Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Um comunicado e pêras



OS MISTÉRIOS DE BARRETO



Duas palavrinhas meio zonzas ao candidato 





O pior não é o CDS ter ficado como que desacordado com o estrondo do surgimento de um segundo candidato à liderança - João Catanho. O pior é que também ficam atordoados os que lêem comunicados esdrúxulos como o que 
Rui Barreto pôs ontem a circular


Uma pessoa lê o alarmista comunicado que Rui Barreto divulgou ontem e fica atordoada. É que não se entende uma linha daquilo.
O que se pode entender com um pouco de boa vontade, vá lá, é que o ex-deputado em São Bento anda alarmado; preocupadíssimo com a disputa que lhe apareceu internamente no partido, a ponto de parecer estar disposto a largar a política da mão, por causa do que chama onda de "boatos postos a circular em redes sociais e blogues".
Daí para a frente, não percebemos nem ficamos a saber mais nada. Nem que boatos são esses. Nem quem os põe a circular. Nem onde concretamente circulam, porque falar em "redes sociais e blogues" é muito vago.
Rui Barreto, que pelo menos até à data temos por uma pessoa sensata, apresenta surpreendentes sintomas de desorientação partidária só porque surgiu uma candidatura num blogue - candidatura que não foi 'boato posto a circular'. Como se, à moda antiga, só pudesse surgir um candidato em cada congresso partidário, porque os candidatos improváveis são rotulados de desestabilizadores.
Nada temos a ver com situações partidárias internas. Haja um candidato ou 20. Mas, quando os sinos da aldeia tocam a rebate, temos de ir ver o que se passa, tentar perceber se é preciso deitar a mão para apagar algum incêndio.
Barreto puxou as cordas das campainhas todas. No meio da sua aflição, brande pregões de alerta. Diz ele que os boatos ameaçam arrasar o CDS. Mais uma vez: que boatos, Dr. Rui? E mais: então uma onda de boatos, sejam eles quais forem, é capaz de arrasar um partido com 40 anos de vida?!
Por acaso, quem receia pela vida do partido são os apoiantes da segunda candidatura, de Catanho. Dizem eles que uma vitória de Rui Barreto levaria o CDS a fechar as portas.
Bom: nesse comunicado a denunciar os boatos que "circulam nas redes sociais e blogues", o actual deputado à ALM acrescenta que a perigosa campanha tem sido alimentada por "alguns dirigentes e outros responsáveis que, fruto dos anos de militância e das responsabilidades que tiveram ou que têm, deveriam ter um comportamento mais responsável".
Que ambiguidades, Doutor! Nem parece o homem "pão pão, queijo queijo" que fez frente a chefe Portas nas votações em São Bento!
Continuamos a zeros. Quem são esses responsáveis, senhor? Refere-se a Ricardo Vieira e aos apoiantes que dão a cara pelo pré-candidato João Catanho?
Nós é que temos de estar para aqui, "nas redes sociais e blogues", com especulações, palpites e conjecturas?
E que levará esses "dirigentes antigos com responsabilidades" a preferir à frente do partido uma corrente diferente da que o Dr. Rui Barreto encabeça?
Explique-se, sr. candidato. O discurso político tem de ser claro, conciso e objectivo, para que uma pessoa o entenda logo à primeira.
Não é o caso.
Então esses boatos "visam dividir o partido e impedir um debate sério e frutífero" e quem tem conhecimento desse atentado lesa-CDS, ou seja, o autor do comunicado de ontem, não denuncia os meninos autores dessas vis manobras? O Dr. Barreto acusa os 'boateiros' de quererem impedir um debate "são e frutífero". E não salta a terreiro com um debate "são e frutífero" para esclarecer os conflitos à nascença!
Ficamos a abanar a cabeça.
Depois de parágrafos a dizer coisa nenhuma, Rui Barreto caminha para as conclusões de nada, afirmando temer "pelo futuro do CDS". Voltamos atrás nesta peça, à procura de eventuais razões para tais receios. Mas só damos com os tais "boatos", pelos vistos tão graves que ameaçam erradicar do mapa político madeirense aquela máquina da direita.
E depois este aviso interessantíssimo do Doutor: "Não estou nem estarei, em circunstância alguma, disponível para estar aqui a todo o custo e para fazer política sem qualquer tipo de escrúpulos e de valores."
Uá! Não está disponível para "estar aqui a todo o custo". "Aqui" onde? No parlamento? No papel de candidato à liderança? No Apolo? Caramba, Doutor! Está a querer dizer que, se a outra candidatura não se retirar e se os comentários de blogue continuarem, o Dr. Rui vai ficar quieto no seu lugarzinho da ALM e deixar-se de aventuras de lideranças?
Ora, se todos nós fôssemos desistir por causa dos boatos que nos armam e que não é possível desmentir totalmente, bonito, estávamos todos fechados em casa a ver a telenovela. 
Desculpe a vulgaridade, Doutor, mas, como dizíamos na escola, "quem tem medo compra um cão".
A terminar o comunicado, a que não tivemos acesso mas de que lemos um resumo, afirma ainda o candidato Barreto não ter problemas se outros militantes apresentam moções de estratégia global, mas que... "Não entro, porém, numa prática política em que parece valer tudo."
Acabamos como começámos: atordoados com aquela retórica. Qual é essa política "em que parece valer tudo"? A moção de Ricardo Vieira? O lançamento de João Catanho? Os comentários "boateiros"?
Com toda a franqueza, Dr. Rui Barreto, a sua prestação parlamentar e nos debates televisivos é muito superior à sua capacidade de expressão por escrito, como neste comunicado que não passa de um autêntico desastre de comunicação, ainda por cima desprovido de qualquer sinal de boa estratégia quando tem pela frente uma caminhada rumo à liderança do seu partido - corrida agora apimentada pela pré-anunciada candidatura de João Catanho.
Há um problemazinho final: os catanhistas dizem que se Rui Barreto ganhar, o CDS fecha; o próprio Rui Barreto diz que os seus adversários internos, se persistirem, vão "arrasar o CDS". Num caso ou noutro, lá se vai a direita. Parece que o partido está entregue às alminhas.
São eles a dizer.

23 comentários:

Anónimo disse...

O Sr.Barreto tomou como certa a ideia, que a carpete ser-lhe-ia estendida de modo privado para chegar à liderança do seu partido. Acho-o um quadro competente do CDS, bem melhor do que o Zé Manuel que era já um iogurte fora de prazo. Mas porquê o alarme pela corrida do Catanho?
Debatam, discutam e argumentem. Mas, com alguma alma (se a tiverem), é que o CDS está em acentuada queda.

Anónimo disse...

O Barreto e o seu núcleo de fracassados estão é nervosinhos..... Calma, ainda muito vão suar....

Anónimo disse...

Um comunicado de imprensa? Ahahaha esta mais k visto k de núcleo duro passou a núcleo dos desesperados...

Anónimo disse...

Muitos enfiaram a carapuça e mais não digo. dr. Barreto vamos seguir em frente que os boateiros e escritores em blogs estao identificados.

Anónimo disse...

Este Rui Barreto pensa que é o único inteligente para liderar o CDS...o Catanho é uma figura com mais humildade não me admirava ver João Catanho a liderar o partido. o João já privei com ele é uma pessoa inteligente. Certamente levará o CDS a bom porto. o Rui Barreto e outros tais no CDS se não for a política não sabem fazer mais nada na vida. O jOÃO Catanho é professor no ensino secundário e é uma pessoa muito querida no CDS. rUI bARRETO PARA QUÊ TANTO NERVOSISMO....que comunicado mais ignóbiel.....lugares comuns sem concretizar só lanças ameaças como que a dizer se não for eu Rui Barreto à frente do CDS será o caos.....um político com a sua experiencia nao deve temer qualquer candidato ou adversário......o jogo de boxe ainda nem começou e já andam alguns a tremer.....parece aqueles meninos mimadas quando eu andava na Primaria na Escola dos Ilhéus qualquer coisa iam fazer uma queixinha....esperemos que venha um outro comunidade mais elucidativo pois o que lemos é um poço de ambiguidades e abtstrações (...)Gostava tb de ver outros candidatos na sucessão como a Dra Isabel, o Dr. Lopes da Fonseca, o Dr. Roberto Rodrigues, a Dra. Jessica....não faltam pessoas com competência, humildade e brio professional.

Anónimo disse...

Força Dr.Ricardo Vieira. Você não se cansa disto.

João Pestana disse...

Parece-me que foi um comunicado interno. Se o foi parece que atingiu na mouche o seu objectivo, pois já começa a coceira por aí. Quem devia de perceber o comunicado percebeu-o e bem. E quem anda minimamente atento à política sabe bem que Ricardo Vieira sem a bengala do VP voltou para o partido com o único objectivo de limpar uns cobres. Correndo tudo mal com a saída de JMR, Ricardinho, para os amigos, para não dar um ar de desesperado, lança às feras o desgraçado do cunhado que para além de humilde, como o dizem ser, parece ser um baldas de primeira. De repente, esse senhor passa a ser um grande candidato do PP(ninguém percebe como é que uma pessoa que perde um mandato por faltas o pode ser). Só pode ser um candidato porque os antigos apoiantes de JMR e de RV o dizem ser. Pois vêem os troquinhos que estes jogavam como se joga milho às galinhas, a desaparecer.
O Rui Barreto que continue o seu caminho. E esse caminho só pode ser um para o bem do partido e para que este não se torne num partido de gamanço como outros. Boa sorte meu amigo Rui.
Se calhar o melhor é perder mesmo, pois o lugar do justo num país de ladrões, é, com certeza, na cadeia.

Anónimo disse...

Tanta prosa para responder a um comunicado (assinado pelo Rui Barreto) que tanto critica, e o autor deste texto nem coragem tem para o assinar, apesar de se dirigir ao Rui Barreto. Para isso limitava-se a escrever nos comentários...

Anónimo disse...

todos os que se vitimizam mais cedo ou mais tarde terão os seus frutos......João Catanho mesmo sem muita notoriedade a cada dia que passa marca pontos enquanto seu adservário vai se afundando paulatinamente...quem foi o insigne conselheiro do Dr. Rui Barreto que lhe disse que vitimizar-se seria uma estratégia profícua??????????????? Há cada estratégia que até mete dó! Vamos esperar mais uns dias para ver se o próximo comunicado vem com alguma "SUBSTÂNCIA"!

Anónimo disse...

A demagogia habitual por aqueles lados, certo é que o Rui Barreto é o quadro mais competente nas fileiras do PP.

Anónimo disse...

O quadro mais competente o Dr Rui Barreto?????? O que a falta de medicação faz!

Anónimo disse...

João Catanho = Ricardo Vieira + José Manuel Rodrigues

Anónimo disse...

Dr?

Anónimo disse...

Dr. Rui Barreto parabéns pela sua postura séria como candidato.
Força! Conte com o meu voto no congresso.

Anónimo disse...

Não insista. O rapaz não é Dr.

Anónimo disse...

Grande coisa o Dr Rui Barreto = Drª Isabel Torres + Dr Lino Abreu.
Já ganhou!

Anónimo disse...

Ser Dr. ou não ser não é isso que importa....o que lamentamos é a postura do candidato Rui Barreto a se vitimizar....um partido com tanta gente competente e até agora só apareceram estes dois candidatos??? Tantas mulheres com formação política e académica e nem uma se candidata à liderança do partido....gostava muito de ver uma mulher nas rédeas deste partido, mas pelos vistos nem daqui a 50 anos!

Anónimo disse...

Qual mulher gostava de ver à frente do partido? A dra. Anny, a dra. Nélia, a dra. Sara ou a dra. Jessica?

Anónimo disse...

A Dra Jessica pois claro!

Anónimo disse...

O ideal seria a Dra Luisa que já deu provas mais que bastantes da sua competência aqui no cds.

Anónimo disse...

Três vivas à Maçonaria!

Anónimo disse...

Ha membros do CDS-Madeira afectos a Maçonaria?

Anónimo disse...

A casal anão tem sempre o futuro garantido