Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Opinião



É BOM QUE AS BRINCADEIRAS ACABEM




A brincadeira é própria de todas as idades.
Traduz um estado de espírito.
É brincadeira, apresentar como nossas, iniciativas de outros já antecedentemente lançadas.
É brincadeira, chamar a nós, soluções que antes já estavam tomadas.
É brincadeira, penalizar uns, por defender o Povo da sua terra, e a seguir, chegados os amiguinhos, assumir então a decisão que levara os reivindicantes de antes a suportar uma sanção.
É brincadeira, só resolver tudo o que antes estava travado, por razões pessoais.
Até porque quem confunde questões de Estado com questões pessoais, não é estadista.
É brincadeira, continuar a não se saber ler a conjuntura e preferir a fractura que debilita, à união que faz a força.
É brincadeira, não deixar usar uma infraestrutura antes já comprovadamente utilizada, só para justificar teimosias exibicionistas e irracionais do passado.
É brincadeira, viver no “wishful thinking” como se a realidade fosse aquilo que se deseja, e não a que efectivamente é.
É brincadeira, confundir com TRABALHO, cenas de parlamentarismo desacreditado.
É brincadeira, enfileirar em “desígnios” que não são prioridades, mas mera “opinião publicada”, só para cultivo de climas de “união nacional”, à partida condenados por lhes faltar a indispensável dialética política. E, por outro lado, não se concretizam as infrastruturas necessárias a impedir desertificações do território, ou a estabelecer seu ordenamento nas faixas suburbanas.
É brincadeira, a colagem do colonizado ao colonizador, bem como urdir as políticas de Emprego e de Desenvolvimento através de estratégias meramente assistencialistas.
É brincadeira, acusar Empresários e Administrações anteriores, sem fundamento, para acudir a “cabos eleitorais”.
Como são brincadeiras, as catadupas de anunciações sem correspondência, com os inerentes riscos de descrédito apesar da comunicação social domesticada, que se dizia ser no passado.
E a brincadeira é tanta, que se teme que entre numa espiral sem retorno, estragando tudo o que se erguera ou conquistou, só para imitar o estalinismo na tentativa tonta de apagar a História.


Funchal, 30 de Outubro de 2015

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim
 

16 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez, o Sr ex-Presidente tem alguma razão. Até pelo facto de também ter tido "abomináveis tiques revisionistas estalinistas"! Como mero cidaddão espectador que FINALMENTE é, gosto de acompanhar as suas opiniões, deste novo ponto de vista (da vizinhança do Miradouro de Santa Clara a vista é diferente do Mirante da Dona Guiomar, não é verdade)?

Anónimo disse...

É... Alguém sentiu-se ofendido... como diria o outro, temos pena!

Anónimo disse...

Uau! Que discurso! Só é pena que enquanto lá teve não aplicou as meedidas que agora defende! Demagogo...

Anónimo disse...

Parece que este quer bater o Santo nas diarreias mentais no Fénix!

Eu, o Santo disse...

Gosto deste discurso.

Anónimo disse...

Refere-se aos amiguismos ontem denunciados. Mas haverá alguém com medo de revelações? Ontem O Presidente acusou compadres , amigos e padrinho. Em nome da verticalidade. Será que se vai descobrir mais alguma coisa? Salta Presidente. O povo espera pela brincadeira que pode doer.

Miss Take disse...

Realmente Albu-Queque é um danado para a brincadeira, essa que, para ter graça, uma vez basta.

Anónimo disse...

Alberto João sempre...gostei da sua reflexão, ou eu não fosse jardinista, aliás estes que estão agora eram uns falsos jardinistas, tenho pena que o partido esteja nesta espiral descendente, só não vê quem não quer. Fizeram o saneamento político dos seus militantes, creio que esperam pelo deles. O partido não está unido, está desagregado. As escolhas foram tão más, realmente quiseram ser cópias melhoradas, mas saíram cá umas cópias rafeiras, e pior, sem nível. Opa Alberto João apelo que faça alguma coisa, epa, meta juízo nesta gente ou ponha-os na "linha".

Anónimo disse...

Esta Brincadeira assenta-lhe que nem uma luva à Sua medida. Há brincadeiras fantásticas, não há. Parece que tem medo de alguma brincadeira Descoberta. Foram muitos anos de brincadeiras...Hum....que raio, alguma bruxinha pode destapar a careca dum brincadeira...Ah Homem, mais vale atacar e se prevenir. Não é ?

Anónimo disse...

Isto é tudo verdade. Esmagou-se um povo até à exaustão em nome de vinganças pessoais. Tudo o que agora foi feito podia-o ter sido se o Dr. Passos Coelho quisesse. Não sei se tudo o que o Dr. Alberto João fez, foi correto; não terá sido concerteza mas mais grave, foi um primeiro ministro espezinhar parte do seu povo em nome de uma vendetta e do projeto político do seu amigo que, já agora, não hesitou em deixar sacrificar o seu próprio povo em nome desse propósito. É bom que se veja com olhos de ver e não só o que queremos ver. Foi muito grave o que se passou nos últimos quatro anos e deveria ser cabalmente explicado ao povo da Madeira. Entre Gaspares e Gasparzinhos, assustados como estavam, entregaram o "ouro ao bandido" e deixaram isto tudo irremediavelmente comprometido. Aqui o Dr. Alberto João tem responsabilidades, tem a responsabilidade de não ter providenciado verdadeiros e bons negociadores tratarem a questão, em vez de tecnocratas de pacotilha que se limitaram a aceitar o Menu todo sem tugir nem mugir. Não haviam eles lá por Lisboa gostar e até recomendar; eles limitam-se a ser uma correia de transmissão. De cebolada Dr. Albuquerque é como estão a comê-lo lá como cá. Você é boa pessoa e um bem intencionado Presidente mas olhe que estão a iludi-lo e a induzi-lo naquilo que eles querem. Ou acha que o Gasparzinho vai permitir que se saiba o que ele andou a magicar mais o Chefe dele? Pior que um cego, é aquele que não quer ver. Não é BRINCADEIRA, é SAFADEZA MESMO e o Senhor Presidente está a lhes servir às mil maravilhas. Cuide-se pois gostamos e precisamos de si. Não caia no erro do anterior e limpe sempre a casa quantas vezes for preciso. Olhe à sua direita no Conselho de Governo e reflita, vai ver que chega lá.

Anónimo disse...

A verdade vem sempre ao de cima, finalmente desmascaram o Gasparzinho.

Anónimo disse...

Está a lidar com o fel do passado. Muito bem, é preciso ser homem! Com este não brincam.

Anónimo disse...

Aloooó! Cuba Livre. Isto ainda vai no adro. Têm andado distraídos com o caso do Eng. Pinto de Sousa mas não está esquecido. Quem será que vai ter que pedir a demissão?...

Anónimo disse...

Possa! Isto está a ficar sério. Destaparam a tampa da caixa, ou ainda só espreitaram?

Jorge Figueira disse...

Já todos ouvimos a alguém a indicação de que avisara, havia muito tempo, para a situação desagradável que se viv(er)ia. Fui um deles. Alguns comentadores anónimos onde, provavelmente, estarão alguns dos comentadores acima - pois também são anónimos - mimosearam-me com insultos. Encarados em conjunto assemelham-se a órfãos desamparados e aflitos.
Talvez seja altura de, sem recuar muito, sugerir para nova leitura:
14/05/2012 www.dnoticias.pt/search/apachesolr_searchindignidades
16/07/2012 www.dnoticias.pt/imprensa/diario/335086-mutacoes
10/06/2013 www.dnoticias.pt/imprensa/diario390659-o-cabo-e o-general.
Poderiam ter emendado caminho, caso ouvissem os alertas. Todos teríamos aproveitado e o sofrimento seria menor

Anónimo disse...

AJJ A dormir vale mais que todos os políticos rectângulo e arredores acordados.