Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Imprensa





...E TAMBÉM O MESMO GRAFISMO TODAS AS MANHÃS!
























Desde o primeiro número ao dia de hoje, se não nos escapou algum deles, a 'nova' publicação que dá pelo nome de JM traz todos os dias a mesma santa primeira página, graficamente falando. Olha-se o escaparate e pensa-se que está exposta ali a mesma edição há quase 3 semanas. É uma caricatura para nos entendermos.
Julgávamos que aquele vermelhão todo no papel e no on line (entretanto desmaiado) era para dar um ar diferente, uma dinâmica de mudança (ou de renovação). Mas o que vemos é um conservadorismo chato e aborrecido dentro da modernidade que quiseram ostentar.
Bem, caro Marsílio. As primeiras páginas mudam. Para evitar a monotonia, como sabes tão bem quanto nós aqui. A equipa do estilo só deixou uma maquete e não deixa mexer nela? Manda os desenhadores passear e muda aquela primeira página todos os dias. Homem, a coluna da esquerda para a direita, a fotografia de fundo para baixo, um safanão nas galerias, é contigo. Faz qualquer coisa. Mais primeiras páginas destas é que não. Já saíram 18 assim! Dezoito! Iguaizinhas.  
Pois, esgalhar um editorial todos os dias... A intenção é boa, mas isso é para a militância política, como um dos teus antecessores no Jornal fazia no tempo das bombas, com a Tribuna Livre. Agora vir um director doutrinar a plebe diariamente... Às tantas, falta o assunto, vá de doutrinar o povo em editoriais sobre mosquitos, como hoje.
Convinha deixar os mosquitos para a Extermínio e as outras pragas para outros extermínios, ficando os textos sobre os mosquitos para a editoria própria, mesmo assinados pelo director no papel de jornalista - e ocupar o tempo de direcção a dar tratamento àquele grafismo e ao resto que compete ao cargo. 
Atenção que não se trata de querer dar lições de jornalismo a quem anda mais actualizado, era o que faltava. É só um desabafo.
...Até porque estamos p'ràqui a falar sem autoridade, porque nem somos assinantes do JM. Só contribuímos obrigatoriamente com os impostos para 'um novo jornal todas as manhãs'... que vem sempre igual.

4 comentários:

Anónimo disse...

JM (Jornal do Miguel).

Tadeu disse...

... e também o mesmo blog todo os dias!

Caro Sr. Luis Calisto,

O Jornal JM tem tido o mesmo grafismo na primeira página por muitas e diversas razões, à qual julgo que o Sr Luis seja alheio. No entanto e se continuar a seguir o jornal como tem feito até aqui todos os 18 dias, irá constatar que em breve haverão alterações na primeira, segunda, na 15ª, entre outras págs... não porque nos sugere, mas porque há razões que assim o determinam.

Quanto a "mandar os desenhadores passear ", demonstra da sua parte uma grande falta de educação e fraca cultura profissional, já para não falar numa suposta prepotência de outros tempos, ainda não muito distantes.

Os Desenhadores gráficos são indivíduos com formação e por isso não "mandam passear" as críticas, antes pelo contrário, respeitam-nas e tentam aprender com elas.

Já agora e não leve a mal, deixo-lhe um comentário de um designer gráfico: preocupe-se um pouco mais com a imagem gráfica diária do seu Blog... que por acaso também é igual todos os dias!

Sempre a considerar, um resto de bom domingo,

Ricardo Tadeu Barros

Luís Calisto disse...

Caro Tadeu Barros

Esta agora!
Em primeiro lugar, aprecio que tenha resolvido intervir nesta causa que nos é muito cara a todos, a discussão à volta da causa dos jornais. Esse é um indício de brio profissional que, por ser coisa rara nos tempos que correm, merece esta palavra.
Mas vamos ao que interessa. Quando sugiro ao Marsílio que mande os designers passear, não estou a subestimar o vosso trabalho, muito pelo contrário. Repare: o vosso layout (JM) em meu entender é bem-vindo. Mas... quem faz uma primeira página interessante, graficamente,é capaz de lhe dar um retoque todos os dias - como o Tadeu sabe melhor do que eu. A filosofia que deve presidir a uma paginação contempla o conteúdo das matérias arranjadas para essa edição, e não o contrário.
Isto é: o que está certo é o director do jornal dizer-vos: arranjem uma maqueta para a queda do avião; ou para a tartaruga que foi encontrada a chorar. Sim, porque as primeiras páginas não podem ser todas iguais, sob pena de não traduzirem a importância dos assuntos a ela chamados. Muito menos deve ser o designer a dizer: Marsílio, arranja notícias que fiquem bem nesta maqueta.
A minha intenção é produzir crítica em vários planos da vida comunitária, o que também quer dizer que estou aberto ao contra-ataque às minhas posições, como é óbvio.
De uma assentada, chama-me 'mal-educado' e 'prepotente'. É a sua opinião. Quanto à má educação, se é só por vos ter criticado, conte que vou continuar a ser mal-educado. E aqui fica consagrada a outra parte, da prepotência.
Muito a sério, amigo designer gráfico. Conheço por experiência própria o drama dos cavalheiros do 'don't tell, show'. A banda desenhada no jornalismo profissional foi criada pelos aspirantes a trabalhadores da imprensa que não sabiam escrever. Chegaram à praça agitando consequências catastróficas para os jornais que não aderissem aos gráficos e aos números em caixa alta, porque, ai deles, tinham a falência na esquina seguinte. Os empresários, que de jornalismo percebem tanto como do mercado onde operam, caíram na esparrela. Veja o resultado. Tiragens piores do que há 25 anos. Em jornais de todo o lado.
Atenção que não estou a dizer que os designers são dispensáveis do processo jornalístico, porque não são. Agora, cada macaco no seu galho.
Finalmente, a monotonia diária do Fénix. Meu caro, os Leitores cá da casa perdoam~me isso. Sabem que sou sozinho a trabalhar e que ofereço um produto barato, que não tem um passivo de 52 milhões nem vai custar daqui em diante um cêntimo ao bolso dos madeirenses.
PS - Caro Tadeu Barros, dê uma volta àquela 1.ª página. 20 dias com a mesma maquete já deve estar no Guiness. Mais: no dia em que mudarem aquilo, abro uma garrafa de champanhe (aliás espumante).
E não se aborreça porque a vida são dois dias.



Anónimo disse...

NÃO ME DIGAM QUE ESSE DESIGN AINDA É PAGO PARA FAZER ESSAS LOUCURAS????????