Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de junho de 2015


TIPUANA



 Nome científico: Tipuana tipu

Nome vulgar: Tipuana

Família: Fabaceae

Porte: Árvore

Origem: América do Sul

Local das fotografias: Estrada Monumental, Funchal, Ilha da Madeira



Observações:    A Tipuna tipu é a única espécie do género Tipuana, assim designado porque esta árvore é muito comum na floresta tropical que cobre o vale Tipuani na Bolívia. O seu habitat estende-se até ao Brasil e à Argentina, mas é mundialmente conhecida como "Pride of Bolivia"

Na floresta as árvores desta espécie atingem 30 metros de altura. O seu enorme porte não impede que pertença à família das Fabáceas, a mesma que integra as faveiras e as ervilheiras, devido às suas flores papilionadas.



1 comentário:

Anónimo disse...

Sem duvida que é uma árvore bonita de se ver, principalmente nesta época da floração. Todavia, quem vive nas suas imediações está atormentado todo o ano. Nesta época são as flores, depois o "melaço" escorregadio e pegajoso, depois as sementes a caírem em rodopio de disseminação, depois são as folhas e os galhos... Ter jardins, nas casas na sua proximidade, é uma frustração... A plantação deste tipo de árvore terá de ser estudada, tendo fundamentalmente em consideração o meio envolvente, de modo competente, de maneira a evitar este "amor/ódio" por este tipo de árvore