Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Desaparecidos em Combate (actualizado)


PLENÁRIO DO GOVERNO NA SICÍLIA

O antetítulo desta peça é gracejo para chamar a atenção. Os nossos governantes andam numa 'boa vai ela' bem à vista, como perceberemos pelos selfies, um dia em que venham à Madeira. Ou se mandarem alguns por e-mail. Entretanto, o facto é que hoje não há mesmo plenário, porque 6 executivos andam a ares lá por fora. O que fará daqui a dias, quando o Verão aquecer!



Miguel Albuquerque ao serviço da Madeira em Creta, Região Europeia Ultraperiférica. E Marítima.



As nossas agourentas previsões confirmam-se: não há gente suficiente para fazer plenário de governo hoje nas Angústias. 
Como se viu ontem na cerimónia ocorrida no bafiento Palácio de S. Lourenço, só 3 pastorinhos ficaram por cá, na pasmaceira: Sérgio Marques, Susana Prada e Humberto Vasconcelos. Os outros 6 continuam na lufa-lufa por esse mundo além, a dilatar a fé e o império.
K-Sissi mostrou-se desolada logo de manhã, ao confirmar, pela agenda da página 2 do nosso JM, que o pior dos cenários, aquele que a atormentava, acontecia mesmo: nessa agenda não aparece informação sobre plenário nenhum. Pior ainda: em vez dessa nota de rodapé, surge o das 4 Fontes dado como presença certa no congresso das Misericórdias.
Como não se prevê quando possa estar na Madeira, em simultâneo, um número de membros do governo regional que dê quorum para fazer um plenário com alguma dignidade - mesmo um plenário que não signifique pleno - deixamos aqui uma proposta. Gratuita.
...Que é a seguinte: os governantes turistas espalhados por essa Europa pegam no transferidor e no esquadro; calculam onde fica o centro geográfico dos destinos de sonho onde se encontram, cruzando bissectrizes, diâmetros, tangentes e secantes, o que é fácil para quem domina umas coisas de senos e co-senos; calculam, pois, onde fica essa espécie de hipocentro de um terramoto; na quinta-feira de manhã, metem-se cada qual no avião que der jeito; aparecem no local de encontro determinado pelas tais bissectrizes; fazem o seu trabalhinho; e logo depois voltam às respectivas bases turísticas. 
Aqueles governantes que, por capricho do destino, se encontrarem na Madeira, fazem o mesmo: viajam até ao hipocentro para ao menos ficarem na fotografia de família. Sai mais barato do que se os outros, em esmagadora maioria, vierem todos cá, por causa das taxas e das tarifas aéreas que nos impingem.
Para nosso gosto, e mesmo que esteja fora da esquadria proposta, a Sicília seria um local de sonho para o efeito. Por ser uma ultraperiferia europeia e porque os nossos rapazes do governo, muitos deles professores, podiam aproveitar os momentos mortos para dar umas aulas e umas explicações aos sicilianos.
Já agora, digam o que disserem, Miguel Albuquerque, neste momento em Creta, cumpre plenamente o que se exige de um presidente insular: abancar numa zona ultraperiférica e marítima. 
Podem contrariar: homem, eles que se reúnam um dia em que se encontrem ao mesmo tempo no Funchal. Mais plenário, menos plenário...
Discordamos desta leitura redutora. Agora mesmo, achamos que vão sendo horas de fazer, ao mais alto nível, um balanço à preparação do Dia da Região. E até um ponto de situação da pré-preparação do estudo das características subjacentes à escolha do perfil para a comissão dos 600 anos da Descoberta. E o programa das festas de S. João está pronto? Não são brincadeiras que um governo faça em cima do joelho enquanto passa a mão no pelo da Sissi. 
Por outro lado, o futebol entrou no defeso. Se bem que Albuquerque não vá ao ponto de fazer como o antecessor, que por esta altura chamava os clubes um a um para lhes dar indicações sobre as contratações e as dispensas, no que depois era obviamente desobedecido, Albuquerque não se livra de delinear cuidadosamente o calendário para as reuniões interclubes e o programa de utilização dos estádios.
E depois o governo tem de estar preparado para resolver outros problemas bicudos do desporto. Se o Marítimo entender propor um protocolo com o RG3 com vista à utilização do campo de futebol militar para treinos do clube, pois o governo tem de saber o que fazer quando o Eng.º Rui Alves reagir exigindo para o Nacional metade do Palácio de S. Lourenço e a zona oeste do aterro. E como contentar o Dr. Filipe do União, que não demorará nada a dizer que já tinha pensado em pedir para jogar no campo do quartel. Tudo coisas que tiram tempo a quem tem prazos para percorrer os seus itinerários europeus. 
Sem o ritual dos antigos plenários, a Quinta das Angústias está hoje uma pasmaceira. Já encarregámos a nossa agente K-Sissi de confortar a desalentada Sissi.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sim, realmente deveríamos ter um governo que ficasse sempre por cá, sem interagir com as restantes regiões que compõem um tal de espaço europeu a que por acaso até pertencemos. Mas não queremos, nem nunca quisemos! Representação e defesa de interesses comuns? Estabelecimento de laços e parcerias? Cultivar relações interregionais no seio de uma UE hiper-centralizada? Que é isso? Tudo desculpas para viajar! Onde já se viu responsáveis políticos a ir a outras partes da Europa! Por mim ficávamos todos por cá, fechávamos a porta e deitávamos a chave ao mar. Nada de interacções com os perigos vindos do exterior. Há que cuidar da nossa gloriosa terrinha e de preferência nem sair do Gabinete, para não gastar gasóleo, não vá faltar dinheiro para fazer caridade! E isto porque somos uma gloriosa terra, sem necessidade de saber como é o mundo lá fora, nem precisar do apoio de outros! A vida na caverna é melhor do que no exterior desta! Lá fora faz sol, mas aqui estamos abrigados! Estes senhores do Governo deveriam ser todos demitidos e haver nova eleição sem o PSD concorrer, não vá o diabo tecê-las e a oposição perder outra vez. Tenho a certeza que uma vez lá, ninguém iria sair da Madeira para ir passear! Apenas dou esse grande exemplo daquilo em que nos poderíamos tornar, que é a CMF!

paulo disse...

Nao queriam mudanca? Ai esta, em vez de um so viajante, agora tudo viaja.

bruxo madeirense disse...

E deixaram os 3 nabos na horta. É obra.Depois de Jardim, o caos vem aí.

Anónimo disse...

Acho que o RG3 é o mais apropriado para o União. Já foi ocupado pelos "sem abrigo".

Anónimo disse...

Em Nápoles também não ficava mal.
Eles podiam facturar algum dando aulas ao pessoal da Camorra.
Estes governantes portam-se como se fossem sheiks em terra de petróleo.
Triste povo madeirense a viver de misérias para proporcionar a esta gentalha uma vida de boémia.
Não me refiro só aos "ministros" deste governo Regional, refiro-me a todos sem excepção.
Esta classe política está desacreditada e ainda não entendeu isso.
Basta ver uma cerimónia qualquer, contar os que são muitos mais os convidados, polícias e empregados do que verdadeiramente povo. Ninguém está para aturar cerimónias ocas.
O povo que ainda vive nestas ilhotas está desmoralizado e sobretudo "cagando" para este bando de políticos sem garra nem engenho.
É triste ver todos os dias alguém abrir a boca e de lá saem só futilidades.
Diversões como viagens aéreas a preços controlados, viagens baratas para o Porto Santo, etc, etc
Mas quem do povo que está interessado a ir ao Porto Santo de férias?
Não é que falte dinheiro, é que o sol e o ventinho irritante faz-lhes asco.
Os reformados? Os agricultores?
Porque não agarram no que querem gastar com mais barco para cá e avião para lá e subsidiam os fertilizantes por exemplo?
Eis uma ideia para o "Agricultor" Humberto de São Vicente entreter o seu vasto gabinete:
Em vez de flores às mulheres (na última campanha eles todos ofereceram flores às incautas - novas e velhas) desta vez ofereciam saquinhos de guano aos agricultores, veneno para ratos ou mandava consertar as levadas que parecem cestos.
Para isto era bom que ele soubesse o que era uma levada, uma manta de bananeira ou uma parreira de vinha. Era preciso saber não fosse o inútil confundir guano com cianeto, mas para esse bastou ser amigo do tal amigo.
Tenho pena de mim por ser madeirense.
E não há Ronaldo que me valha.
Eles, estes vão engolir primeiro o CDS para não cair em minoria, depois reforçam o bajulanço aos lares de idosos (aquilo é uma grafada de votos) e vão ganhar eleições até ao século XXII.
Ps já não existe pois implodiu de tanto fazer de corno, retirou-se de Santa Cruz e entregou isto aos verdinhos da hipocrisia, retirou-se de São Vicente e foi canja os Unidos darem a injeção letal ao Romeira - o dos maus fígados.
O CDS é a tal, a mulher da vida. Vai estar sempre pronta.
Raios me partam.
Vou ali me suicidar e já venho.

K-trovoada

Anónimo disse...

Governo de 9, 6 estão fora... Ficam 3. Um a ver couves no Porto Moniz, outro a falar às misericórdias e falta um. Deve ser aquele que já trocou três vezes de sede para a sua secretária e assentou arraiais no prédio do seu consultório médico.
- Cala-te que isso não se sabe na Madeira. Só lá fora é que sabem........

Anónimo disse...

Os três que ficam
Betinhos descobre a polvora e no meio das couves e de calcinha branca diz que pra comer coisas regionais dos agricultores custe o que custar
Susana vai pregar um discurso lido ao Zé antonio de San Vicente e aos pequenos da escola uma aula de geologia.
Sergio consegue o sonho ser presidente à conta da manhozice. Dia de Portugal dia de Sérgio maçom a presidente

Anónimo disse...

E o secretário das finanças onde anda?

Anónimo disse...

Não sei por onde andam os governantes que saíram mas sei que um ficou para concretizar um sonho...
foi o sor sérgio com malícia que assim pode ser tratado por presidente. O ajj ainda lhe acenou com o titulo de presidente mas da cambra do Funchal, mas viu que ele era tão frio/venenoso que se arrependeu a tempo, vamos a ver aos actuais quanto tempo ele engana....

Anónimo disse...

AI esta o dinheiro da telexfree que esse senhor empatou (150000€ precisamente). Corrupto de primeira!!