Powered By Blogger

sábado, 27 de junho de 2015

Homenagem do Funchal a Paulo Martins





"UM GRANDE HOMEM QUE FAZIA OS OUTROS GRANDES"


- Palavras de Paulo Cafôfo no descerramento da placa 'Rotunda Paulo Martins'




"Há homens que se fazem grandes levando os outros a sentirem-se pequenos. Paulo Martins foi um grande homem que pelo seu exemplo inspirava os outros a tornarem-se grandes." Palavras de Paulo Cafôfo esta manhã na cerimónia de descerramento da placa com o nome do líder histórico da UDP e do Bloco de Esquerda na Rotunda em plena Rua Dr. Pita, junto à Quinta Magnólia. 
O presidente da Câmara, que se fez acompanhar por alguns vereadores funchalenses, teceu justos elogios à ilustre personalidade do homenageado, quer enquanto político quer como homem, traçando-lhe linhas de um perfil que tantas simpatias granjeou na generalidade dos madeirenses.
Paulo Cafôfo recebeu os agradecimentos da mulher de Paulo Martins, Guida Vieira, que tal como o marido é uma carismática activista de esquerda na Madeira. 


Guida Vieira: a magia do '27 de Junho'



Guida Vieira agradeceu ao presidente da Câmara ter viabilizado a homenagem que foi dar o nome de Paulo Martins àquela Rotunda, tanto mais que é um local por onde a própria Guida Vieira passa todos os dias.
A também autarca do Funchal agradeceu aos partidos representados na Assembleia Municipal do Funchal que votaram favoravelmente a deliberação que tornou possível a homenagem, salientando a importância de o acto ter sido marcado para este 27 de Junho. Trata-se, explicou, de uma data com grande significado na carreira político-partidária de Paulo, que nasceu a 27 de Junho e hoje completaria 62 anos: foi em 27 de Junho de 1974 que ele, ao lado de outros democratas madeirenses, fundou a histórica UPM - União dos Povos da Madeira. "Essa foi a primeira organização política do pós-25 de Abril a reivindicar Autonomia para a Madeira, mas uma Autonomia que defendesse os interesses colectivos", ressalvou.
Foi também a 27 de Junho de 1976 - recordou Guida Vieira - a eleição de Paulo Martins como deputado à Assembleia Regional, primeiro grande passo para a sua brilhante carreira pública. 
E agora é num 27 de Junho que a Câmara do do Funchal presta a homenagem de o incluir na toponímia da capital. 
Guida Vieira, que se mostrou também muito agradecida ao antigo Presidente da República Jorge Sampaio pela importantíssima condecoração atribuída a Paulo Martins, traçou um emocionado perfil do seu companheiro de partido e de vida, salientando a sua indiferença pelos interesses materiais e pessoais, que desprezou em nome da defesa dos mais desfavorecidos.


Rodrigo Trancoso: os Madeirenses é que estão agradecidos




Esta característica de desprendimento foi evocada também pelo presidente da Assembleia Municipal do Funchal, num improviso bem conseguido tal como o foram as intervenções de Paulo Cafôfo e da mulher do homenageado. Rodrigo Trancoso dirigiu-se a Guida Vieira dizendo-lhe que não tinha nada que agradecer. Que, pelo contrário, os Madeirenses é que estão agradecidos a Paulo Martins pelo que fez em defesa dos seus conterrâneos. 
Trancoso recordou aspectos essenciais da vida do democrata incondicional que foi Paulo Martins, destacando os dissabores a que se expôs voluntariamente no âmbito da sua incansável luta pelos desprotegidos.
Joana Martins, filha de Paulo e de Guida Vieira, participou nesta cerimónia caracterizada pela emoção, perceptível nos rostos dos muitos amigos de Paulo ali presentes e expressa no calor dos aplausos que sublinharam as intervenções.
Incondicional admirador e sucessor de Paulo Martins na liderança do Bloco de Esquerda, Roberto Almada naturalmente foi uma das figuras destacadas da cerimónia. Guida Vieira, na sua intervenção, referiu que Paulo nunca esboçou sequer a intenção de se imiscuir no trabalho de Roberto nas funções que assumiu - de grande responsabilidade, acrescentamos nós, ou não se tratasse de suceder a um carismático líder como Paulo Martinho Martins. 
O consenso à volta do político e do homem Paulo Martins reflectiu-se na presença de políticos, alguns deputados, de todos os quadrantes ideológicos, da esquerda à direita: o antigo presidente do CDS Cabral Fernandes esteve na homenagem e o actual líder daquele partido de centro-direita, José Manuel Rodrigues, enviou uma mensagem a Roberto Almada para transmitir a sua solidariedade à Família de Paulo Martins.  
Alguns jornalistas contemporâneos do homenageado compareceram também na 'Rotunda Paulo Martins'. 
Foi uma cerimónia bonita, com discursos interessante e objectivos, à altura do homenageado. Julgamos que os Madeirenses em peso, do Porto Moniz ao Porto Santo, se aliam à merecidíssima iniciativa da Câmara do Funchal. Os nossos parabéns à Edilidade. 






5 comentários:

Anónimo disse...

misturar o nome de Paulo Martins com o desta desgovernaça camararia é absurdo e serve só para mascararem o que nada fazem.
tenho muita pena que a sua viúva se tenha prestado a isto , creio que se fosse vivi o Paulo diria como muitas vezes disse , mais vale só do que mal acompanhado.

Anónimo disse...

Muito bem. Todos estiveram à altura do homenageado.À família a minha solidariedade. À câmara do Funchal os meus parabéns por esta iniciativa.A todos os que participaram bem hajam.

Anónimo disse...

O AJJ é que se deve de estar a coçar, eheheeheheh

Anónimo disse...

O Cafofo aproveitou-se da grande figura que foi Paulo Martins, para segurar o Bloco pela trela. Uma pena

Alfredo Fernandes disse...

Conheci o Paulo Martins. Como adversário político e como Homem. Vertical, acutilante, muito bem preparado para todos os debates. Discordámos em muito, concordámos em pouco. E mantivemos um muito grande respeito mútuo. Lembro-me dele na ALM, e no Visconde, onde almoçava. Mas essencialmente recordo a energia, a convicção e a alma, forte, do fundo, coisas de Homem Bom. Esta é a minha homenagem para ti Paulo.