Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Opinião



O FASCISMO E O CAIS NOVO



Vamos lá desmontar a vigarice.
Como governante, tive o objectivo de subverter pacificamente a socialmente injusta Madeira Velha.
Não foi fácil, porque se tratava de uma sociedade feudalizada de séculos, onde a pouca burguesia, por um lado, queria imitar hábitos fascizantes dos grandes senhorios da ilha, e por outro lado, porque também de certo modo dependente dos mesmos senhorios, essa pouca burguesia tinha de continuar a lhes tirar o chapéu.
Subverter pacificamente a sociedade madeirense, implicou alterar o modo de distribuição do rendimento, para reduzir as diferenças.
E fizemo-lo pelos dois caminhos possíveis. A criação de Emprego através um muito maior volume e maior velocidade de circulação da moeda, decorrente dos investimentos infrastruturantes necessários. E a Educação, sobretudo a criação da Universidade, pois a redução das diferenças resulta também da subida no nível dos salários e do novo empreendedorismo, que o Conhecimento e a Qualificação impõem.
Isto permitiu alargar a classe média, rural e urbana, criando nesta um polo basilar da nova soberania democrática e autonómica. Bem como surgir uma nova burguesia cuja cultura, actividade económica e visão da sociedade são diferentes da burguesia conservadora da Madeira Velha.
Toda e qualquer sociedade estratificada reage mal à sua subversão.
Não vale a pena, todos percebem, repetir aqui quem, como e porque razões, fez guerra ao “jardinismo” durante quarenta anos. Ao ponto de gente que se diz de “esquerda”, ter sido aliada dos exploradores, na guerra política contra quem vivia do seu salário mas cometia o “pecado” de subverter a sociedade madeirense.
E, agora, chego ao cais junto à Praça do Povo.
Todos se recordam que os adversários desta política tranquilizantemente subversiva, chegados ao fim do primeiro decénio do século, viram na minha situação nova de incompatibilidade político-pessoal com os dirigentes nacionais do PSD, bem como na fractura estrategicamente montada dentro do PSD/Madeira, finalmente a possibilidade do ajuste de contas.
Isto explica que tenha sido um “cocktail” de burguesia, de saudosistas e de exibicionistas, onde não estava o Povo nem os melhores Quadros da Região, a aproveitar a solução anunciada - e concretizada - para “o aterro”, a fim de, após tantos anos, se manifestarem contra o “jardinismo”.
O problema dessa gente, agora, é que o Povo gostou do que se fez.
O que torna mais difícil branquear as posições dos que havia instrumentalizado hostilmente o “aterro”. O Povo tem Memória …
Então, para esse efeito de branqueamento do passado recente, engana-se a Opinião Pública, fazendo esquecer a missão PRIORITÁRIA de protecção adjacente pelo cais novo; fazendo esquecer as suas naturais condicionantes; omitindo a sua adiada utilização pelos barcos mais pequenos; apagando que paquetes de determinado calado já o utilizaram em condições de mar normais; olvidando o propiciado e respondido aumento da oferta de acostagem; e até indo buscar “terceiros” que já não serviram para acabar o porto do Caniçal, mas que bafiam na  idiotice da Pontinha.
Tudo serve para a campanha tonta contra o NOSSO PRÓPRIO PORTO, que pode acarretar consequências económicas gravíssimas!
Para esta montagem cujas razões estão à vista, usa-se os meios de informação domesticados, a propaganda montada por Frau Goebbels e o clima de “união nacional” que disfarçada e fraudulentamente se vive na Madeira, todos esses impotentemente aterrorizados, ainda, com o fantasma do “jardinismo”, por eles mesmo criado!
Vão aldrabar outros! Não o Povo Madeirense.

Funchal, 4 de Novembro de 2015

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim
 

19 comentários:

Anónimo disse...

É preciso que alguém fique responsável por dar a pastilha ao fascista-mor da Madeira Velha sobrinho do deputado fascista dr. Agostinho Cardoso!

Anónimo disse...

Criação de Emprego??? Dá vontade de rir...para os filhos e genro do Alberto João... filhos do Brázao Castro ah ah ah..
sem concurso!!!e com cargos!!!!!
!!! fantasma do jardinismo ??? cunha e Silva.. Manuel António.. Jaime Ramos...sociedades desenvolvimento..avelino agrela ..santos costa..etc..etc...cuba livre...Onde está o Povo Superior??? Na Miséria ..CLARO.

Anónimo disse...

Mais demagogia de alguém que não sabe sair de cena.

Eu, o Santo disse...

A única estratificação que eu conheço na Madeira foi a que AJJ criou: PSDs e não-PSDs. Aos primeiros são lhes dados tachos, permitido o incumprimento da lei e a gestão ruinosa dos dinheiros públicos. Aos segundos é lhes permitido ser subserviente. Dos segundos, há uns quantos imbecis que pensam que os PSDs lhes deixam cair alguma migalha de propósito.

Dos PSDs há uns que mandam, outros que pensam que vão mandar (os lacaios) e outros que já sabem que depois de feitos os favores políticos são dispensáveis, e que o companheirismo político é uma miragem: o jogo é dinheiro e poder!

Anónimo disse...

Alberto, cume é? Vais ir ao aerioporto dar um bacalhau ao Sr. Silva ?

Anónimo disse...

Quando alguém teima em dar palco a AJJ começo a achar que joga politicamente em todos os campos procurando estar a bem com todos sem se comprometer.

amsf

Anónimo disse...

Este vem para aqui defender estes erros na tentativa de diminuir a pressão sobre Albuquerque.
É a tentativa costumeira de tentar reduzir tudo a um maniqueísmo doentio: fazer com que a população escolha apoiar o péssimo ou o ainda pior.

Será que ainda não se aperceberam que está a aparecer uma outra força respeitada.

Anónimo disse...

Não é verdade que o Cais tenha sido planeado para proteção. Foi para Cais e então mais tarde lançada a ideia de também servir para proteção. Não se jogue areia para os olhos. Vão aldrabar outros, que o Povo real não é Tonto.
Pela pronta resposta, parece que dói qualquer coisa...

Anónimo disse...

Caro Dr Alberto João, realmente é frustrante depois de 40 anos 40 no poder, ter tantos rabos de palha e tantas asneiras visíveis .

Veja os Açores com os mesmos 40 anos e compare com a Madeira. Mas esqueça, viva lá com as suas lembranças e com o ódio no seu coração. Mas sobre os portos e sobre as marinas, caro DR Alberto! ai deixou uma verdadeira chaga. Nada justifica o mau investimento efetuado, sem estudos sem ouvir ninguém, e isso foi uma constante sua durante 40 anos, e o resultado está ai à vista de todos, não se trata de propaganda.

Esta mal! mesmo por muito que lhe custe ouvir...O navio ancorado na baia estava à vista de toda a gente, e as instalações e marina do lugar de baixo estão destruídas e vandalizadas, nada disto é propaganda. Vá dar uma volta, não nos chateie mais. O estrago que fez já nos basta com a maior taxa de desemprego do pais

Anónimo disse...

Concordo com o amsf: o sr Calisto tem vindo a revelar-se uma coisa "introincada", que não se percebe bem onde se situa, qual o norte e os desígnios. Se aquém se além mar.
Tanto destilhou contra ajj e agora serve-lhe de muleta!?!?
Eu por mim prendia vxcas voltados um para o outro no porão de um paquete pequenino, atracado no cais 8 em dia de mar alteroso!...

Anónimo disse...

Um "bloger" tal como o amsf foi, quando os seus manos de Santana (Victor e Helder) andavam na ribalta posiciona-se quando e da maneira que quiser, dando voz a quem entender, pois felizmente não depende de ninguém ou de publicidade, para manter o seu "espaço de catarse", como eu designo quase todos os que pela blogosfera livremente se passeiam.
A liberdade que estes espaços devem de ter, contradiz essas visões limitadas. Se o amsf e outros assim pensam, deveria retomar a actividade do blog "Pensa Madeira" e retomar a sua própria catarse.
Quanto ao Sr. Calisto, que continue como está ou da maneira que entender, pois, quem vai neste leme é você. Ponto.

Anónimo disse...

MUITO BEM DR. ALBERTO JOÃO JARDIM! ESTA CANALHA, PEJADA DE INCOMPETENTES, APENAS COMPETENTE NA MANIPULAÇÃO DOS INCOMPETENTES ESCRIBAS RECALCADOS MERECE UMA LIÇÃO. BASTA OLHAR PARA PERCEBER QUE A GRANDE MAIORIA DOS BONS QUADROS DO PSD FICARAM DE FORA OU FORAM ENCOSTADOS. O RECEIO DA CAPACIDADE ALHEIA É TÍPICA DOS MEDÍOCRES COMO É ÓBVIO E TODOS OS DIAS SE CONSTATA. ANDA O PRESIDENTE ALBUQUERQUE A VER A BANDA PASSAR, MELHOR, O BANDO ATUAR E SACAR. CONTRA REVOLUÇÃO JÁ!

Anónimo disse...



Muito bem dito e escrito.

Anónimo disse...

Mas há alguma criatura sobre a face da terra mais parecida com o ministro da propaganda do regime nazi, herr Goebbles do que este jardizinho aqui plantado no meio das bananeiras? Eu não conheço! Mas se algúem conhece que me diga, que eu vou logo a correr para o conhecer pessoalmente! O único privilégio que eu tenho foi conhecer em vida um ditador! Não está ao alcance de qualquer um! Temos de percorrer muitos KMs até Cuba ou Angola!

Anónimo disse...

Ora vamos lá.
Para a Sua Coleção:
-Cais 8
-Túneis abandonados
- Estradas por concluir
-Estádio dos desportos do Porto santo
-8 campos de ténis no Porto santo
-Docas-Penedo Sono no Porto santo abandonado
-Campo de Golfe da Ponta do Pargo a meio e ao abandono
-Heliporto do Porto Moniz abandonado
-Marina Lugar de Baixo
Sua Excelência já comentou o Cais 8. Agora Explique o Resto...Vá lá...O Calisto deixa explicar...


Anónimo disse...

Pelos comentários idiotas ninguém ainda percebeu o alcance histórico das medidas levadas a cabo por AJJ, e cairemos no erro de nos agacharmos a Lisboa novamente.

Feiticeiro da Calheta disse...

Que gozo. Depois de tanto enxovalho, vem o Calisto dar palco ao meio-chefe. Estão muitíssimo bem um para o outro.

Anónimo disse...

"Pelos comentários idiotas ninguém ainda percebeu o alcance histórico das medidas levadas a cabo por AJJ, e cairemos no erro de nos agacharmos a Lisboa novamente."

Mas qual alcance? Uma dívida oculta que só será paga daqui a 3 gerações e uma subserviência via PAEF

Anónimo disse...

Não me digam que o Calisto agora é que é o culpado de tudo. O blog é isento e coloca a opinião dos leitores sejam lá eles que forem. Triste é ver o AJJ publicar no blog do Calisto. De mau passou a bom, façam uma retrospectiva e vejam como foi enxovalhado na praça pelo AJJ, desde o Dn à passagem como Diretor da RTP-M, e mais não comento.