Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Opinião



QUEM TRAMOU JOSÉ MANUEL RODRIGUES?







O título acima, decalco-o do nome do filme de há muitos anos, "Quem tramou Roger Rabbit?"
José Manuel Rodrigues e eu fomos adversários, por vezes com alguma dureza excessiva. Mas seria injusto não respeitar e não agradecer a Quem deu importante contributo à Democracia e à Autonomia, durante dezenas de anos, quer como Jornalista, quer como Político.

Independentemente de outras pessoas de valor que também lideraram o CDS/Madeira, a verdade é que José Manuel Rodrigues foi quem pragmaticamente somou melhores resultados.
O CDS, no arquipélago, afirmou-se precisamente enquanto Oposição ao PSD.
A História destes Partidos, na Região, caracterizou-se sempre por uma clara diferença ideológica e nos objectivos concretos propostos.
Por isso, e não apenas por causa das maiorias absolutas do PSD/Madeira, os dois foram sempre incoligáveis.
Daí, o lógico de a Identidade do CDS/Madeira se ter sempre afirmado e consolidado na oposição ao PSD/Madeira.
Claro que com alguns erros de percurso recentes, como o apoio material que deram a um jornal e rádio de um lóbi dominante, que porém apostado na entronização de um outro poder. Como o apoio material que confiaram em Santa Cruz a um grupo de natureza comuno-chavista, ainda popularmente camuflada, fazendo vista grossa à ligação do seu líder, agora autarca, à Intersindical, partido que vai disputar os votos na mesma área do “bloco de esquerda”. Como o apoio material, em São Vicente, a um inequívoco militante PSD, só porque, na altura, era “dissidente”.
Mas a componente anti-PSD que integrava a genética do CDS/Madeira, às vezes exageradamente deixando-se confundir com o PS e as organizações comunistas PCP e “bloco”, no entanto foi dando para ultrapassar a representatividade dos socialistas, dado o primarismo da oposição negativa destes - inculta, permanente e cegamente a tudo dizerem não, fosse o que fosse.
Porém, todos sabem o que deram as incompatibilidades político-pessoais entre o actual líder nacional do PSD e a minha pessoa. A Social-Democracia é incompatível com o Liberalismo. A emancipação autonomista é incompatível com o centralismo colonial. A oposição ao sistema político-constitucional português é incompatível com o situacionismo conservador.
Incompatibilidade partidariamente visível desde as eleições nacionais internas que produziram a solução actual, até às últimas eleições internas no arquipélago, passando escandalosamente pelas eleições regionais de 2011, pela fractura desde 2012 e pelas autárquicas de 2013.
Aliás, nestas, José Manuel Rodrigues pode e deve contar como foi enganado…
Encontrada legal e legitimamente, no PSD/Madeira, a solução preferida pelos actuais dirigentes nacionais, a coligação de Lisboa orientou ao CDS/Madeira o fim da oposição ao PSD regional.
Matou a identidade que precisamente facultava uma sobrevivência proeminente ao CDS/Madeira, face a uma restante Oposição muito menos credível, muito menos racional e quase deserta de Quadros.
Foi assim que tramaram José Manuel Rodrigues.
E não digam que o mau resultado foi por causa de os dois Partidos não se coligarem na Madeira. Todos sabem que as coligações nunca conseguem somar os plenos de cada Partido.
O grave na perspectiva próxima e mediata da Madeira, é o que os resultados eleitorais indiciam.
Mais. Resta saber se, dada a histórica apetência maçónica pelo controlo, sobretudo económico-financeiro, da vida madeirense, o CDS não estará empurrado para o redil.
Um Abraço, José Manuel!

Funchal, 9 de Outubro de 2015
Alberto João Jardim

19 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa crítica. Uma grande visão de um grande estadista. Homens como este fazem falta à política. Alberto João estás perdoado. O que veio a seguir está à vista...
Basta ver o número de demissões...

Miss Take disse...

Sr. Presidente, gostei das suas intervenções “As palavra e os Atos”. Nesta partidocracia, a opinião dos restantes participantes partidários é um indício do entendimento que não vai haver para a formação do Governo, porque não pensam nem querem saber dos votos dos eleitores e no interesse da país, mas sim nos seus interesses e dos partidos que representam. Quanto aos abstencionistas, não querem saber.

Anónimo disse...

QUEM TRAMOU JOSÉ MANUEL RODRIGUES FOI ALGUEM DE DENTRO DO PARTIDO LEVANDO PARA ALGUNS ALTOS RERIGENTES DO PSD AS IMFORMAÇOES DE TUDO O QUE O CDS DECEDIA E ASSIM SABENDO PRIMEIRO QUE OS MILITANTES O QUE TINHA DE SER FEITO PARA ANIQUILHAR O PARTIDO,O ZE MANEL NUNCA JAMAIS DUVIDOU QUE TINHA UM BUF OU AINDA TEM NO SEU SEIO DO PARTIDO.

Broca disse...

Broca
Não há nenhuma alma caridosa que dê a pastilha logo pela manhã à criatura?

Andesman disse...

Alguém se lembra de na ALRAM Alberto João se ter dirigido a José Manuel Rodrigues dizendo: O Sr. sabe que é uma fraude política.

Anónimo disse...

Alberto João. leva-o para casa.

Anónimo disse...

O homem ensandeceu de vez. Querem ver que a votação do CDS foi por causa da maçonaria. Já agora do bildeberg, da trilateral e da Merkel!!!

Anónimo disse...

O fim estava anunciado há mais de um ano. Cada vez mais JMR aparecia com mais canalha. Não digo miudos nem pequenos porque se trata mesmo de canalha. As pessoas mais adultas e credíveis foram-se afastando. Acabou com o prórpio Barreto a afastar-se da lista. Curiosamente o velho abutre cheirou a carcassa e aproximou-se. Será com certeza candidato e aí será com toda a certeza a machadada final. Um conselho para o Barreto, vem para o PSD. Esse partido tem capatazes e se vieres conosco podes acabar por ser patrão deles. Deixa aquilo para o acólito e para os sacristões dele na sua obra de deus.

Anónimo disse...

Boa crítica ? A mesma baboseirada de sempre e uma azia indisfarçável pelo apoio dado por Lisboa ao seu sucessor...
Quem tramou José Manuel Rodrigues foi a sua ambição de ser o Único Importante do CDS/PP Madeira. Sai pela porta pequena, tal como Jardim

Anónimo disse...

Alberto,
Sei que me amas e sabes que o sentimento é recíproco. Vivemos muitas coisas juntos nos últimos 20 anos. Mas, caramba, tens de revelar publicamente o nosso 'caso'?! Disfarça um pedacinho, pois caso contrário prejudicas-me.

Kisses,
O teu sempre querido 'Zé Manel'

Anónimo disse...

Este Senhor aprimorou depois que deixou de estar prisioneiro da governação. Com efeito, é quase surpreendente - não fora a sua justamente reconhecida inteligência - como recuperou o que tem de melhor e que andava algo esquecida, a perspicácia e o dom da crítica acutilante mas leal e justa. Muito bem Dr. Jardim, parece chegado o tenpo de assinar uma coluna de opinião. Se nos permite, deve-nos isso pois sempre "cuidou" de nós e nos avisou sobre as nuvens negras no horizonte. Como tal, vá nos contando o que vê e o que ouve; diga-nos o que sabe e o que acha. Dessa forma, fará mais por nós do que se calhar nos últimos tempos da sua governação. Bem haja Presidente.

Anónimo disse...

Nao seja cinico Dr Jardim, o Rui Barreto arranjou tacho na casa da luz mesmo não tendo habilitacoes a seu mando para tivesse o controlo do cds é verdade ou não?

Anónimo disse...

só vejo pessoas ligadas ao PSD a desejar o Barreto no PP. Tá tudo dito.

Anónimo disse...

Fartou-se de enxovalhar e ofender e agora dá Abraços. Grande lata. Mas quem quer um abraço destes?

Primo do outro disse...

Volta? Leve-o para sua casa, pois mais ninguém o quer a não ser para opinar.
Quanto ao José Manuel. Foi um fim de um ciclo que já deveria de ter sido dado como findo há muito. A sua subida devido aos "ressabiados" do PSD está a terminar e mais cedo ou mais tarde teria que sair se quiser ver o seu partido crescer. Com ele havia estagnado. É preciso sangue novo e sem vícios. Rui Barrêto e Teófilo Cunha são pessoas sem rabos de palha. E espero que se mantenham assim.
Nunca fui de nenhum partido, nem dei a cara por ninguém pois nunca conheci um que merecesse. Desta vez vou arriscar.

Anónimo disse...

Ricardo Vieira passou o poder do CDS a José Manuel Rodrigues e José Manuel Rodrigues devolve agora passados quase 20 anos o partido ao seu legítimo dono. Como já acabou o período de graça de Ricardo Vieira ao lado de Cunha e Silva, com quem esteve estes ultimos anos como jurista nas sociedades de desenvolvimento e mesmo advogado pessoal. Ficou sem acesso ao novo governo de Albuquerque. Precisa do CDS para ter acesso ao pote de novo. Uma vergonha esse partido. Deve ser remetido pelos eleitores á sua verdadeira dimensão que é mais raso que um chinelo. É a vingança do ex-presidente. Vou embora mas o Barreto lixa-se. Nem para mim nem para ele.

Anónimo disse...

Quem tramou o jmr foi o Barreto quando não aceitou ir em segundo. A bastonada final depois de anos a desgastar atreves da sua guarda avançada e o casalinho da retaguarda

Anónimo disse...

Parece que o maçónico vai de carrinho muito em breve. A sala do tribunal está pronta para quarta-feira .

Anónimo disse...

Afinal não. O sr. Lino afinal safa-se com a conivÊncia de toda a assembleia. Tudo gente séria. E o advigado é o sr Ricardo Vieira que é candidato ao partido. Que fossada. Depois não percebem a abstenção. Estamos fartos de vocÊs todos. Cambada de #$%$#**