Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de julho de 2015


Reunião do CDS com Paulo Cafôfo

ETAR DO FUNCHAL MELHORA
TRATAMENTO DAS ÁGUAS


A Câmara Municipal do Funchal (CMF) está a envidar esforços para que o tratamento de águas na ETAR do Funchal passe do pré-primário a primário, cumprindo assim normas e recomendações já feitas pela União Europeia. A alteração implica um investimento na ordem dos 12 milhões de euros, mas é cada vez mais inevitável para garantia da boa qualidade das águas do mar, fustigadas nos últimos tempos por vagas de poluição com origem desconhecida.
A informação foi revelada pelo presidente da Associação dos Municípios da Madeira (AMRAM), Paulo Cafôfo, aos deputados do CDS/PP Isabel Torres e Ricardo Vieira, que mantiveram uma reunião de trabalho, esta tarde, no âmbito de uma série de encontros do Grupo Parlamentar com entidades, classes profissionais e ordens para melhor fundamentar as iniciativas que venha a apresentar na área do Ambiente, com particular ênfase para as águas da costa.
Entende o CDS/PP Madeira que o mar é um recurso fundamental para a economia da Madeira, para a imagem turística da Região, fruição e bem-estar das suas populações, pelo que é preciso atalhar as causas que têm provocado descargas e crimes ambientais na costa.
O presidente da AMRAM esclareceu que a Câmara do Funchal, no âmbito das suas competências e gestão de estações e ETAR’s, se tem empenhado no tratamento das águas residuais, concluindo que os processos decorrem da forma mais adequada, mas defendeu a necessidade de uma maior articulação entre as diferentes entidades regionais com competências em matéria ambiental. 


Texto e fotos: PP 

7 comentários:

Eu, o Santo disse...

Será que Susana Prada vai multar a CMF por não cumprir com a lei de descarga de água no meio ambiente?
Ou toda a estratégia apresentada são palavras jogadas ao vento?

Anónimo disse...

com este trio passamos a ter as praias limpas.
Povo enganado

Anónimo disse...

E que tal se deixarem de joguinhos de aparencias e confessarem de uma vez por todas ao que vèm? Os personagens que aparecem na fotografia querem impingir uma obra de 20 milhoes de euros (nova ETAR no Lazareto) a ser paga pelos municipes do Funchal! A empresa de construçao ganha um contrato milionario, o grupo Porto Bay livra-se da incomoda estacao de esgotos (isto depois de ter ganho uma praia nas obras da Lei de Meios, que, convem recordar, era para fazer face aos estragos do temporal de 2010) e os politicos (o Cafofo e os tipos do CDS) fazem aquilo que os politicos costumam fazer e que eu me escuso de detalhar.
Fica quase toda a gente bem servida, excepto o povo, que so recebera um aumento na conta do saneamento basico que vira disfarçado no meio da factura àgua.

Anónimo disse...

Será que o Sr. Cafofo da AMRAM fará MAIS UM AJUSTE DIRECTO com a sociedade de advogados do Sr. advogado Ricardo Vieira?

Anónimo disse...

o CDS deveria tomar uma posiçao sobre o facto de a CMF colocar crianças a apanhar beatas no chao, horrivel

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/529221-cmf-distribui-90-cinzeiros-e-aperta-fiscalizacao-as-beatas-no-chao

Anónimo disse...

Estes senhores não percebem mesmo nada disto! Com a classificação das águas do sul da ilha como sensíveis, não é só o primário a que estão obrigados, tem que ir até o tratamento terciário. Isto vai ser um festim para a UE em multas!

Joelo disse...

Por falar em água, passou-me por aqui um passarinho que me contou de umas análises feitas à água do vale de São Vicente, e que indicam que esta é imprópria para consumo. Pior do que isso. A Câmara sabe e o Serviço de Saúde que analisa as águas também. E ninguém faz nada......... viva o sul.