Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ESCLARECIMENTO



ASSEMBLEIA DESMENTE O 'FÉNIX'
E COM TODA A RAZÃO




Este envelope de mercearia com letra de moço de recados não foi despachado a partir do Parlamento

A propósito de uma local que divulgámos há pouco sobre os envelopes com os convites para o Dia da Região, escritos numa caligrafia de 1.ª classe, recebemos um esclarecimento da autoria do Gabinete da Presidência da ALM, que rejeita ser remetente daquela correspondência.
Com as nossas desculpas logo aqui à cabeça, eis o texto que nos chegou e que agradecemos:


"Na sequência do artigo publicado neste blog, no dia 29 de junho, com o título “Tempos Novos”, a Assembleia Legislativa da Madeira esclarece o seguinte:

1.º A Sessão Solene Comemorativa do “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses” é, para todos os efeitos, uma sessão plenária, pelo que não foram enviados convites aos senhores deputados.

2.º Os convites por parte desta Assembleia são remetidos em envelope timbrado com o logotipo oficial e a identificação dos respetivos destinatários é impressa e não manuscrita.

O Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira   



As esfarrapadas justificações do Fénix 

Reiterando as nossas desculpas à Presidência da ALM, sentimo-nos no dever de contar aos Leitores as diligências que fizemos para perceber o que se passou. O que afinal nos levou ao engano.
De facto, os envelopes existem e foram enviados mesmo aos deputados. Não com um convite dentro... mas com três! 
Só que a proveniência dos ditos não era do Gabinete de Tranquada Gomes, mas de outro Gabinete presidencial, o de Miguel Albuquerque.
Se o Leitor reparar, os convites mostram isso: "O Presidente do Governo Regional convida..."

Convite para a aposição de insígnias.


Convite para o concerto do dia solene.
Convite para o Te Deum.
Então, por que raio os nossos Kapas e nós fizemos confusão entre o Parlamento e o GR? Ninguém andou a beber, que se saiba. 
Caímos na ratoeira talvez por sermos do tempo em que a ALM era a culpada de tudo o que de mau acontecia na Região. Talvez porque ainda conservemos o tique pregado pelo 'outro' segundo o qual o Parlamento era uma "casa de loucos e analfabetos". Como aquilo está tão mal escrito...
Não é fazer render as desculpas esfarrapadas, mas francamente nunca nos atrevemos a pensar que os gatafunhos pudessem vir lá de cima para baixo. Entregar convites a deputados para um solene Dia da Região num envelope em papel de mercearia e letra feita com a mão esquerda? Isso podia lá ser da Quinta das Angústias, casa dos Albu-queques e afectados, paredes pintadas com requinte Antonioni, tapetes da Pérsia, louças da Índia verdadeiras, quadros da era vitoriana - tudo superiormente seleccionado por Francisco Clode!
Apetece dizer que lá por cima têm mais cuidados com a 'Sissi' do que com o tratamento a dar aos representantes do povo no Parlamento. 
Já agora, convinha os secretários e secretárias do Gabinete Presidencial das Angústias enfiarem na cabeça o recado que o Gabinete homólogo da António José de Almeida lhes dedica no esclarecimento, já que nós também enfiámos o nosso quinhão por termos lido mal: os convites dirigidos pela ALM, esclarece o Gabinete de Tranquada, são remetidos em envelope timbrado, com o logótipo oficial e a identificação dos destinatários impressa e não manuscrita.
Está bem?
Só para terminar, a elite das Angústias que não leve a mal esta nossa chiadeira. Afinal, é inócuo se sabem ou não escrever aí por cima. Nós também lemos muito mal.

4 comentários:

Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira disse...

Os senhores do Gabinente da Presidência querem fazer o favor de esclarecer os seguintes pontos ao Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira:

- Quando é que foi tomada a decisão da ALRAM ter logótipo?
- Quem é tomou a decisão da ALRAM ter logótipo?
- Quando é que o logótipo da ALRAM será divulgado?
- Quem desenhou o logótipo da ALRAM?
- Quanto custou o logótipo da ALRAM?

São questões que o Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira gostaria de ver respondidas, uma vez que as mesmas implicam o erário público e até à data nunca houve divulgação desse mesmo logótipo juntos dos contribuintes e Povo Madeirense.

Com os nossos melhores cumprimentos,
.:.ACIIRM.:.

Anónimo disse...

Em muitos aspectos e círculos, um texto ou documento manuscrito demonstra uma elevada consideração e respeito pelo destinatário. Demonstra dedicação de tempo ao outro, algo que se perdeu com as novas tecnologias. Mas pronto, se entendem que é ser analfabeto...

João Barreto disse...

Boas perguntas!

Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira disse...

Dado o grande silêncio do Gabinente da Presidência da ALRAM relativamente à questão do logótipo, o Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira assume que o referido gabinete confundiu logótipo com brasão de armas da Região Autónoma da Madeira demonstrando assim uma profunda ignorância histórico-cultural e desrespeito para com os símbolos da Autonomia.

Com os nossos melhores cumprimentos,
.:.ACIIRM.:.