Powered By Blogger

domingo, 13 de setembro de 2015

Partido extinto


BEXIGA DIZ QUE O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
TAMBÉM SE METEU NA FILA DOS DONATIVOS


Por não ter sido ainda notificado, o PND
continua a vasculhar a correspondência
que chega.


O animador Manel Bexiga, embora sem dar a cara, conta como está a ser a reacção dos dirigentes do PND à ordem de extinção do partido decretada pelo TC. O argumento para fechar o agrupamento rebelde, serviço encomendado pelos partidos tubarões, é apenas a falta de cabimento dos donativos a idosos, doentes e pobres, porque as contas das campanhas e afins foram sempre entregues. Mas se o Tribunal actuou assim, Deus sabe quem precisa. A próxima acção do futuro ex-partido poderá ser a distribuição de notas de 100 euros aos turistas que desembarcam dos cruzeiros.



À primeira, quando ouvimos que o Tribunal Constitucional tinha mandado o PND fechar, julgámos que era para fechar mais cedo por causa de alguma queixa de vizinhos que não gostassem de boémia até altas horas da noite. 


Afinal, a ordem é para o Partido da Nova Democracia fechar de vez. 
Há perguntas no ar. 
O TC fecha o PND na Madeira e deixa o PND nacional aberto? Ou o TC considera que o PND nacional já morreu e que o PND na Madeira continuava em actividade mas clandestinamente, dado que a Constituição não admite partidos regionais?
Para sabermos o que pensam da decisão do TC os dirigentes do partido em extinção, tentámos um contacto com o animador da simpática formação política Manel Bexiga, que amavelmente se negou a falar do assunto. Conforme alegou, temas relacionados com o Constitucional são tratados pelo chefe dos contínuos do partido.
Conversa puxa conversa e, aproveitando a circunstância de Manel ser um destravado para dar com a língua nos dentes quando embalado, conseguimos arrancar duas ou três ideias relacionadas com a interessante decisão dos caretas constitucionais da rua do Século.
A primeira coisa que quisemos saber foi sobre a dúvida macabra manifestada nas últimas horas pela comunicação social: que efeitos tem a drástica decisão do TC no deputado do PND?
"Nenhum efeito", responde Bexiga. "O Dionísio está de perfeita saúde e ainda há pouco comia como um abade numa almoçarada da malta do futuro ex-partido."
Almoçarada? - perguntámos, com segundas intenções.
"Sim, almoçarada. E com todos os matadores. Gambas e tudo. Já que não podemos usar o dinheiro do jackpot ajudando quem precisa, de alguma maneira temos de dar descaminho às astronómicas verbas que o parlamento paga."
De facto, na base da sentença de morte, salvo seja, formulada pelos senhores do TC, está a alegada falta de cabimento das ofertas de senhas por parte dos dirigentes do PND a pobres, doentes e idosos. 
"Eu bem dizia que era melhor aplicarmos os balúrdios em milhares de t-shirts, lapiseiras, sacos de plástico e aventais, passe o termo, mas os chefes do partido armaram em solidários...", desabafa Bexiga.
Mas o que andam a dizer é que o PND não apresenta contas nenhumas há 3 anos!
"Falso. Contas de dinheiros das campanhas e afins, temos mandado tudo. O problema que o TC levanta vem do que oferecemos aos necessitados em diversas ocasiões, numa iniciativa puramente política que era chamar as atenções para as fortunas do jackpot em comparação com a miséria do povo."  
Quisemos saber: o deputado único Dionísio Andrade, agora sem partido, terá de passar a independente?
Manel responde que isso é impossível, já que uma pessoa não pode mudar para uma coisa que já é. 
Filosófico. Mas é verdade. Dionísio Andrade sempre foi independente.
Mas então... para que raio serve a decisão do TC? - estuporámos.
"O TC quer ajudar-nos a voltar ao nosso verdadeiro lugar, que é o de um grupo de activistas", explica o impagável animador. "Nunca quisemos ser um partido político, só enveredámos por esse caminho para entrarmos no parlamento e darmos trabalho a órgãos institucionais como o Tribunal Constitucional, que não tem serviço com que justificar os tachos."
Por falar em tachos... E Manel Bexiga, agora que não tem o carro funerário onde apresentar as suas engraçadas rábulas, capazes de fazer levantar um defunto, que futuro vai ter?
"Tenho uma na manga. Quando vier o avião cargueiro, vou exportar uma porradaria de nabos e cabeças-de-alho-chocho que enchem a barraca gigante montada pela renovação."
E acrescenta Bexiga muito depressa: "Cheguei a pensar em pedir ao Zé Manel que metesse uma cunha aos Sousas para me arranjarem trabalho na animação do Lobo Marinho ou do futuro ferry para o Continente, mas, depois do que lavámos no Zé, não tive lata para isso." 
Atrevemo-nos a insinuar: talvez o TC tenha chegado à conclusão de que, com o fim do jardinismo, o PND tivesse perdido a sua razão de ser. Bexiga não concorda. "Agora é que temos serviço, amigo, mais do que no antigamente. Estes agora manobram às escondidas, de maneira que temos de investigar muito antes de fazer as acções de protesto na rua. Mas é esse trabalho que retomaremos na qualidade de activistas políticos."
Ainda bem, dizemos nós, que os activistas do PND têm profissão e trabalho. De contrário, teriam de ir para as filas que antes se formavam à sua frente, à espera das senhas e dos cabazes. Bexiga não acusa o toque: "Eu por mim até ia para as filas, porque ninguém sabe a que tempo chega. A questão é que não há partidos dispostos a dar o que quer que seja diante de filas. Aqui é que o Tribunal devia de intervir, obrigando-os a partilhar o balúrdio que ganham sem trabalhar."
O facto é que eles falam dos tais 3 anos sem apresentar contas... De que estavam à espera?
"Estávamos à espera de chegar ao fim de 36 anos sem os tribunais nos chatearem, como fizeram com outros", remata o famoso artista.
Bem, vocês ainda não estão extintos. A extinção só entra em vigor quando sair no Diário da República...  
"Sim, já agora que sejam rápidos com isso. Só espero que o Diário da República não faça censura com essa notícia sobre o PND. Agora vai e vai mesmo."
Uma vez que o deputado Dionísio Andrade continuará no parlamento, sempre como independente, como é que, sem distribuir ofertas, vão resolver o problema de se verem livres do dinheiro da ex-casa de loucos?
"Não diga nada, mas ouvi falar no partido que as próximas acções de rua serão comparecer com sacas de dinheiro à chegada dos cruzeiros e distribuir as notas pelos turistas. Assim eles pensam que estão a chegar a uma terra de milionários. Pode ser que o TC goste."
Segundo Bexiga, essa acção só avançará caso reste dinheiro depois do pagamento das multas aplicadas ao PND neste intrincado processo. "Eles no TC vão ser severos. Como membros de um órgão genuinamente partidário, eles representam os grandes partidos e têm de cumprir as ordens dos tubarões que mandam neles, fazendo desintegrar a arraia-miúda que lhes morde as canelas. Ou acha que o grande problema daquelas cabeças é a falta de cabimento de uns vales de farmácia, cabazes de Natal e livros escolares?"
Acrescenta o nosso cómico: "Não é preciso óculos do Alberto para ver que os juízes daquele Tribunal Constitucional estão na fila dos donativos que os partidos costumam dar para calar quem convém ficar calado."  
Só para terminar: não temem que essa teimosia de não apresentar as contas que eles pedem seja levada mais longe e acabar com... enfim, com alguém a ter de usar aquelas pulseiras electrónicas que estão em moda...?
"Depois de termos visto um porco andar de bicicleta, de patas largadas, na promenade da Estrada Monumental, tudo é possível nesta terra. Pelo seguro, já estamos a pensar organizar jantares com amigos para vermos juntos os debates da campanha, na televisão do Luís Miguel de Sousa. Também queremos contar quantas vezes falam em nós. Depois mandamos as selfies para vocês publicarem."
Agora sim, última pergunta: e que vai acontecer ao PP da Madeira, que, com o seu 'CDS solidário', fez o mesmo que os senhores do PND?
Bexiga evita entrar na zona minada: "Como compreende, não falo da casa dos outros. Só digo que evidentemente o CDS também tem de ser fechado. Queremos ver como é que o TC se mete em alhadas contra o Portas e seus cães de fila. Se não actuarem, vai haver barulho. O PND fecha, o CDS também fecha. Mas, como compreende, não posso dizer absolutamente nada sobre isso."

5 comentários:

Eu, o Santo disse...

É bom que tenham ajudado os necessitados. Mas se tivessem utilizado o dinheiro para responsabilizar a gestão danosa na Regiao teriam ajudado muitos mais...
Lido assim, parece que quiseram se livrar do dinheiro sem recibo... Uma desilusão! Uma falta de senso. Se fiquei com a ideia errada, corrijam me.

Se calhar é mais fácil e simples fazer insinuações do que tentar realmente provocar a mudança de atitudes.

Tânia disse...

Larguem o PND que nunca interessou ao menino Jesus e tratem de esclarecer o eleitorado relativamente aos candidatos transparentes do PSD-Madeira à AR.

Se não sabem do que falo, deixo aqui as dicas:

- Dra. Sara Madruga da Costa tenciona ser totalmente transparente com o eleitorado e dar um exemplo aos jovens de que podem ser quem eles são serem descriminados? Se não sabe do que falo, talvez a palavra "tapete" ajude.
- Dra. Rubina Berardo tenciona ser totalmente transparente com o eleitorado e dar um exemplo de coluna vertebral e retidão de caracter? Se não sabe do falo, talvez o termo "dogma miguelista" ajude.
- Sr. Daniel Borges tenciona ser totalmente transparente com o eleitorado e assumir de uma vez por todas que se vangloriou de ter certos convidados no seu casamento? Se não sabe do que falo, talvez a palavra "construção" ajude.
- Menino André Candelária tenciona ser totalmente transparente com o eleitorado e esclarecer por quais "portas e travessas" arranjou o tachinho na EEM? Se não sabe do que falo, talvez a palavra "língua" ajude.
- Demais candidatos, esperemos que não tenham "telhadinhos" de vidro...

Beijinho no ombro para as amigas recalcadas da oposição...

Anónimo disse...

O baltazar ja prometeu uma bomba no TC

Anónimo disse...

Há que fazer um esclarecimento ao Santo disfarçado de laranja. O PND gastou milhares de euros para não deixar o processo Cuba Libre morrer. Ou alguém julga que os advogados bons deste país trabalham para aquecer...

Anónimo disse...


Santo...

Viras-te Tânia ?