Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Opinião


NÃO BRINQUEM COM O PSD/MADEIRA



Mostraram-me uma local impressa, onde se fala de um antigo candidato à liderança de um partido ser falado para “oposição interna” e, nesta entronização, se candidatar do novo.
Eu não acredito.
Primeiro, porque sendo a dita folha impressa, responsável pela actual situação e pilar da sua manutenção, não faz sentido lançar a semente da fractura. A não ser que, repito, a não ser que, seja a utilização da técnica da vitimização do poder, para segurá-lo em momento claramente menos feliz.
Segundo, não acredito, por causa do absurdo que envolve.
Havendo um Governo de maioria parlamentar absoluta - tal como, maior, em 2012 - com poucos meses de exercício e não decorrendo o próximo congresso regional em tempo e circunstâncias justificantes da anunciada “alternativa”, todos os que temos bom senso e empenho nas causas autonomista e social-democrata não podemos aceitar “brincadeiras” destas. Até para não comprometer no futuro o que então seja preciso fazer.
Terceiro, não acredito, por causa do erro de protagonismo.
Cada um tem o seu tempo próprio. Ou é, ou não é, capaz de aglutinar. Na política não se pode insistir em rotinas que deram o que tinham a dar e que, até, podem ter deixado um lastro de desacordos e desilusões.
Quarto, por muito que o uso da palavra “renovação” - que, na prática revela-se uma fractura com consequências futuras - queira dar um ar de práticas políticas novas, estas, pelos resultados, não são melhores que as anteriores. As anteriores estão objectiva e positivamente comprovadas em termos de Bem Comum, não sendo importante para o efeito o que julgam os dirigentes da Oposição. Neste quadro, os autonomistas sociais-democratas não podem aceitar o risco da repetição do aventureirismo eleitoral interno, só porque há gente que tem expectativas ou ambições frustadas.
Concluindo.
Um Partido é um instrumento de Bem Comum, por muito que alguns julguem ser instrumento das suas ambições existenciais. Tem de se impor acima dos pontos de vista diferentes, normalmente saudáveis.
Tem de demonstrar ser um Serviço ao Povo soberano num futuro em que temos de substituir esta partidocracia e este sistema político, hoje controlados pela plutocracia interna e externa.
Logo, não comprometer um futuro que tem de devolver a fé e a confiança ao Povo soberano.
Razão para não se deixar brincar com o PSD/Madeira

Funchal, 24 de Novembro de 2015

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim  

12 comentários:

Anónimo disse...

São Três Mandatos para o Dr Miguel Alburquerque !A partir daí
os ressabiados terão oportunidade de lutar pela Nova Liderança do Partido .!!!

Anónimo disse...

Chama-se democracia, uma coisa que o senhor nunca compreendeu. Mas Albuquerque percebe e certamente vê com bons olhos o aparecimento de alternativas, em circunstâncias mais favoráveis ao concorrente que as que havia quando ele se apresentou.

Anónimo disse...

Como se nota pelas contradições ao longo do texto, AJJ escreveu um texto cheio de ironia. Continua a ser um mestre.

Anónimo disse...

O anónimo das 19:24, mas o partido é teu? para dizeres que são 3 mandatos. Que eu saiba este atual Psd tomou de assalto o partido, o AJJ tinha mandato até outubro de 2015, mas estavam sedentos pelo tacho, por isso afastaram-no, então se o atual PSD for afastado, não é crime, é fazer-se justiça!
Morderam a mão do AJJ, mas vão pagar. Os ressabiados são os do atual PSD, pois, compreendemos que tem que pagar as suas dívidas, estejam atentos ao negócio do jornal da madeira, será da responsabilidade de um gabinete de advogados, que está a tratar disso, esse dito gabinete tem uma proximidade com o sr. Secretário da tutela.
O AJJ é um génio, ele sabe da qualidade destes membros do governo. Estes vão chegar longe.ahahahahaha. Vejamos a justiça a funcionar em breve. Vamos militantes, nós temos a força.

José Gouveia Pimentel disse...

Mas alguém ouviu o Dr. Manuel António alguma vez sequer por a hipótese de voltar à política ativa, muito menos como candidato à liderança. Se há pessoas que tem demonstrado que a sua vida seguiu o seu caminho e os seus projetos pessoais e profissionais, o Dr. Manuel António é uma delas. Ninguém se lhe ouviu uma palavra, um desconforto, uma qualquer ambição adiada, nada! Agora se algum grupo se revê nele e lança atordoadas, ou se algum"estratega" quer desastibilizar utilizando abusivamente o nome dele isso, já é uma questão que o Dr. Manuel António é alheio e dificilmente pode evitar. Não é, por exemplo, diretor do Diário de Notícias ou jornalista do mesmo para temas da Calheta ou seja, nada pode fazer. Agora, não tenhamos também ilusões que se as denominadas internas fossem hoje, ainda que eventualmente ganhasse o Dr. Albuquerque, o resultado seria bem diferente. Então sem o Dr. João Cunha e Silva a atrapalhar, não sabemos não. Seja como for, e mesmo que o visado esteja noutra galáxia e o seja a muitos anos luz, é sempre bom um partido ter as suas reservas de quadros e de gente que preconize eventuais opções e soluções. Por agora governam estes, legitimados pela inequívoca votação interna e externa. Depois logo veremos. Acabou o tempo de lideranças perdurantes. Não é assim que quiseram e apregoaram? Agora é sempre a renovar! Larguem é o Dr. Manuel António da mão, ele está noutra como dizem os jovens, e bem longe de querer questínculas de poder ou políticas. Só se fosse estúpido, o que manifestamente não é. Oxalá tivessemos muitos como ele.

Anónimo disse...

Tu que tiveste um grande tacho dado por este governo ainda vens para aqui cuspir e morder a mão ao Rui Abreu? Grande lata.

Anónimo disse...

O Jardim ta ultrapassado e tem uma dívida para os Madeirenses que estão a pagar nos impostos e nos combustíveis.Cerca de mais 30% que nos Açores...
Vá rezar e pedir perdão até o fim da vida

Anónimo disse...

Anónimo das 2.18. Essa da Justiça já agora que vá também aos mandantes dos apanhados no Cuba Libre. Houve alguem a mandar mais acima que assinou as reuniões das quintas feiras com essa despesa toda. Ou não havia Rei ...

Anónimo disse...

Coitado do Garcês. era apenas um tesoureiro mandado por esse Rei. E o Rei não está no Cuba Libre...A Injustiça já começou...

Anónimo disse...

Gostava de saber o que fazem os ex-secretários regionais e o ex-eurodeputado (o último) ? Continuam a trabalham no governo e a receber ordenado de funcionário público em topo de carreira? A fazer o quê? Sob tutela de quem? Na ultima noticia do Diario diz-se que Manuel António não está interessado em guerras internas de sucessão permatura porque está mais virado para o exterior em termos de trabalho? Sim? E vai ao serviço na Avenida Arriaga? Se houvesse jornalismo a sério nesta terra, alguém já tinha feito reportagem sobre "onde andam os ex-governantes?". Mas o jornalismo anda pelas ruas da amargura, já todos sabemos.

Anónimo disse...

Os ex-governantes são intocáveis, sabem muito e podem dedicar mais tempo ao seu negócio do que ao funcionalismo público das 9 às 17, inclusive não se lhes aplica a lei de incompatibilidade. Um mundo maravilhoso... Apenas para uns, para os mesmos e ainda julgam ter moral para serem políticos e apresentarem-se à população de cara lavada.

Anónimo disse...

Coitado do Garcês? Tinha alguma arma apontada na cabeça? É tudo culpado é tudo cúmplice. Não há inocentes! Ao fim de 38 anos não virgens.