Powered By Blogger

terça-feira, 30 de junho de 2015

Crise no Funchal (actualizado)





DEPUTADOS MUNICIPAIS DA 'MUDANÇA'
VOTAM CONTRA VONTADE DA VEREAÇÃO 'MUDANÇA'


Rodrigo Trancoso
Guida Vieira
Roberto Vieira


O caso da instalação do Centro de Abate de Veículos veio evidenciar que os ventos não sopram de feição nos Paços do Concelho da capital. Os vereadores da coligação começam a ver chumbadas as suas propostas pelos próprios deputados municipais que apoiam a Mudança. Paulo Cafôfo tem trabalho acrescido pela frente para reunificar as tropas. Note-se que a proposta sobre o Desmantelamento de Veículos foi aprovada por unanimidade dos vereadores, mesmo os extra-Mudança. Que na AM votaram contra (PCP) ou se abstiveram (PSD e PP)!


Domingos Rodrigues, vereador
das Obras, defendeu o seu ponto de vista
até à última, mesmo adivinhando o
chumbo pelos próprios deputados
da Mudança. 

Deram estrondo a discussão e a votação do 4.º ponto da ordem de trabalhos da reunião ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, ontem. O vereador da 'Mudança' Domingos Rodrigues insistiu em levar à sessão o complexo caso da instalação do 'Centro de Abate de Veículos em fim de vida', proposta de um privado, e o resultado da votação a essa proposta de deliberação não podia ser pior: um chumbo que contou com deputados municipais do próprio grupo municipal Mudança que sustenta a maioria na Câmara presidida por Paulo Cafôfo. Com mais um bónus: os vereadores do PSD e do PP votaram a favor na Câmara, mas os seus deputados municipais resolveram abster-se. Depois da unanimidade na vereação, o PCP também votou contra na AM.
Os membros da AM pediam explicações sobre o porquê de não ser feito um concurso público para o efeito, além da questão de o referido Centro, com as suas actividades características, se situar numa zona verde, no Caminho do Pináculo, S. Gonçalo.
O vereador Domingos Rodrigues argumentou com o interesse público e municipal do empreendimento, porém sem convencer a maioria da assembleia. Um deputado municipal referiu que aprovar aquele Centro de Abate de Veículos seria abrir uma 'caixa de pandora' que inundaria a Câmara com muitos outros casos parecidos, em diversos ramos de actividade.
Um deputado municipal disse-nos que o avanço do processo para a Assembleia Municipal, com unanimidade da vereação, foi uma forma de passar a 'batata quente' para os deputados, pelo que a posição destes não poderia ser diferente. 
Guida Vieira, líder da bancada da Mudança em exercício, chegou a sugerir que a proposta de deliberação fosse retirada e melhorada antes de voltar à AM. Mas o vereador não transigiu e preferiu submeter o assunto à consciência de cada um, através do voto.
O resultado foi péssimo para a estabilidade da Mudança. Ao passo que PSD e PP se abstinham, depois de os seus vereadores terem dito 'sim', o Bloco de Esquerda votava contra, incluindo a líder da bancada coligacionista, Guida Vieira, e o próprio presidente da AM, Rodrigo Trancoso. Roberto Vieira do MPT idem, tal como Paula Belbut, do PAN, e os dois deputados do PTP. A CDU também votou contra na AM. Note-se que até deputados do PS chumbaram a proposta e alguns presidentes de Junta eleitos pela Mudança decidiram abster-se e não dar o voto aos companheiros da vereação.
Segundo um deputado municipal, o ambiente na coligação, ontem, esteve longe do dinamismo e empenhamento de outras ocasiões. O que é interpretado como consequência da intervenção do líder socialista Carlos Pereira no encerramento do congresso do seu partido, este domingo. Carlos Pereira afirmou que em 2017 o PS concorreria com listas próprias em todos os concelhos da Região, abanando assim a Mudança que governa o município do Funchal. Uma forte reacção de desagrado dos coligacionistas funchalenses, indignados também pelo facto de as afirmações terem sido produzidas na véspera de uma sempre imprevisível sessão da Assembleia Municipal, levou o PS-M a divulgar um comunicado surreal a tentar esbater o discurso feito pelo líder duas horas antes. Mas, pelo ambiente de ontem, esse comunicado não resolveu o problema. 
Foi inclusivamente notado que Miguel Iglésias, chefe de Gabinete do presidente Paulo Cafôfo, não compareceu à sessão com a sua habitual assistência aos trabalhos. Mas não sabemos se não haverá outra razão qualquer para tal ausência.
A liderança da Mudança percebeu ontem que há razões para se preocupar com o futuro da coligação. Mas também não pode esconder que o mal-estar originado nos inícios da governação municipal nunca se dissipou na medida do desejável.
O que marcou também os trabalhos de ontem foi mais uma acutilante intervenção de Baltasar Aguiar. O deputado municipal do PND, por um lado, criticou a decisão da família Welsh de mandar fechar o acesso à Praia Formosa, o que deve acontecer por estes dias, tal como o desmantelamento dos balneários. Por outro lado, Baltasar Aguiar pediu toda a informação relativa à titularidade de cartões de crédito da Câmara de que os membros do executivo são portadores. Esse pedido foi feito com urgência, para que as informações fossem prestadas ontem, ou então num prazo de 10 dias.

28 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que percebi, quase todos os deputados não seguiram as indicações dos seus partidos, tendo apenas alguns da mudança votado favoravelmente, visto ter sido aprovado por unanimidade por toda a vereação.
Em pior situação terá ficado o CDS, pois os deputados desse partido não seguiram as indicações do seu líder, que é vereador. Nem os do PSD e CDU seguiram as indicações dos seus vereadores.
Parece que está tudo mal no seio de todos os partidos e não apenas na mudança como faz parecer este artigo.

Anónimo disse...

Um centro de abate de veículos numa zona verde do PDM? E sem concursos para este tipo de equipamentos? tirem já toda a negociação de terrenos da revisão do PDM, todo o urbanismo e o ordenamento do território das mãos deste homem, um perfeito irresponsável, um atentado ambiental, nem nos piores tempos do PSD, muito antes da vereação de Eng Joao Rodrigues e sua honesta equipa de directores, corridos Por Domingues Rodrigues,se faziam atentados destes!

Anónimo disse...

Retirem ja a negociação de terrenos na revisão do PDM a este senhor, ele é um atentado, tanto a esquerda como a direita, um homem que admite um centro de abate automóvel numa zona verde do PDM 97, nao merece continuar. Uma acção Popular ja

Anónimo disse...

So nos velhos tempos, antes do Vereador Eng Joao Rodrigues e do Urbanista eng Jorge Freitas, se viam violações tão grosseiras ao PDM 97, as que deram origem as acções populares. O Funchal esta a saque em termos de ordenamento do território!

Anónimo disse...

Retirem já a este senhor a competência da negociação dos terrenos da revisão do PDM, bem como todas as matérias do urbanismo e ordenamento do território, o Funchal esta a saque, um centro de abate automovel numa zona verde, acção Popular ja!

Anónimo disse...

Como mulher de esquerda, quando vejo o que fizeram ao meu professor de ordenamento do território na UMA, o honesto Eng Jorge Freitas e ao vereador eng Joao Rodrigues e agora vejo um centro de abate automóvel numa zona verde do PDM 97, ate me apetece virar anárquica!

Anónimo disse...

Uma verdadeira desgraça esta Mudança. Parece um pesadelo que nunca mais acaba.

Anónimo disse...

Retirem ja a revisão do PDM a este senhor, acçao popular no mínimo. Um centro de abate automóvel numa zona verde do PDM?o Funchal esta a saque em matérias de ordenamento do território!

Luís Calisto disse...

Senhores
Este assessorzeco das 12.53 está satisfeito: a Mudança vai mal, mas ou outros também vão. Brilhante.
Os Leitores certamente conhecem aquela do alentejano que chegou a casa e disse: Mulher, que desgraça, morreram-nos 5 ovelhas!
A mulher: Ali ao nosso vizinho morreram 15.
O homem: Ah, então está bem.

Anónimo disse...

Façam um favor à Cidade do Funchal: ide embora. Este senhor vereador Domingos Rodrigues, é de uma incompetência atroz na sua área, aliás, em linha com a demais equipa de vereação. Se já não têm um Take-3, visto que a equipa da Mudnça já encurtou, não façam mais mal à cidade.

Anónimo disse...

A sucata existe nessa zona verde desde os tempos do vereador João Rodrigues e do Eng. João Freitas, como toda a actividade ilegal da zona.
Quem permitiu essas actividades foi o PSD, que fechou completamente os olhos às construções ilegais e não fiscalizou como devia.
Ainda bem que chumbou a proposta, pois acho que a Mudança não tem de pactuar com as ilegalidades do passado.

Anónimo disse...

A Atual localização do centro de abate esta errada, quanto mais perpetuar um erro ainda maior numa zona verde do PDM, acção popular ja neste senhor, o Funchal esta a saque, Zonas verdes são zonas verdes! nao o deixem rever o PDM!

Anónimo disse...

puseram uma casca de banana no pé deste senhor, ao lhe colocarem este processo de são Gonçalo a frente, e ele como tem a mania que sabe tudo, escorregou e de que maneira! grande tombo! Bem feito! Acção Popular ja!

Anónimo disse...

NAU SEM RUMO

Anónimo disse...

Domingos Rodrigues é igual a toda a equipa de vereação do funchal , oposição incluída , navegam á vista , problemas da população para eles são benesses eleitorais , . Tudo merda .
Vamos fechar o jogo e mudar de jogadores

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15:34, Como é obvio o vereador eng joao rodrigues e sua equipa iriam relocalizar este equipamento na revisao do PDM que estava em curso, em sitio biofisicamente apropriado e estudado e nao legalizar uma coisa ilegal, já este senhor, que nao percebe nada do assunto, resolver ampliar e prolongar o problema e tentar legalizar uma estrutura destas numa zona verde do PDM. Domingues Rodrigues ou nao entende mesmo nada de ordenamento do território, ou caiu numa rasteira que nem um patinho! Bem feito!

Anónimo disse...

Vai para Braga destruir a tua terra Domingues Rodrigues, deixa a terra dos outros em paz

Anónimo disse...

Povo enganado .....será que ninguém percebeu que isto foi tudo orquestrado pelo presidente cantor? Claro, a mudança votou contra porque a mudança não queria que fosse aprovado, queria sim passar um atestado de burrice ao Domingos Rodrigues, para que ele sozinho saia da equipa, tal e qual o que ele (Iglesias) fez ao Gil Canha. Iglesias e Domingos estão de relações curtadas e como ainda faltam 2 anos e 4 meses, o melhor é que o Vereador se retire por sua iniciativa, assim ficaria imacuo o reinado do Iglesias....
Esperemos que o nosso novo Líder consiga ver a peça que ali está, e se aperceba e enquanto ele andar a se pavonear pelos corredores da CMF e da comissão política do Funchal, o PS nunca fará um bom resultado em actos eleitorais!

Anónimo disse...

Acçao popular nesse homem, carreguem.. vai destruir a tua terra

Anónimo disse...

O Governo Regional construiu o edifício da proteção civil nessa mesma zona verde.
Se é verde, não serve para sucata nem para nenhuma outra atividade.
Essa era a maneira de funcionar da equipa de João Rodrigues.
Fechavam os olhos a tudo o que vinha da Quinta Vigia.
Pergunto ao anónimo das 18:29 se o vereador de então iria deslocalizada essa atividade, porque é que permitiu que lá fosse instalada? Porque é que não mudou de localização como diz e se havia essa hipótese de deslocalização, porque é que o dono da sucata pediu para alterar o pdm?

Anónimo disse...

Há aqui pessoal a falar do vereador João Rodrigues, mas não se esqueçam que foi ele que destruiu uma casa antiga na rua da Conceição e disse que a fachada ia ficar igual. Igual qual carapuça? É passar lá e ver a m... que está lá.
Não foi este vereador que autorizou o novo Savoy, um monstro de meter medo ao susto.

Anónimo disse...

a jogada do Cafofo que anda já á uns tempos a preparar com a colaboração do Bento ( que diz o piorio do Domingos por tudo o que é tasca na cidade ) é forçar a demissão de Domingos Rodrigues visto este já não lhe aparar os golpes e substitui-lo por Andreia Caetano que assim passa de adjunta a vereadora das obras particulares.
aquilo é que vai ser umas assessorias para uns escritórios de advogados . Vais ser preciso comprar os do PS , do PSD , do CDS .
agora deixo á imaginação de cada um o que vai acontecer ao orçamento da CMF

Anónimo disse...

engraçado que o diretor do ordenamento do territorio é o mesmo do tempo de joao rodrigues, portanto o anonimo das 20:22 pode lhe perguntar diretamente as condições de licenciamento para esse terreno.

Anónimo disse...

O Plano de urbanização do infante ( savoy) apenas da uma capacidade construtiva elevada, nao vincula a nenhum projecto de arquitectura, é preciso ser muito muito burro para nao conseguir interpretar os planos de urbanização! Joao Rodrigues sim, foi o vereador mais honesto de sempre, ao contrario deste Domingues Rodrigues que devia era estar na...

Anónimo disse...

caro anónimo das 20:22, o dono do prédio pediu para alterar o PDM, porque na legislação Portuguesa qualquer cidadão pode participar na revisão do PDM de forma ate ao período da discussão publica, chama-se audiência de interessados, esta na lei!

Anónimo disse...

O edifício da protecção civil também é um erro em cima de uma zona verde, mas deviam perguntar o seu licenciamento ao actual diretor do ordenamento do território do domingues rodrigues que alias é o mesmo do tempo do eng joao rodrigues!

Anónimo disse...

quem conhece o vereador diz que ele é capaz de se aguentar e que muito provavelmente os bentos e os iglesias vão ter surpresas desagradáveis. o rapaz tem formação política na velho escola soviética e sabe muito mais disto do que parece. cuidado com ele. que o diga a zita seabra

Anónimo disse...

ao anónimo das 13:04, essa da velha escola soviética do Domingues Rodrigues e da zita seabra tem algo haver com negócios "pornográficos" certo? o partido comunista moderno, pós perestroika nada tem a ver a com a escola de Domingues Rodrigues, que é um fundamentalista pré perestroika,lá perdido algures numa irmandade do Barreiro, obviamente que este senhor nao é socialista e o António Costa, coitado, ate lhe dava uma coisa se conhecesse tal criatura, quanto ao Bento e o Iglesias são PS normal,bons jogadores políticos!