Powered By Blogger

sábado, 26 de setembro de 2015

Cidade


Imagem de sábado à tarde: motos, precisam-se.


ESTES ESTACIONAMENTOS
AINDA ACABAM MAL


Os estacionamentos que ainda podem dar no porco são estes aqui, nos aposentos da Junta Geral. Os de cima são para se ir conversando.


Com uma Região finalmente sem problemas, onde o desemprego, a emigração, a pobreza, a exclusão social e as broncas das escolas e dos hospitais desapareceram como por milagre operado no palco do Stablishment Azul, os quadros oficiais e o cidadão vulgar parece não terem olhos senão para os meandros e as peripécias da 'mobilidade'.
Nem sequer estamos a referir-nos à política municipal que está a transformar o Funchal na 'cidade dos triciclos'. Aí já estamos todos percebidos. 
Sim, porque: a vereação de Albuquerque pedia aos funchalenses para voltarem à baixa, com a ideia de acabar com a 'fantasmização' do Funchal; no entanto, essa vereação fechava ruas atrás de ruas como se andar numa cidade fosse sinónimo de andar à pata.  
A vereação de Cafôfo pede agora aos funchalenses que 'fiquem na cidade' e ao mesmo tempo tira os lugares dos popós para os entregar às motos. Argumentam os municipais (os crânios, não os bombeiros): há parques com milhares de lugares vazios... 
Pois há. Mas só faltava este contribuinte aqui ir deixar a carripana num parque da periferia da cidade para depois ir ao Apolo tomar o café ou ir comprar uns sapatos no centro da urbe. Vamos é para as grandes superfícies onde há lugar e lojas para todos os gostos, e o comércio tradicional da baixa que se entenda com o nosso amigo Paulo, que sabe o que está fazendo e obviamente quer ser reeleito em 2017.
Por aí estamos entendidos. 
O que nos traz aqui em dia de 'meio descanso' é tentar apelar para o bom senso das pessoas que deixam o carro naqueles estacionamentos do governo ali na Avenida Zarco, nas traseiras da Junta Geral.
Diz que aquilo tem sido um problema diário, com carros particulares dos funcionários oficiais a ocupar as garagens, uma vez que Albuquerque, e bem, acabou com o carrinho oficial à porta de casa dos senhores quadros (só que o vício está a voltar). Então, eles levam o seu próprio carro para lá. Ora, o adjunto de um secretário que chega ao local e vê um carro diferente parado ali, tranquilo da vida, atravessa o seu à frente para não deixar o outro sair. Quando o dono do primeiro chega e se vê preso, toca de fazer o escabeche que se imagina. O adjunto aparece, dá uma descompostura no transgressor, que reage a crescer para o outro valentão, e já várias vezes o desacato físico esteve por um fio.
E mais cenas do género dão-se diariamente. Os outros funcionários que vêem a coisa a aquecer cavam para longe, antes que lhes chegue também um 'cheirinho'.
Vamos lá então agir com calma, senhores. Se lá dentro está cheio de lata, estacionem à frente dos Correios, que aquilo está reservado ao governo - e aproveitem enquanto Cafôfo não dá também a faixa por ali abaixo às motorizadas.
Vamos esperar e ver o que acontece nos próximos dias. Aconselhamos Sérgio Marques, o secretário mais graduado da Junta Geral, a mandar pôr na recepção da casa uma caixinha de primeiros socorros, porque os ares andam turvos.


Reintegração dourada 


Entretanto, como já dissemos, os ex-governantes desta terra continuam a receber, às dezenas de milhares de euros, o correspondente às férias não gozadas que nos seus tempos, coitados, não conseguiram tirar, tanto era o trabalho da Junta de Freguesia da Madeira. Retomamos o assunto para perguntar se as outras dezenas de milhares devidas à reinserção laboral dos antigos governantes está a correr nos conformes. Garantiram ao 'Fénix' que há ex-barões a receber de maneira faseada, porque os cofres do Gasparzinho insular estão como se sabe. Mas o que interessa é que esteja tudo a ser pago. O povo madeirense é pobre e passa fome, mas também é honrado e não quer ficar a dever nada a ninguém.
Bom fim-de-semana.





8 comentários:

Eu, o Santo disse...

Concordo, especialmente com a ironia da primeira frase.

Miguel Silva disse...

O blue establishment são os maçons? Nunca percebi essa coisa das maçonarias...
Dizem que de acordo com o código deles, têm o dever de ajudar os seus comparsas. Então, se um comparsa cometer um erro ou crime, eles têm o dever de o ajudar a corrigir ou o dever de o encobrir. No primeiro caso, o infractor vai parar com as transgressões,e a normalidade e a legalidade vai ser reposta. No segundo caso,o infractor vai continuar com as transgressões, e os abusadores irão cometer iniquidade e ilegalidades para conseguirem o encobrimento.
Dizem que os maçons têm uma certa índole religiosa. Se por acaso juram ajudar os comparsas e entenderem que ajudar o comparsa é encobri lo, então juram a Deus não cumprir com os outros juramentos que fazem a Deus ( como por exemplo, ao assumir cargos, baptismos, promessas...) nem com a lei de Deus (que é a justiça). Assim sendo juram ir para o Inferno.

Anónimo disse...

E o Manuel das Anonas é um desses de reforma Dourada ou ferias douradas? Parece que ele tem vergonha de se sentar nas finanças ao lado do Ventura que aguarda por outras " energias eletricas"

Anónimo disse...

QUE VERGONHA PARA UNS TUDO PAGO SE BEM QUE COM O PREMAR NÃO PODE ACUMULAR MAIS DE DOIS ANOS DE FÉRIAS SENDO OBRIGATORIO GOZAR OU PERDE SEGUNDO SEI IXISTE UMA CIRCULAR INTERNA DO ANTIGO REGIME QUE FÉRIAS NÃO GOZADAS NÃO SÃO PAGAS E SÃO OS PROPIOS A RECEBER E O DESGRAÇADO QUE POR MOTIVOS DE APOSSENTAÇÃO NÃO PAGAM 465 EUROS MAS PAGAM VINTE E TAL MIL AOS EX MAIS A REENTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE CIVIL MESMO CONTINUANDE NO LUGAR DE CARREIRA OU SEJA NUM MES RONDA MAIS OU MENOS 75 MIL EUROS SAMESUGAS DOS IMPOSTOS JÁ AGORA O QUE FEZ O GASPAR DO SITIO ASINOU DE CRUZ NÃO ACREDITO MAS SE FEZ FAÇA PARA TODOS.

Anónimo disse...

•••as 2 motos que se vê estacionadas sábado à tarde, provavelmente não lá estariam se estivesse frio, vento e chuva e os respetivos condutores tivessem "pópó" ... que os há muitos mas mesmo muitos. Há quem se veja forçado a estacionar no largo do Colégio quando há muita afluência à Igreja (Domingos, principalmente)... para agravar a situação agora estarão os lugares das motas vazios e os "motards" reunidos em concentração num passeio algures na Região!!!!

Anónimo disse...

Espero que não seja o senhor que vai montar o PARQUE AUTO ou o motorista que criaram confusão até porque parece que essa ideia já era assim como ir buscar a casa já está em vigor, já agora se não tiver lugar na garagem pode por no parque do CASINO fica a caminho e sempre pode ver a sisi.

Conde do Norte disse...

Esse adjunto politico é prodígio em conflitos...até com a chefe Lili já fez confusões ;)

Anónimo disse...

Veremos se o próximo Presidente da Câmara Funchal ,Pedro Calado
não altera as motinhas por Bicicletas.