Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Despacho atinge RTP-M




MIGUEL SAI DE SUBDIRECTOR DO CENTRO
E FICA EM COMISSÃO DE SERVIÇO


Miguel Cunha já não pode usar a voz grossa de subdirector da Levada do Cavalo. O CA de Lisboa começou a fazer-lhe a 'caminha' por fases e mantém-no à frente dos conteúdos, mas em comissão de serviço. O despacho está feito 'à Gonçalo Reis', isto é, de modo a que não se perceba nada daquilo 


Depois de tanto estudar e queimar as pestanas, o Conselho de Administração da RTP mandou para os trabalhadores da estação pública na Madeira um despacho despachando Miguel Cunha do cargo de estrutura que lhe tinha sido atribuído: o de subdirector do Centro Regional.
Segundo reza o despacho - tão equívoco como os que saíram anteriormente sobre esta mesma matéria da estrutura da RTP-M -, Miguel Cunha continua a desempenhar funções ao nível de liderança de conteúdos, mas agora em regime de 'comissão de serviço'.
Ou somos burros, ou Gonçalo Reis continua como sempre foi: uma figura ziguezagueante que vai andando à sombra do que lhe aparece em cima da mesa e assim governa a sua vidinha mesmo estragando a dos outros.
Reparemos no que diz aquilo hoje. 
O despacho do CA "confirma no exercício do cargo" Martim Santos como "director" e "gestão financeira e administrativa" - "em acumulação". O Português é mesmo assim, tipo acordo ortográfico para o Pantanal brasileiro. E depois outros quadros são confirmados "no exercício do cargo": o Renato Nunes nas operações, o Paulo Jardim na Informação TV, o Filipe Ramos na Informação RDP, nos programas A1 e A3 fica o Carlos Pestana. 
E depois a bonita peça dos mangas de alpaca da RTP Lisboa traz isto:
"RDP Madeira, em acumulação, Miguel Cunha."
"RTP Madeira, em acumulação, Miguel Cunha."
RDP Madeira o quê?
RTP Madeira o quê?
Ele... mantém-se nos cargos? Com que título hierárquico e com que funções? As mesmas? E quais eram, senhores?
Santa paciência.
Mas nem tudo está perdido. Vamos ao ponto 2 do baralhado despacho. Aí lê-se que o CA decidiu proceder às seguintes nomeações:
Conteúdos de programação e de informação: subdirector, o nosso amigo Miguel Cunha. Supõe-se pelo arrazoado de Gonçalo, ou do contínuo da Gomes da Costa que o escreveu, que Miguel continua em subdirector de programação e informação da TV e da rádio. Porque lá não diz nada. Suponhamos, pois. Mas, diachos, um pouco abaixo, outro item especifica: "programação TV, autopromoções, em acumulação, Miguel Torres Cunha."
...Da-se!
Toda esta barafunda propositadamente para os homens escrevinharem no fim do despacho, a ver se ninguém repara: 
"Fazer cessar do cargo de estrutura que vinha exercendo no anterior Centro Regional da Madeira o seguinte trabalhador: Miguel Henrique Torres Cunha (anterior subdirector do CRM)."
Mau! "Vinha exercendo no anterior Centro Regional"? Agora há um novo Centro Regional? Ah, se calhar é este novo 'Canal Espetada' dos arraiais.
A Produção TV compete ainda a Miguel, que, se pensava livrar-se de mais encrencas com os sujeitos de Lisboa, ainda apanha com o último ponto do despacho - maldito ponto '4': "As funções para as quais foram nomeados os trabalhadores referidos no presente despacho serão exercidas em regime de comissão de serviço."
Um 'cartão amarelo' para Miguel, se é que entendemos alguma coisa do Despacho assinado por Gonçalo. Miguel deixa de ser subdirector da casa e vai continuar a mandar nos conteúdos, mas sem os galões que o 'sub' lhe dava. E sujeito, claro, a ouvir dos trabalhadores um 'vai à fava que eu ouço bem'.
Pior para ele é que poderá ouvir também, de um momento a outro, a Gestão lisboeta segredar-lhe: Amigo, é hora de acabar com o embuste da comissão, vai pensando num barquinho à vela.

Ao falar de 'comissão de serviço', o CA abrange Martim Santos no concernente a funções que lhe descrevem no despacho: 'Arquivo e Documentação'. Sim, parece que deu na cabeça ao director Martim meter-se no Arquivo para atrapalhar o trabalho do Renato e do Bruno, se é que estes dois nossos amigos ainda se encontram lá suportando os pára-quedistas dos patrões.

Estes despachos indecisos e periclitantes jogam em total harmonia com o esquema enigmático que um dia levou a estrutura Martim-Miguel à Levada do Cavalo, sob o signo da confusão e do pasmo. Não se percebeu minimamente então - nem nunca se percebeu - o critério das escolhas. Muito menos se entendeu a orgânica híbrida das funções ao nível de direcção.
Aquilo, primeiro, eram dois directores, um para somar as despesas e o outro para marcar serviços a jornalistas e a produtores. Claro que a impensável fórmula bateu contra a parede. Então, os tipos do Gonçalo Reis estudaram aquilo, em sintonia com Luís Miguel de Sousa - o grande educador da classe televisiva da Madeira - e chegaram ao modelo de um director nas contas e de outro que era director de conteúdos sem ter acima de si um director de conteúdos, a não ser que o das contas também fosse de conteúdos. Só que Martim sempre disse, e bem, que disso não percebia puto. Nunca ouvimos com clareza: subdirector para os conteúdos.
E é num serviço feito no meio desta bagunçada, patrocinada por Lisboa, aliás, que se gastam 10 milhões de euros anualmente - contas por baixo, porque só de serviços outsourcing ainda vamos vender a Quinta das Angústias para pagar aquilo, e não chega. 
Vejamos se agora, com o despacho de hoje, ficou tudo mais claro:
Martim continua director a fazer contas, com umas saltadas ao Arquivo para dar cassetes gravadas aos jornalistas que vão montar as peças. 
Miguel continua com o cortejo trapalhão à sua responsabilidade, mais o plano de cobertura dos arraiais de Verão, o rali, os noticiários e os apontamentos dos jogos de futebol em directo para a Antena 1-Lisboa, como no Nacional-Académica, com a sua própria voz, em que deu para o País uma péssima imagem dos relatores da Madeira. Mas o que se há-de fazer...

Isto de o Miguel ficar em comissão de serviço é perigoso para ele. Mas Lisboa já não podia ouvir as queixas das Angústias, que por sua vez já não podiam ouvir as queixas dos trabalhadores da Levada do Cavalo contra Miguel.
Por falar em relatos de futebol, mais uma dica lá para cima. Quando Miguel Cunha fizer outra vez o papel de repórter num estádio qualquer da Madeira, em directo, ele que, antes de uma das suas sonoras gargalhadas, grite a plenos pulmões como só ele sabe fazer: "O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha o Luís Miguel de Sousa!"   

32 comentários:

Anónimo disse...

Esse senhor cunha deve perceber tanto de televisao ,como eu de tauromaquia.
Metam la um sujeito que entenda alguma coisa do assunto,nem que tenhan de ir buscar alguem a lisboa

Anónimo disse...

Coitada da rtp madeira.....um manicomio em autogestao.
Em bom madeirense-um autentico trapiche.
Alguem ainda perde tempo a ver aquilo?

João Barreto disse...

Desculpe o amigo Calisto mas a verdade é que quem congeminou, elaborou e assinou os despachos que relata não percebe o mínimo de direito laboral ou não foi devidamente assessorado nessa área. A comissão de serviço é uma figura de direito do trabalho devidamente enquadrada e regulamentada. Não pode ser imposta, sem mais quê, nem porquê, por simples despacho de qualquer figurão ou figuraço. Qualquer estagiário de advocacia (oriundo de uma escola q.b.) sabe isto. O mesmo é dizer, e resumindo, que esses despachos de que fala não valem o papel em que estão escritos, a não ser que os srs. trabalhadores (agora diz-se, à moda do post - capitalismo, colaboradores) tenham assinado acordos nesse sentido.

Luís Calisto disse...


Caro João Barreto, nada percebo de Direito. Mas, assim pelo intuitivo e elementar, dou-lhe toda a razão.

Anónimo disse...

Andam a brincar com coisas muito serias.os contribuintes pagam para aquela malta fazer televisao a titulo experimental?

Anónimo disse...

Eu também preciso de um tacho. Arranjam-me ?

Anónimo disse...

O mais engraçado é que o Sousa continua a mandar no canal sem lá meter um tostão. Mas todos os meses eu desconto na conta da luz um dinheirinho para alimentar a vaidade do Sousa e da Pedra e o salário dos seus criados, o Cunha e a Bruna.

Anónimo disse...

Quando vai terminar aquela promiscuidade entre os sousas e a rtp m?
Toda a cidade e arredores,sabe que quem comanda aquela televisao nao passa de um grupo de paus mandados.
Isto nunca mais vai ter fim?

Anónimo disse...

Rtp m-versus-sousas.vao todos para o inferno e fechem aquele sorvedouro de dinheiros publicos que so serve para promover interesses economicos e os amigos.

Anónimo disse...

Então o Diretor não manda em tudo! há espaços demarcados para o diretor como o arquivo? Essa deliberação é uma anedota . Põe o Cunha como Sub Diretor e depois mais abaixo cessa a função. Em que ficamos? Aqui na Tele Sousa anda tudo confuso

Anónimo disse...

Cortem nos ordenados multimilionários e contratem gestores dignos desse nome. O Sr. cunha tem o nome apropriado, fundado no antigo regime, não sei porque mantêm estes tipos de sangue-sugas!

Anónimo disse...

Finalmente reconhece! Não percebe nada. Exatamente.

Anónimo disse...

Elementar? Chame pelo nome, Básico mesmo. Chunga como se diz por aí a seu propósito. Vai publicar ou esconder no baú dos recalcamentos, dessa raiva que o consome?

Anónimo disse...

Coitados daqueles que nao conhecem o principio de peter.perdoai-lhes senhor,porque eles nao sabem o que fazem.Mas cuidado ,porque eles nao sabem nem sonham(por enquanto)que o mundo pula e avanca.Esta prrto,muito perto o dia do juizo final.Nesse dia aquelas pobres almas"vao descer a terra"

Anónimo disse...

Se existe vida para além da morte,quem inventou a televisão,deve ter entrado num estado clinico depressivo,obsessivo e autocompulviso.
Coitado do homem.Não há xanax,fluoxetina nem diazepan que amenizem a dor d John Baird.Quem o salvará deste tormento?

Anónimo disse...

Se as pessoas não dominam as matérias,porquê que aceitam os cargos?
Isto faz-me imensa confusão.Chamem-me ingénuo,chamem-me o que quiserem mas é assim a minha forma de estar na vida.
Por este andar,daqui a dias um taxista vai os comandos de um avião.

Anónimo disse...

A RTP Madeira está incomparavelmente melhor e isso deve-se ao Miguel Cunha que é um trabalhador incansável. Antes dele lá chegar toda a gente fazia menos que o mínimo e os trabalhadores só tinham direitos.

Hoje, como espetador, consegue-se passar um serão a ver programas da RTP-M sem corar de vergonha. É difícil engolir isto, mas é a verdade.

A sua liderança musculada era inevitável dado o grau de atrofiamento que a casa tinha. Nenhum jornalista trazia notícias, apenas cobriam a agenda das secretarias regionais. Hoje já não é assim.

Esta malta da função pública da Madeira tem muitos maus hábitos e a RTP-M é um bom exemplo disso. Na verdade, dois M. Cunha seriam o mais indicado.

No meio disto o M Cunha só tem mesmo um problema, e grande, que é a sua proximidade com LMSousa.

Anónimo disse...

O anónimo das 14.09 devia ser um ouvinte assiduo da antiga rádio girão.

Anónimo disse...

O comentador <>das 14.09, senta-se no sofá, a ver a Madeira sentada e passa o serão e ver o telejornal e a repetição do telejornal.Quer que eu repita?

Anónimo disse...

Concordo.O senhor <> é um trabalhador incasável.Ele e qualquer pedreiro,homem que ganha o seu pão honestamente,sem prejudicar terceiros.

Anónimo disse...

Antes só tinham direitos e agora tem escravos que não o suportam.

Anónimo disse...

Acho que ninguém tem dúvidas que a rtp m é o patinho feio da televisão Portuguesa.E, sinceramente,penso que foi uma péssima opção colocar o sinal na TV cabo nacional,tendo em conta a sua fraca qualidade.A imagem da Madeira até acaba sendo prejudicada,porque o público tem sempre a tentação de fazer comparações com os restantes canais.
Em relação às nomeações/exonerações,não me pronuncio.Estou a leste de tudo isso.
O que me preocupa verdadeiramente,enquanto cidadão natural da Madeira a residir há já alguns anos em Lisboa, é a qualidade da estação.
Um abraço cheio de saudades dessa terra maravilhosa

Óscar Bonifácio, Santana disse...

Sr. Calisto, sabe que já tenho alguma idade e nestas coisas ou me explicam, bem ou fico pior que um burro. O meu amigo Calisto - será que o nosso glorioso este ano vai lá, à Europa? - pode-me explicar por miúdos, usando a sua linguagem à medida do povo verde-.rubro, realmente o que é que se passa na RTP-M? Será que pode pegar o boi pelos cornos e dizer com todas as letras e na sua opinião, o que realmente ali se passa? Falavam do Jornal da Madeira do Jardim, mas por acaso é verdade que esta RTP-Madeira custa 11 milhões de euros todos os anos?! Faça-me esse favor. Um abraço amigo

Anónimo disse...

Realmente Sr. Anónimo 14:09. Gostei do seu post, só pode ser o M. Cunha a escrever ou alguém muito próximo dele. Então vamos ao que interessa.
Estás aí e eu estou nesse lado e somos 2 anónimos e possivelmente trabalhamos juntos na mesma casa. Sabes muito bem, como eu o que se passa na RTP-Madeira. Sabes muito bem o quanto de “porcaria” há nesses corredores. Também sabes que querem escravos a trabalhar de borla para dizerem de boca cheia que fazem muita produção\informação… estatística… blá blá blá fantástico. Mesmo que não tenha qualidade nenhuma.
Também deves saber que há aí uns trabalhadores que receberam umas promoções… porque? … Também queres que responda? Pois é, ficaria internamente a descrever situações de podridão e falta de humanismo nessa casa e não só de chefias…
Meu caro, enquanto uns enfrentam o “bicho” para terem uma TV séria e de bons conteúdos, outros não têm cintos nas calças e gostem de ver as mesmas cair pela cintura. Tanta falsidade por metro quadrado dentro dessa RTP-M… muito poderia escrever; mas vou ser moderado quanto baste … isso até um dia… mas não te esqueças daquilo que sabes... há muita coisa grave dentro dessa empresa.

Anónimo disse...

Os cavalheiros que venderam a alma ao diabo,pondo em causa a imagem e a credibilidade da tv e da rádio,devem explicações aos contribuintes,que pagam para ter um serviço público isento,plural e independente, de qualquer tipo de poder.Caso isso não aconteça(como é de prever),sugiro o lançamento de uma petição para destituir a atual direção e menbros da estrutura coniventes com a promiscuidade existente entre a rtp e um conhecido grupo económico.
È preciso agir para terminar com esta pouca vergonha.

Anónimo disse...

O que me surpreende, em toda esta marosca, é a inércia dos trabalhadores.
Que raio.Que é feito do brio profissional?Será que são coniventes com a situação?
Os jornalistas,por exemplo,que devem questionar,interrogar e cultivar a critica,que é feito deles?Embarcaram no situacionismo?
Eu não tenho a minima dúvida,que aquilo que está a acontecer na Madeira,se tivesse lugar numa outra qualquer sede ou delegação da RTP,o caldo já estava entornado.Ou será que não?
A RTP M não cumprir os encargos previstos no contrato de concessão de serviço público é uma coisa.Outra é o deixa andar por parte da comissão de trabalhadores,sindicato dos jornalitas,conselho de opinião????e por fim a própria administração,que devia estar ao corrente do serviçinho que é prestado aos espectadores nas antigas ilhas adjacentes.Ou será, que os novos tubarões do grupo RTP, também jogam golfe e gostam de atracar na ilha mais pena do arquilélago?

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo das 15.06.
Se voçê trabalhasse aqui e tivesse de ser obrigado a ouvi-lo aos berros todo o dia(sem o minimo de educação)e com ameaças de processos disciplinares e despedimento,o que é que faria?

Anónimo disse...

Só existe uma solução para a RTP Madeira.
A empresa mãe fazer um convite para, um, ou dois quadros de Lisboa, com provas dadas,
realizarem uma comissão de serviço de um ano na ilha.

Para quê e porquê????
Para mudar hábitos, e formatar o canal.
Infelizmente e a prova disso, é a inexpressão que a RTP Madeira,
tem junto dos madeirenses.
Quem vê o canal tem mais de 40 anos.
O programa com mais interesse é o telejornal.....
O resto, consideram quase lixo...


Ao longo dos mais 40 anos de existência da RTP Madeira,
cultivaram-se rotinas erradas, porque
quem liderou, nunca estudou, e pouco percebe de televisão.
Alguns diretores caíram de para-quedas.
Vieram da rádio, e dos jornais.

Os líderes fracos, ouvem muito.
Ouvem os empresários, ouvem os políticos, a
...... o vizinho... o mendigo.... e depois fazem programas
estranhos, que ninguém vê.
Para não errarem, repetem
os chamados chouriços clássicos.
Entrevistas, mais estúdio, mais entrevistas
à beira mar, mais estúdio…………


Estas lideranças, acabaram!
É necessário gente, formada.
Profissionais que tenham estudado
o audiovisual.

Para inovar, romper com um passado de
concluío, entre políticos e empresários.
Caso contrário, a RTP Madeira vai acabar
como o antigo Jornal da Madeira.
Uma casa refém de interesses.
Pior, é descrédito dos madeirenses.

Só profissionais, livres e competentes
é que conseguem ressuscitar
a RTP Madeira.

Anónimo disse...

O Senhor Cunha nunca foi Sub Diretor da RTP. O Senhor Cunha, quando entrou naquela empresa, entrou como subdirector de conteúdos. Portanto, destituiram-no de um cargo que nunca teve

Anónimo disse...

Você deve perceber muito de televisão 👏👏👏👏

Anónimo disse...

👍👍👍👍👍 Muito grave mesmo
O ideal seria uma auditoria ás contas da RTP Madeira, penso que alguém batia com o rabinho no tribunal.

Anónimo disse...

É lógico que sim. Tanto que foi lá que foi decidido que o Martinzinho seria o Diretor.