as sucessivas broncas, mas era impossível. De maneira que depois, dentro da Câmara, enquanto se desenrolavam os discursos, as pessoas trocavam olhares reflectindo ainda a sua perplexidade.
Para a próxima sessão do género, não custa nada fazer um ensaio de véspera, para coordenar a fanfarra com o raio das bandeiras, salvo seja. 

32 comentários:

Anónimo disse...

Tudo descontrolado, tudo controlado, se não fosse assim não era falado...hehehehe. Grande Menezes grande Ps. Hehehehe

Anónimo disse...

Tocavam o Leva no Pacote da Rosinha, que o povo ta habituado e não reclamava.

Anónimo disse...

Mas que salganhada socialista anda na ilha dourada.

Anónimo disse...

Vai tudo ao chão daqui a dois anos. Tal e qual essa palmeira na foto!

Anónimo disse...

Caro Luís Calisto,
Sou leitor frequente do Fênix, mas pouco dado a comentários. Mas não podia deixar de agradecer pelas gargalhadas que acabei de dar.
Bem haja.

Anónimo disse...

Aí aí menezes tas tudo baralhado,perdido,confundido mais o Vereador batoteira e o Vereador Pateta vocês são o nosso orgulho um diz mata o outro diz esfola e o outro nada diz é pateta.

Anónimo disse...

Na rua foi o que foi no salão nobre foi uma desgraça o Menezes queria fazer um discurso de improviso para responder aos ataques da oposição e do seu próprio Partido mas como ninguém o atacou ficou a ver navios só dizia tontices ideias patetas,marca Porto Santo enfim um conjunto de patetices que poucos aplaudiram. Enfim o Menezes e sua trupe no melhor. Um verdadeiro filme cômico.

Anónimo disse...

O sr. Menezes é um incompetente!

Rui Nunes disse...

Isto dá vontade de rir apesar de ser um assunto sério. Estas coisas só acontecem porque todos querem organizar as coisas à sua maneira quando está tudo escrito. Se os senhores presidentes de câmara tivessem verdadeiros chefes de gabinete não haveria asneiras destas. Costumava dizer-se "não vá o sapateiro além da chinela".

Anónimo disse...

Menezes, Menezes, Menezes... HAHAHA
Para mim é o maior, continua amigo! (Risos).

Anónimo disse...

Menezes parece que quer mudar de partido. Rasgou elogios ao Albuquerque e disse que os portosantenses gostam dele. PS já foi Menezes. Não foi?

Anónimo disse...

Não percebem nada de protocolo mas deveriam saber aqui no funchal o filme é igual com tanto povo supriore no governo e camaras é tempo de fazer alguma coisa nesta matéria.

Anónimo disse...

Para que conste, não falem de coisas que não sabem ;) para que fique bem esclarecido não confundam cansaço com ressacas, queria ver-vos ali com peso de metal e outros em cima do pescoço e a soprar com as forças que têm. A altura de s.João não é fácil tanto para os músicos locais como os da madeira, sempre tocámos o hino da região na sessão solene, já o hino nacional não me recordo se já foi tocado ou não. No entanto, na noite anterior existem a marchas que exigem concentração, coordenação e muita força para aguentar o percurso, sugiro que experimentem estar no nosso lado e aguentarem as 4horas que por norma temos em cada ensaio. Digo-vos a vós como qualquer artista/músico diria, a nossa vida não é fácil na parte em que toca a fazer algo com o mínimo de uma boa apresentação e mesmo assim quando algo bom acontece não somos bem recompensados e porquê? A cultura é totalmente desvalorizada em Portugal coisa que não acontece em muitos países à nossa volta e, por isso, os nossos saiem, não têm lugar no seu país ou o seu esforço não é devidamente valorizado.
Mas, voltando atrás, quase todos os músicos da banda trabalham, sobretudo na altura do verão e muitos vêm do trabalho diretamente para o serviço de s. João e outros, ou seja, não é precisamente das noites do Henrique. O que aconteceu na sessão solene não foi mais que as outras em anos anteriores, para além disso muitos dos presentes também andaram na noite mas única coisa que Fizeram foi estar lá presentes e nada mais que isso, óbvio que não poderia dar barraca do lado deles, não iam tocar ou fazer outras coisas, iam só é puramente assistir o que não é muito difícil de se fazer. Enfim, isto sou eu que digo a partir do que sei e do que vi. Deram-me ordens e eu cumpri-as nesse solene dia, se não era o suposto tal acontecer, a culpa não foi minha. de qualquer forma também tenho o direito a contrapor coisas aqui escritas que não são totalmente verdade.
E.M.

Anónimo disse...

E foi para isto que mudaram de câmara?? Só pioraram!! Aliás uma organização exemplar (ironia), espalharam muito as barracas o povo andou disperso em vez de andar junto e em festa! Uma festa que tem tudo para ser a melhor festa do Porto Santo acaba por perder muito devido a estas mudanças realizadas pela nova organização do evento/festa.

Anónimo disse...

O Silêncio que aqui reina. Os PPD´s andam descansando?

Anónimo disse...

A destribuiçao das barracas pelo centro da cidade não funcionam nos este ano vendemos menos o Presidente da Câmara não percebe nada disto quer fazer as festas do antigamente e mete uma discoteca do séc 22 só visto estas festas assim vão acabar é urgente o Governo Regional deitar a mão ao S.joao do Porto Santo.

PROFETA AFIADO disse...

Menezes agora vem em destaque no Jn elogia o governo. Se bem me parece até a nova comissão política tem familiares dele lá metidos e o único que não o grama é o Bernadoe e o diretor do governo, o resto lambe-lhe tudo os tomatitos. Olha nunca se sabe menezes daqui a 2 anos a candidato como independente com a força de muitos PSDs por trás. Cá em casa somos 4 e votaremos russo hospedeiro da TAP e advogado Meneses daqui a 2 anos, pois também gostamos de o ver na marcha com a sua esposa.

Anónimo disse...

O Anônimo das 14h e o próprio Presidente ah ah ............não sabia que também tocavas na Banda. ..........AH AH estamos bem arranjados.

Anónimo disse...

O P.S.D. no Porto Santo agora é uma verdadeira Caldeirada a sede mudou para a quinta do Ribeiro Salgado é para a casa da Avô é a nova direção tem uma característica comum, votaram todos no P.S. nas ultimas Autárquicas.

Anónimo disse...

Este problema do Protocolo deve-se ao facto da chefe de Gabinete da Câmara estar mais preocupada com os preparativos para o casamento do que com as suas funções em fim é o que temos aliás é o que o povo do Porto Santo escolheu,logo é o que merece sermos alvo de chacota em toda a Região. Enfim ............

Anónimo disse...

E o novo P.S.D. onde esta? Onde esta o Caldeirinha que nem sequer foi ao Dia do Município? onde esta o sem- trabalho? onde esta o Mini Sócrates? onde esta o distribuidor de iogurtes do Pingo Doce? e o Tomatinho? e o pupu das chernes? Boa Vida lindinhos não se faz oposição que não é preciso vocês tem medo do M.O. Já agora alguém viu a Presidente Cócó?

Anónimo disse...

Já estava admirado que não havia chorrilho de má língua. Lá por ter resignado não quer dizer que parou de fazer campanha contra o PSD. Parece que agora quem vota PS são os Ressabiados e os cebolinhas.

Anónimo disse...

O Porto Santo está ao rubro, os portossantenses entregaram os seus destinos, a uma Malta de primeira, algo me diz que as próximas décadas serão duras, os meninos do Albuquerque cada vez mais ricos e os profetas à míngua.

Anónimo disse...

E isso mesmo Anônimo das 18.54 borá lá dar uma lavagem a esses ressabiados que como Tu nas ultimas Autárquicas agora estão prontinhos para votar no P.S. como e possível dizer mal do botija esse jovem que tem um currículo de organização de torneios de Matraquilhos notável ?esse empresário de susesso que tem uma obra notável na defesa do Povo do Porto Santo,como e possível dizer mal do mini Sócrates que é uma simpatia de rapaz que até entrega flores a porta da igreija? como é possível não gostar do pupu das chernes? esse político de mão cheia intriguista e Vingativo? como é possível dizer mal do Sr Governador do Porto Santo esse rapaz trabalhador,simpático é que todos na ilha gostam ? vão trabalhar seus ressabiados,força Renovação estamos com vocês força .

Anónimo disse...

Para denegririr um envento é tão rápido...
Para não falar das marchas da deversificação das barracas etc. é tão simplis...
Para não ajudar o enveto mais conhecido da ihla e olhar para o seu humbigo é tão baixo...
_________

Não sou, nem pertenço à CMPS mas sou efetivamente do Porto Santo, e para fazer politica à antiga, continuem, mas não foi par isso que esta nova EQUIPA se fez ao trabalho. Com ESTES artistas não vamos a algum sítio.

É pena o cometário simples para o simplorio, e não para o que é mais importante.

É preciso mudar de atitude!

Anónimo disse...

Bonito bonito na cerimonia do dia do concelho foi ver a ex-presidente Cocó bater palmas a todos os discursos, menos ao do PSD. Esta senhora que tirou o curso de arquitetura por correspondencia, é muito agradecida ao seu partido, ela nunca devia era ter saído do SASE (serviço de ação social escolar), pois não tem competência para mais…

Anónimo disse...

Lista do PSD Porto Santo às próximas autárquicas (pouco vai falhar):
1. O sem trabalho (a mulher vai fazer tudo por ele, incluindo falar)
2. O ex-vereador meia-bola (trabalha só depois das 17h; não lhe ponham dinheiro à frente!, nem mulheres que ele parte para a violência.)
3. O mini-Sócrates (vive isolado na casa da luz porque é um ser intragável; ele e o meia-bola já disputaram a mesma mulher)
4. A laranginha virgem da Camacha (boa rapariga mas não diz nada que interesse)
5. Tomatinho 2 (nunca vai chegar a vereador de nada porque tá sempre no sítio errados e com as pessoas erradas, nem mesmo vivendo no facebook, como vive)

Assembleia Municipal: o Governador Jocelino (no ultimo minuto corta-se com uma boa desculpa, dizendo que tem de tratar de um familiar doente, mas vai é passear para as caraibas)
Junta de Freguesia: o distribuidor de iogurtes (não sabe fazer mais nada, tirando falar alemão)
Mandatário: o bébé-gigante (a mãe é que também vai ter quer fazer o trabalho)

Anónimo disse...

Nas festas de são joao quando se quer inventar a roda é assim, sai asneira. Todos os que exploraram as barracas de comes e bebes afirmam que com as barracas concentradas ganhavam mais dinheiro.

Anónimo disse...

O Botija Caldeira chegou a presidente do PSD, ninguém pode acreditar!? Então não é que este rapaz tinha um tachinho na SDPS e não fazia nada. Mas depois a coisa tava a ficar tao feia que a nova administração no Funchal da SDPS decidiu coloca-lo no campo de golfe. Mas o Botija so afugentava os clientes com o seu ar inchado e pouco saudávela, e então sugeriram que ele fosse trabalhar para o restaurante do campo de golfe, explorado também pala SDPS, até porque o Botija já teve um restaurante. Mas não, a sua amiguinha Márcia (que faz que trabalha e pensa que ninguém sabe isso) intercedeu logo e o rapaz em vez de ir servir para o restaurante, bem de acordo com as suas parcas habilitações, foi para o campo de ténis fantasma para nada fazer.
É este o curriculum do líder do PSD e deputado que o Porto Santo tem.
O profetas continuam a ser bem burros.

Anónimo disse...

Viva o PS, pela primeira vez consegue eleger um Presidente que é licenciado. Mas parece que para se manter em presidente por muitos anos não é preciso saber ler e escrever, recomenda-se é que seja mesmo analfabeto para colocar-se de gatas para as ordens dos donos disto tudo. Parece que o Menezes de Oliveira tem as portas abertas para mais dois mandatos, o Roberto e a sua eterna primeira dama farão o trabalho todo pelo PS ou então apenas aquela a que o sol queimou, que tem língua suficiente para fazer o Roberto de pau mandado e eleger o Menezes.

Anónimo disse...

Olha a foto que o fotografo Martins manipulou para tramar o Roberto Silva!

Anónimo disse...

Adjudicavam o evente a empresa "monólogos e sonetos" pra organizarem e tava despachade até colunas da madeira vinha, luzes e put*s da casa do segredo e bailarinos, pra fazer subir e descer a bandeira. E cantare o hino do portosantesesse até, ouvimos dizer que esta empresa paga bem, e por isso ia correrere bem!