Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Águas balneares do Porto Santo (actualização)


Ambiente não detetou 
qualquer fonte de poluição

Equipa técnica continua no terreno a analisar

Técnicos da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, Águas e Resíduos da Madeira, Câmara Municipal do Porto Santo, IA Saúde e Capitania, em ação coordenada, estiveram, hoje, no Porto Santo a efetuar diligências no sentido de encontrar a origem da contaminação microbiológica detetada nas análises de rotina, que foram efetuadas às águas balneares do Porto Santo.
A equipa de técnicos visitou as infraestruturas afetas ao tratamento e destino final da rede de águas residuais (EEAR e ETAR) e confirmou que não ocorreu qualquer anomalia ou descarga de emergência.
Na sequência das diligências realizadas pela Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) e Capitania do Funchal, é possível concluir que está descartada a hipótese do Lobo Marinho constituir a origem da situação verificada. O tratamento de águas residuais aplicado na embarcação é de nível elevado, e cumpre com todos os requisitos ambientais estipulados, não tendo ocorrido qualquer anomalia no seu sistema.
Ontem já foram recolhidas novas amostras para contra-análise, sendo o seu resultado conhecido, amanhã, sexta-feira. Até lá a praia da Fontinha continua interditada.
Apesar desta contrariedade pontual, o Porto Santo continua a ser um destino seguro e de qualidade, disponibilizando uma extensão de praia de 9 km com sete praias classificadas com água balnear de qualidade excelente, em 2014, pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Texto SRARN

3 comentários:

Anónimo disse...

Estamos a ver uma proactividade que é de registar. Continuem assim.

Anónimo disse...

Normalmente por aqui a culpa morre solteira. Há sete anos que as entidades publicas nao compram e nem pagam os reagentes ou produtos de decomposicao ou desinfeccao para aplicacao nas Etares e afins. Estamos a falar de saude publica e dos efeitos na saude de uma populacao.

Anónimo disse...

alguém acreditava que a origem da poluição era do Lobo Marinho? ridículo parece peça de teatro para tapar os olhos com areia. toda a gente aqui na ilha dorada sabe que os esgotos tão ligados às aguas pluviais e os senhores do ambiente também devem saber disso. Aí na Madeira também é o lobo marinho no gavinas no lido e na praia formosa? vão mas é trabalhar