Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A comédia à portuguesa não acabou


CAVACO SILVA ESTÁ FULO
COM OS VOTOS À ESQUERDA


Deu cá uma birra no Sr. Presidente esta noite!... Se ele apanhava pela frente Catarina Martins ou Jerónimo - ou, preferencialmente, uma dúzia de votantes na esquerda, havia tapona da grossa

O homem que puseram em Belém uns poucos de anos abanou-se todo com os resultados de 4 de Outubro. Por mais que ele participasse na campanha eleitoral com as suas posições subrepticiamente reacças, com avisos e ameaças veladas, o vilipendiado povo finalmente decidiu meter a Direita na ordem. Ora, depois do trabalhão do Cavaco em 10 anos de primeiro-ministro e nesta eternidade como PR, para 'educar' a populaça na linha do regime salazarista, a resposta nas urnas mesmo em vésperas do homem do leme se pôr a milhas não poderia colher as suas boas graças.
Desatinou. Pegou no tempo de antena desta noite para insistir na nomeação de Passos Coelho para primeiro-ministro, mas reiterando avisos e ameaças e chamando de tudo aos deputados eleitos pela esquerda, agora sem paninhos quentes. Aquilo eram raios e coriscos por cima dele no écran da TV, como a tempestade tropical cheia de relâmpagos que estamos a ver na Madeira.
O homem bem podia nomear Passos Coelho, seguindo a Constituição e a tradição. Depois, o programa de governo levava um chumbo em São Bento. O homem mandava Passos passear e nomeava o líder do segundo partido mais votado, António Costa, que teria de assumir a responsabilidade da queda da coligação e a prestação do governo seguinte. E Cavaco ia-se embora dizendo: limitei-me a cumprir o que mandava a sapatilha.
Assim, meteu-se em aventuras, deu a entender que os votos à esquerda vieram de centenas de milhares de loucos apostados em destruir o País - em suma, armou-se em protagonista e antagonista ao mesmo tempo, o que é péssimo quando estes silogismos políticos andam na berra.
Não conseguimos imaginar quantos actos mais terá esta revista à portuguesa, mas a peça promete.
Cavaco quis intimidar a esquerda, mostrando exemplos anteriores em que governos minoritários foram viabilizados no parlamento. Logo, é preciso fazê-lo também com a coligação.
Outra vez a mesma conversa?! Quantas vezes é preciso dizer, a ver se entra naquela cabeça dura, que esses governos minoritários tinham potenciais aliados em São Bento? É que agora Passos Coelho e Paulo Portas só têm dois aliados, que são os próprios PSD e PP. O que não dá maioria parlamentar, por mais que eles estiquem as bancadas. Caramba, Aníbal! 

10 comentários:

Anónimo disse...

Presidente e Governo a prazo.
Daqui a uns dias, nenhum dos dois já lá estará...,chiça!

Anónimo disse...

Caro Calisto,

não vi a comunicação do Cavaco Silva pois há muito que perdi a pachorra de aturar esse senhor, principal culpado, junto com o Mário Soares do estado ao que este país chegou.

Mas, apesar de até preferir uma mudança de governo, julgo que neste caso ele tomou a decisão mais correcta, pois o partido ou coligação mais votado no dia 4 de Outubro foi o paf, agora resta aos deputados e seus partidos decidirem em consonância com as responsabilidades que lhes foram atribuídas no dia das eleições.

Se tudo acabar em novas eleições muito bem, é a democracia a funcionar.

Cumprimentos

Verde Rubro

Andesman disse...

Este PR é uma digrácia "como se dizia em Machico".

Anónimo disse...

Este Aníbal, ex informador da PIDE está com claros indícios de alzeihmer. Nota-se nas suas palavras e actos um saudosismo do passado, um retorno à esplendorosa juventude fascista monopolítica. Penso que está pronto para ser internado, pois infelizmente, não é só um perigo para si próprio (o que ainda se aguentava) mas é para os outros. Quanto à direita, é confrangedor ver o pânico. Está aterrada com o facto de a esquerda chegar e começar a dança das investigaçõezinhas e dos processos.

Luís Calisto disse...

Companheiro Verde-rubro
De acordo. O homem andou dentro da normalidade ao designar Passos, que é líder do maior partido da coligação vencedora, embora minoritariamente. O que destaco aqui é a raiva do homenzinho pelo facto de 1 milhão de Portugueses votarem bem à esquerda, depois das suas - dele - lições e práticas de direita durante décadas. Que atrevimento de Zé Povo!
Viva o Marítimo, Club onde desde sempre há menos palavras, mais actos e cabeça no lugar.

Anónimo disse...

Em relação ao Maritimo, pode ir ver aos JORAM desta semana, o dinheiro que foi atribuído a uma modalidade que é praticamente inexistente, a natação. É este tipo de situações que logo que o panorama politico mude, vão ser escarafunchadas.
Cumps.

Anónimo disse...

Tirar este blogue esquerdalho e desonesto dos meus favoritos. Já não era sem tempo!

Anónimo disse...

Então anónimo das 11.55, até o seu ex chefe tem tempo de antena para as suas baboseiras do costume

Anónimo disse...

A verdade incomoda muito. Imagino o anónimo das 11:55 a dizer: "vou tirar este blog dos meus favoritos!!!" "buuaaaa, já não gosto mais deste blog"; "snif snif, preciso de mais uma ______________"

Fernando Vouga disse...

Foi Cavaco que, ao botar insensatamente faladura na campanha eleitoral, lançou a confusão.
Como seria de esperar, saiu dela da pior maneira.
Simplesmente repugnante. Tenho vergonha de ter um PR assim.