Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Há cada uma!


LEITOR PREOCUPADO COM A CENSURA
QUE TOMOU CONTA DO 'FENIX'...

Caros Leitores, de vez em quando acontecem na vida situações bizarras que nos reduzem as capacidades de resposta. No caso, trata-se de um ente que assina um texto como Ana Costa, escrevendo depois no masculino - actos falhados... - chorando as suas angústias em torno do que considera uma mudança da "alegada linha editorial" deste blogue, que teria levado a "diversos casos de censura e deliberada omissão de comentários e pedidos de publicação". O que prenunciaria "ligações [do Fénix] a determinadas pessoas ou forças políticas e grupos empresariais".
Entre a despachorra para 'dar troco' ao que se segue e a piada que achámos a umas passagens do arrazoado, decidimos, contando com a paciência do Leitor, aceitar o desafio do Senhor ou da Senhora e publicar as suas candentes dúvidas, acrescentando-lhes um curtíssimo comentário nosso. Aí vai:

"Venho pelo presente solicitar esclarecimentos sobre a sua alegada linha editorial, uma vez que tenho sido confrontado com diversos casos de censura e deliberada omissão de comentários e pedidos de publicação, em que é evidente a sua falta de isenção e ligações a determinadas pessoas ou forças políticas e grupos empresariais.

Tais actos parecem-me incompreensíveis face à sua linha de pensamento. 
Consta da sua página o seguinte: "A expressão do pensamento em público deve ser um acto livre. Em Portugal, 48 anos de censura chegaram para mostrar quão importante é combater qualquer tentativa de regresso ao passado, a essa dolorosa época de trevas."
E continua: "...raros são os casos de asfixia mental..."
 "O blogue "Fénix do Atlântico" será um parceiro empenhado entre quantos amam a liberdade."
Questiona-se se terá V. Exa. se rendido ao novo regime, aos seus operários e novas sanguessugas ?
Cedeu aos seus princípios e passou a ser um órgão de comunicação oficial das forças oficiais do regime, como se tem ultimamente constado?
Foi asfixiado mentalmente pelos que não amam a liberdade, parafraseando a sua página de apresentação?

Dou um exemplo: 
No dia 28 de junho de 2015, publicou sob o título"Pedro Calado em almoço da Fundação Social Democrata ", um texto interessante sobre a presença dessa figura pública acompanhado do seu chefe, o Sr.º Avelino Farinha, num almoço da referida Fundação.
Óbvio que o tema tem interesse quando estamos perante um almoço com a presença de um grupo de apoiantes liderado pelo Dr.º Jardim, no qual estranhamente comparecem o suposto braço direito do atual Presidente do Governo Regional e o líder do maior grupo empresarial madeirense, criado e alimentado pelo anterior regime e onde foi parar o Sr.º Calado e outros senhores da política.
Estranho foi quando ao passar um refresh pelas vossas anteriores publicações constatei a total eliminação dos comentários à referida publicação. Apesar de concordar com o conteúdo eventualmente pejorativo de alguns, julgo que a eliminação nunca deveria ter sido total.

Pergunto: cedeu à pressão do AFAVIAS ou do Sr. Calado ? ou de ambos ?  Em relação a esta podemos responder, pois tivemos conhecimento através de alguém ligado ao Sr.º Calado de que ele havia falado consigo e resolvido o assunto dos "comentários negativos à sua pessoa". 
Sabemos bem o conteúdo telefonema ! Também temos os nossos contactos e amizades.

Assim sendo, pergunto: Alterou a sua linha editorial ? Se sim esclareça em que termos, em nome da verdade que ousa apregoar.

Desafio-o a publicar o presente email no seu blogue, em nome da "sua"  "liberdade". Falar de liberdade não é sinónimo de praticar liberdade.

Já dizia Aristóteles; "O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência."


Atentamente, ainda com consideração pessoal e reconhecimento pelo seu trabalho."

Nota do Fénix - Por acaso, falámos com o Dr. Pedro Calado uma única vez na vida, num jantar oficial, mas já vai para uns 10 anos. De resto, nem por telefone, por e-mail, sms ou sinais de fumo. E que falássemos. Depois, mais engraçado ainda, é que os comentários que o/a leitor/a diz terem sido todos eliminados da peça em questão... continuam todos lá. Quem for ao dia 28 de Junho, à peça em apreço, verá os 19 comentários, prontos a ler. Finalmente, esclareço já que uns 30% dos comentários que cá chegam são liminarmente deitados ao lixo. Não são publicados para depois desaparecerem misteriosamente à conta de algum telefonema do Avelino, do Calado ou de outro tão bem pintado. Os sujeitos que aproveitam o anonimato para 'corajosamente' invadirem vidas pessoais ou atingirem gratuitamente cidadãos ou instituições aqui não conseguem os seus intuitos. Se fizessem isso à 'sra Ana Costa', será que ainda falaria em censura?

13 comentários:

Anónimo disse...

Acho bem que o sr Calisto não deixe publica comentários que se metam nas vidas particulares seja lá de quem for. Bem haja e continue com o seu "trabalho" de desmascarar seja lá quem for e de que partido for. Obrigado.

Eu, o Santo disse...

Não posso deixar de sentir uma certa simpatia pela acusadora.
É claro que ela esteve mal, pelo que devia pedir desculpa.

As técnicas de assédio moral estão tão desenvolvidas que os assediados criam inimigos onde nao os há.
Recomendo à acusadora que evite fazer acusações de momento: espere, tenha calma, volte a analisar a situacao no outro dia, se alguém quer lhe mal, está a tentar fazer com que enlouqueça. Fale só com base em provas públicas ou que detém.

Existem vários sites de aconselhamento sobre isso e um excelente artigo de uma revista brasileira jurídica.

Anónimo disse...

Amigo Calisto, perdoai-lhe, não sabe o que diz...hehehehe

Anónimo disse...

Deve ser uma tal ana gouveia que agora tb e fotografa

Miss Take disse...

TODOS os comentários que aqui coloquei foram publicados e alguns até foram contrários so pensamento do editor e prezado Jornalista, Luís Calisto. Nesta mesma linha de actuação, o DN censura para aí uns 40% dos comentários que faço. Um bem haja a este Blog!

Anónimo disse...


Caro Sr. Calisto,

Parabéns pela resposta.

Esse anónimo deve ser um advogado que anda de azulinho pomposo e que gosta de atuar na clandestinidade.

Anónimo disse...

É um blog e mais pessoal que isso não existe, é normal. Mas uma coisa é certa, não dá para escamotear a existência de uma grande simpatia pelo CDS, contudo isso é completamente legitimo, pois como já disse, trata-se de um Blog. Quem quer priorizar outras ideias que o faça no seu Blog.

Luís Calisto disse...


Conclui este Sr. Anónimo das 9.38 que estamos perante um blogue com simpatias pela Direita. Como dizíamos, 'há cada uma'!...

Anónimo disse...

Têm sido recorrentes postar artigos e depois retira-los.
Lembro uma ação da atual Câmara do Porto Santo do PS, liderado pelo Sr. Filipe Menezes de Oliveira, onde apresentava o relatório da auditoria às contas do executivo do Sr. Roberto Silva e o seu elenco governativo, que depois o Sr. Calisto gentilmente retirou afirmando que posteriormente iria falar novamente do assunto e coloca-lo no seu blog. Até hoje!
Eram simpáticos os desvios orçamentais, chegando a centenas de milhares de euros.
Assim podemos verificar que existe alguma censura e seletividade de informação, após alguns pedidos nesse sentido.
Pensava que este blog era o mais livre da Madeira.

Luís Calisto disse...

Tem razão no caso a que se refere, mas não toda a razão.
É verdade que a peça foi retirada e que aqui dissemos que posteriormente seria reposta.
Quanto a catalogar esse processo como censura, prefiro nem responder. Mas faço-o de certeza se o sr. comentador deixar de fazer censura ao seu próprio nome e identificar-se, como um cidadão civilizado faz quando critica os outros: deve permitir ao adversário a hipótese de defesa e de contra-ataque.
Da sua parte, faz censura total para não ser atingido.
Indo ao assunto:
Se a peça referida foi retirada, isso decorreu do acordo das duas partes querelantes. Estava-se em período de campanha eleitoral e ambos os adversários entenderam ser melhor para ambos evitar dar trunfos eleitorais a terceiros. Pelo que acabaria por ser decidido ficar o assunto por ali.

Finalmente: o anónimo diz que este procedimento é "recorrente". Então, pedimos que aponte os casos que o levam a falar em recorrência. Ou além de covarde é mentiroso?

Anónimo disse...

Exmo Sr. Calisto, infelizmente nesta terra só ao abrigo do anonimato se pode dizer ou tentar dizer algumas coisas, por isso por favor não apelide o comentador anónimo de "covarde".
Expressar-se anonimamente não é covardia, é realismo. Covardia é ver, viver e testemunhar as atrocidades que nos rodeiam e não as denunciar. Acresce, que se o Blog permite o comentador anónimo, passo a redundância, é permitido o comentador anónimo. Retire-lhe essa possibilidade e verá quantos "corajosos" lhe restam.
Com os melhores cumprimentos,
Mais um anónimo.

Luís Calisto disse...

Caro Comentador
Não estou a chamar covardes aos comentadores anónimos. Nem por sombras. Se fosse isso, não lhes veiculava o comentário anónimo, para ser coerente.
Chamo covarde ao comentador que, à sombra do anonimato, vai além de dar uma ideia, uma crítica, um ataque razoável - insultando e violando, sim, a vida privada de pessoas indefesas que não sabem a quem contra-atacar. É só isso. E ainda por cima esses anónimos que ofendem e caluniam anonimamente vêm dizer que é censura mandar os seus ataques soezes para o caixote do lixo.
Espero ter-me explicado melhor agora.

Anónimo disse...

Um agradecimento ao Luís pela sua atitude e explicações !
Escusamos de responder aos comentários provocatórios! Fica-nos melhor ...pelos nossos valores! Também teria ficado ao bloguer ! Enfim !...

Atentamente!

Ana Costa