Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de junho de 2015


Kapta-Tudo, muito activo nos últimos dias, traz mais novas dos Paços do Concelho


PEQUENAS FACTURAS



Maurício Marques, um destacado empresário da nossa praça... Estamos a brincar, é uma espécie de empresário de "oportunidades" que vai abrindo empresas para emitir umas faturinhas.


(Continuando) Maurício Marques, candidato a Vereador para a CMF pela coligação Mudança, nunca aceitou assumir o cargo quando foi necessário. Na altura, intrigou-nos a resistência do homem a assumir uma tão nobre posição dentro do seio (ou teta) camarária. Até porque quem lá anda diz que aquilo é melhor que o paraíso. 

Nos últimos tempos fez-se luz! Não é que o pestezinho anda a facturar nos seus negócios com a Câmara, entidade que gere os dinheiros dos Funchalenses? Caso fosse Vereador já ficava legalmente impedido.

Explicamos: Têm chegado à CMF faturas na ordem dos milhares de euros mas não chegam a valores que tenham de ser publicados com os procedimentos que a lei obriga.
O caso mais gritante foi o tão badalado evento de seu nome "Festas da Cidade" em que o dito-cujo facturou mais de 55 mil euros. 

E o leitor pergunta: Que mal tem um empresário do género levar essa módica quantia para as suas empresas? 
Resposta: O berbicacho começa quando não existe uma fatura (pois o valor global obrigava a cumprir os procedimentos legais) para este evento, mas sim várias mini-faturas para evitar a sua devida publicação. 

O caso pareceu-nos gato escondido com rabo de fora e fomos ligar os pontos. As empresas "fornecedoras" (cof cof) estão alegadamente ligadas direta ou indiretamente a este senhor. Até nem foi difícil. 

Bem avisámos os leitores que estes senhores arranjam sempre Mudanças de esquema, o céu é o limite.

Um abraço,

Kapta Tudo

Nota do Fénix - Temos recebido umas mensagens a perguntar o que é que nos move contra a Câmara do Funchal. Essa agora! Não nos move nada contra a Câmara do Funchal nem nada nos move a favor da Câmara do Funchal. Cada qual governa-se a si próprio. Como insistia Luís Mendes, antigo presidente da Câmara da Ribeira Brava, 'cada macaco no seu galho'. Mas vejam bem: isso de intocáveis de pacotilha armados em 'vacas sagradas' nem sequer funcionou no antigamente, quanto mais agora! Entendamo-nos: aqui no Fénix não se faz censura. Quando muito, pedimos aos colaboradores que moderem o estilo de escrita e expurguem os seus textos de insultos e calúnias. Já agora, se alguém acha que andamos a angariar articulistas hostis à Câmara, para 'chatear', haviam de ver o volume e os conteúdos 'municipais' que aqui chegam e que, por fundadas razões de ética, temos de deixar de parte. Mas a tentativa de pressionar o veículo informativo em vez dos autores das peças não é um exclusivo dos Paços. Das Angústias para baixo andam a tentar fazer o mesmo. Tiveram bons mestres. Ainda ontem, uma única esmorecida gargalhada  chegou para dois casos desses de tentativa de intimidação, um dos Cafôfos, outro dos Albu-queques (esta tem direitos de autor). E ainda não parámos de rir.

16 comentários:

Anónimo disse...

Afinfa-lhes Kapta!!

Anónimo disse...

O Maurício é um espertalhão, aquela coisa das estratégias para a cidade e do sentido de servir....que tangas! Servir é sinónimo de encher a pança de dinheirinho.

Anónimo disse...

Artigo 127.º
Publicitação e eficácia do contrato

1 - A celebração de quaisquer contratos na sequência de ajuste directo deve ser publicitada, pela
entidade adjudicante, no portal da Internet dedicado aos contratos públicos através de uma ficha
conforme modelo constante do anexo III do presente Código e do qual faz parte integrante.
2 - A publicitação da celebração de contratos na sequência de ajuste directo, de valor igual ou superior
a (euro) 5000, deve conter a fundamentação da necessidade de recurso ao ajuste directo, em especial,
sobre a impossibilidade de satisfação da necessidade por via dos recursos próprios da Administração
Pública.
3 - A publicitação referida nos números anteriores é condição do respectivo contrato,
independentemente da sua redução ou não a escrito, nomeadamente para efeitos de quaisquer
pagamentos.

(Redacção da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, com início de vigência em 1 de Janeiro de
2012)

Publicação prévia antes de pagamento.Isto chama-se eficácia do ato.
O POCAL não permite a subdivisão da despesa, sendo ilegal e gerando responsabilidade financeira a autorização de pagamento.
Vários são os acordãos do Tribunal de Contas sobre esta matéria.

Anónimo disse...

Era vê los no 1º Encontro - Orçamento Participativo ocorrido na Escola da Ajuda São Martinho com o mesmo projecto " Fica na Cidade " = Projecto 913 , basta o meu amigo Calisto ir ao face do Orçamento Participativo , tem lá fotos na mesa 9 redonda ávidos de dinheiro, somente o Maurício Marques passou recibo e os outros ? Cumprimentos Srº Calisto

Cidadão Informado disse...

Seguem a cartilha do PSD. Alimentar os empresários amigos. Isto desvirtua a economia funchalense, mas.. quem está realmente preocupado com isso? Invista na cidade do Funchal! Depois entregamos bons negócios aos empresários amigos.

Anónimo disse...

Os senhores de certeza que não viram as faturas da cmps , gêneros etc etc..... presidente, tesoureiro, xavelha, adjunta ,cunhado ,empresas....risos de choro.

Anónimo disse...

O Maurício Marques e outros gordos, todos sócios: Rafael Santos, Nuno Morna, Pedro Barbosa…
Uns Vampirinhos cheios de Empreendedorismo com os dinheiros públicos, claro!

Anónimo disse...

Falta a esta informação que em todas as empresas do Maurício Marques o Carlos Pereira é seu sócio. Entendo a campanha de apoio ao nosso líder do PS, mas não faz mal nenhum chamar os bóis pelos nomes e não é só parecer sério, toca a limpar os rabos de palha dos negócios e serem homens sérios como dizem.

K Bagunça disse...

Sr. Calisto o senhor esqueceu-se de dizer algo importante acerca deste antigo jornalista do Diário e um dos "socialistas" que mais enchem os bolsos na RAM mas não consegue pagar dívidas. Já antes fazia negócios com as Câmaras do PSD e depois dizia mal dos Presidentes que assinavam os pagamentos. O sr. Calisto esqueceu-se de dizer algo muito importante: este tal Maurício Marques é sócio do sr. Carlos Pereira candidato a líder do PS, tiveram problemas vários com calotes espalhados pelo Funchal, processos nos tribunais, penhoras de salários e casas, etc. Dizem mesmo que certas assinaturas eram duvidosas. Mas sobre isso ele melhor do que ninguém podia esclarecer. Sr. Calisto trate de saber porque razão este socialista recusou ir para a CMF quando do saneamento do PND e PTP? Se ele pode ganhar 10 vezes mais, repito, 10 veses mais, fora da Câmara com estas trafulhices que deviam ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária - caso sejam verdadeiras as acusações do autor do post como desconfio que são. Não se percebe porque razão a justiça fecha os olhos a isto.

Mao Tse Tung disse...

Sr. Calisto lembro-lhe este comentário publicado no facebook do sr. Duarte Gouveia, antigo dirigente socialista, que em certa medida explica o comportamento dos sócios Carlos Pereira (agora mais na sombra) e Maurício Marques:
"Duarte Paulo Brazão Gouveia (19 de Abril de 2015, Facebook)
Em 2009, Carlos Pereira, já na altura deputado do PS-Madeira, era desejado pela direcção de então como candidato à Câmara Municipal do Funchal. Já o tinha sido em 2005.
Carlos Pereira reflectia sobre o assunto e fez entretanto chegar ao PS-Madeira, uma lista de projectos que a sua empresa tinha previamente apresentado em cerca de duas dezenas de Câmaras Municipais pelo país. O objectivo dessa lista era que o PS, através da influência da estrutura nacional sobre os autarcas socialistas, pudesse favorecer a empresa do Carlos Pereira na aprovação desses projectos.
Isto é muito grave! Isto é inaceitável!
Esse documento foi a Lisboa, ao largo do Rato, e felizmente... levou nega.
Dias depois, Carlos Pereira dizia não estar disponível para ser candidato". Basta ler sr. Calisto, basta ler...

Anónimo disse...

Anônimo das 12.18 Eese artigo deve ser enviado para a Câmara do Porto Santo e para a Empresa Diálogos e sons que andam a precisar dessa informação. Mas depressa para chegar a tempo das festas de Sjoao. Ahahah...Até s. João anda chateado com os contratos em sua honra...ahahah

Anónimo disse...

Agente K. Komo esta a konta korrente entre a CMF e o DN?
Os DNs andam absolutamente kalados nestes assuntos. kurioso não é?

Anónimo disse...

Então dr. Carlos Pereira que tem a dizer sobre esta acusação? Como diz o ditado, quem cala consente

Anónimo disse...

Socialias?Xupistas é o que eles são.Bando de gente sem vergonha.O PS nao tem emenda.Há coisas que estão no sangue.E ainda criticam o PSD.Tá bonito tá

Anónimo disse...

E depois vêm falar em transparência e separação entre a politica e os negócios.QUE LATA.

Anónimo disse...

Gostava de saber a opinião do sócio Pereirinha...