Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Câmara amiga






CARREGAR NAS RUÍNAS DA CIDADE





O Presidente Paulo Cafôfo estará convencido de que a filosofia da sua Câmara na relação com os munícipes está de acordo com as linhas programáticas que apresentou há 2 anos e lhe deram a vitória no Funchal?



A Câmara do Funchal diz que vai carregar nos impostos sobre prédios em ruínas entre a Ribeira de São João e a Zona Velha. É assim mesmo! O respeitinho é muito bonito. Isto não é um barco sem arrais.
Agora a sério.
Quem é que no seu perfeito juízo se mete a fazer obras de restauro no casebre? Chiça!
O munícipe, depois de ter poupado alguma coisa graças ao seu trabalho, e sem recurso a expedientes que muitos conhecem bem, decide melhorar a sua qualidade de vida e ao mesmo tempo contribuir para o visual da sua cidade, enveredando pelo plano possível de melhoramentos na sua casa. 
No que o pobre se vai meter!
A Câmara exige licenças pagas a peso impossível para tudo. Licenciamento para isto, licenciamento para a pintura, licenciamento para uma laje, licença para o camião do cimento, licença para a m... de uma abertura de vão. Licenças atrás de licenças, num mais acabar de burocracia e dinheiro a derreter. E depois a proibição de subir 20 centímetros no muro por causa do PDM, que aliás se suspende quando o peixe é graúdo, a recusa disto, o embargo daquilo.
Durante 5 e às vezes 10 anos, uma pessoa só tem chatices, papelada para a frente e para trás, ameaças, fiscalizações arrogantes, multas - e o processo por resolver.
F...! , c...!
Os tipos da Câmara - estes de agora tornaram-se iguais aos anteriores, até na perseguição a quem lhes prega com estas verdades, pois continuem lá - esse tipos, ainda por cima, entendem tratar o munícipe como um subordinado deles. Quem lhes paga o ordenado é que é tratado como gato-sapato! Mandam fiscal para isto, fiscal para aquilo. E então quando há vinganças para fazer, políticas ou outras!... Eles acham-se uns campeões só porque lhes puseram a chave do wc nas unhas. E até fazem insinuações, quando o munícipe vai lá perguntar quando é que andam com aquela m... Acusam o munícipe de estar a ser favorecido, e quando o processo se arrasta por 7, 8 e mais anos! Olha lá se não fosse favorecido! Porra!
Facilitadora - prometiam os actuais 'mudadores' relativamente à futura Câmara, na altura em que andavam de 'Mudança' em punho à caça do voto, prometendo acabar com as prepotências do laranjal. 
Olha lá! 
Facilitador, isto!
Ninguém quer facilitismo, quer-se é justiça. Cumpram os regulamentos e mais nada!

Mas o que custa é uma pessoa se habituar. Agora já se percebeu que é tudo a mesma melodia. Lá para finais de 2016, os fulanos adocicarão a melopeia de adormecer os contribuintes vilipendiados, de maneira a estar tudo esquecido em cima das eleições de 2017. Mas cá estaremos nós para fazer barulho e não deixar ninguém dormir.
Recuperar a casa, com aqueles 'emplastros' mangas-de-alpaca a chagar a molécula de cada um? F...!


Há sempre uns doidos que se metem em aventuras. Não sabem no que se envolvem!








Ali na zona do Cemitério dos Judeus é que a cidade está está bonita 




6 comentários:

Anónimo disse...

O executivo desta Câmara do Funchal está a trilhar um caminho de pouca racionalidade em várias áreas, mas no urbanismo é mesmo uma desgraça. O vereador Domingos Rodrigues está "encostado" pelos restantes pares, tal é o seu desmazelo estrutural na condução das áreas a que está afecto. O homem raramente faz presença nas reuniões institucionais e nas poucas em que se faz presente, se puder, nem abre a boca. Daí, o próprio presidente chamar a si a condução do dossier PDM, pois já se sabe que dali não irá sair grande coisa, apesar de também ele próprio nada perceber do assunto. Mas, a desgraça do PDM não termina aí. Cafôfo chamou a nora de AJJ, para gerir essa condução, com uma equipa diminuta e o clientelismo nem acabou com a contratação duma estagiária recém-formada para que à conta de mais de 2 mil Euros/mês, "ajudar" a vislumbrar a luz ao fundo do túnel.
Naquela casa há fiscais que passaram a ser psicólogos, e outros que passaram a ser esposos das secretárias da vereação. Logo, temos uma casa cujos fiscais em plena Mudança, que estão em processo de ascensão e nem sempre isso aditiva a produtividade. Apenas as peneiras e o nervo do caciqueiro poder.
Até nos admiramos como é que um conhecido jornal matutino da nossa ilha, não traga mais "cachas jornalísticas" sobre esta área tão sensível da governação municipal, atendendo a um certo secretariado de proximidade com a informação maximizada a cores e com confetis. Mas talvez, a intenção seja mesmo essa: apagar os magnânimos e vistosos borrões, para preservar a imagem imaculada. Isso até dá reconhecimento no Dia da Cidade.

Anónimo disse...

Isto sim, é jornalismo alternativo. Basta de Jardinismo

Anónimo disse...

Em termos de urbanismo, o vereador Domingos Rodrigues é a maior nulidade que passou pela câmara desde o 25 de abril. Não percebe nada do assunto.
No ano passado estive numa reunião com o presidente e o vereador. Foi tal a falta de respostas, a ignorância sobre as questões colocadas que o presidente Cafofo chamou um engenheiro para seguir o dossier e reportar ao próprio presidente.
Uma desgraca o vereador. Até tive pena do homem no final.

Anónimo disse...

Mais uma vez um artigo pouco jornalístico.
O aumento do IMI decorre da lei, que prevê esse agravamento.
Quanto às taxas, saberá com certeza que nas zonas a recuperar há isenções.
Também saberá com certeza que neste mandato não houve qualquer suspensão do PDM.
Parece também sensato que não haja mais construção ilegal, pratica comum até 2013

Anónimo disse...

Credo cruzes e quando nos contam tudo sobre o que por lá anda em termos de assédio sexual e bebedeiras pelos corredores com vómitos à mistura...

Anónimo disse...

licenças para tudo menos para os barreiros....aí fazem o que querem sem qualquer pagamento de taxas, sem projectos de alterações...o clube de ténis é como se fosse do maritimo....obras para a frente, rotunda ao lado, etc...aí a Câmara não pede licença!!!...Vale tudo!