Powered By Blogger

domingo, 19 de julho de 2015


JPP fala com os produtores de banana 
na Madalena da Madeira



No seguimento das reuniões que o Juntos Pelo Povo (JPP) tem tido com a GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana, e os produtores de banana madeirenses, o Grupo Parlamentar do JPP foi hoje, dia 19 de Julho à “Festa da Banana” na Madalena do Mar. Esta visita resulta de uma intenção do JPP de ter uma informação consolidada que lhe permita implementar propostas parlamentares que venham a colmatar dificuldades neste sector.
O JPP reconhece que o setor da banana vive dias difíceis na região, mas sente que ainda tem “muita fruta para dar”, porque além da marca “Banana da Madeira” ser uma mais-valia, não só para a agricultura, também é para a própria imagem da Região em termos turísticos, proporcionando o sustento a várias famílias madeirenses, direta e indiretamente.
O JPP chegou à conclusão que o mercado agrícola está a colocar o esforço económico maioritariamente em cima do agricultor, pois os agricultores não estão organizados, ao contrário das grandes superfícies. Os produtores de banana regional são um caso extremo dessa situação, pois são um pequeno nicho a nível nacional (perto de 2800 produtores de banana da Madeira) que, segundo foi transmitido ao JPP, sentem uma imensa dificuldade a aceder a apoios comunitários, exigindo-se, neste momento, uma agilização e desbrucratização dos apoios agrícolas.
É do entender do JPP que os agricultores regionais, bem como os nacionais têm de ser protegidos, quer através de regulação para controlo de qualidade e do comércio de produtos que são produzidos e entram no país, para que a agressividade dos mercados internacionais atuais possa ser combatida e os produtores nacionais, que apesar destas dificuldades levaram o nome da banana da madeira aos quatro cantos do mundo, possam estar em pé de igualdade com os produtores de outros países.
O JPP nota também que deveria de existir uma maior atenção para com os apoios dos fundos comunitários para a produção de banana biológica na Madeira, por ser originário de uma Região Ultraperiférica e por ser uma produção com elevados custos de produção e por apresentar um estilo de agricultura sustentável e mais saudável. O JPP entende que é pertinente a discussão a nível europeu que permita um apoio mais justo e coerente a este produto que tem vindo a ser uma das maiores imagens de marca da agricultura madeirense.  

Texto JPP



17 comentários:

Anónimo disse...

O historiador agora que diga mal dos jornalistas.Não foi ele, que disse que os jornalistas se vestiam mal?Lembram-se?Se não se lembram,perguntem á assessora da(o)jpp.Tá?

Anónimo disse...

O candidato, não é o mais curto?

Anónimo disse...

A assessora é que se terá lembrado dele. É o grande suporte do JPP, com uma dose substancial de choradinho e vitimizacao. O povo carente vai na história ...

Anónimo disse...

Acho piada nesta deputada do JPP, não aparece na assembleia regional mas recebe 3000 euros por mês, passa a vida nos eventos do JPP e na assembleia municipal. Pobre POVO enganado...

Anónimo disse...

Olha a deputada de azul, à Esquerda na foto, nunca aparece aos plenários - Já não perdeu o mandato, segundo o Estatuto da Região?! - porque tem a criança doente. Mas para estes passeios pode ir. E o ordenado a cair na continha, sem colocar os pés na Assembleia! Viva a credibilização da política. Não gozem do Povo!

Anónimo disse...

um partido diferente, que faz tudo igual!

Anónimo disse...

A JPP aos poucos e poucos vai sendo desmascarada.... E no futuro penso que mais se vai saber...

Anónimo disse...

Essa é a Verdade. Um partido que não queria ser partido. Diz-se diferente, mas é todo igual ou pior que os outros

Anónimo disse...

Cantos de sereia!
Ao domingo, e p ra passear, a senhora dona está disponível como uma andorinha!
E o contador de histórias também vai se deixar embananar nesta corja que se diz diferente e é em tudo, ultrapassando até, os maiores trastes da cena política regional!?!

Anónimo disse...

Não estejam sempre à espera do Governo. Façam a sua Associação de produtores e provocam concorrência com a Gesba e com melhores preços ao produtor. Ou é o historiador que vai resolver isso. JPP é só fogo de vista. Os produtores que se associem , retiram-se da Gesba e vendem o produto mais competitivo. Força

Anónimo disse...

O PS e o CDS ainda não entenderam que o seu maior adversário é esta gentinha de gaula

Anónimo disse...

ai ai os texugos já mexem, esperem que esse jPP qd vocês virem já vos passou a perna. Eles não brincam...devagarinho, devagarinho, lá vão...

Anónimo disse...

oi oi gentinha de gaula que te passou a perna, xuxialista derrotado

Anónimo disse...

JJP são iguais ao coelho, vergonha, falam falam dos outros mas conseguem ser piores! Nunca mais voto nesse bando de socialistas disfarçados!

Anónimo disse...

Que faz ali a "Preta" do Cabo Girão!? Foi comprar bananas ou também foi embananada pelos bananas de Gaula!?

Anónimo disse...

Quero o meu voto de volta

Anónimo disse...

e mais que só vi agora, esta carta de "um grupo de produtores"????? ai jpp tao verdinhos que são. A não ser que exista alguem da jpp a plantar bananas o que desconfio QUERO O MEU VOTO DE VOLTA