Powered By Blogger

domingo, 22 de novembro de 2015

Verão de Outono (2)


O NAVAL NÃO GOSTOU
DA CALDEIRADA DE FÉNIX

A prosa deve ter-nos saído mal e por isso pedimos desculpa



A peça publicada imediatamente abaixo desta provocou engulhos em alguns associados do Clube Naval. Uma palavrinha mais descontraída ou alguma ideia deficientemente transmitida no artigo, alguma coisa caiu mal. Por isso, venho aqui sem o menor prurido pedir desculpa pelo que de alguma maneira tenha parecido ofensivo. Não era intenção minha, nem pouco mais ou menos. Nada tenho contra o digno Clube Naval do Funchal, assim como não tenho nada contra nenhum clube do mundo - a não ser uma certa antipatia amigável quando se discute futebol, já se sabe. Isso é incurável.
Ora, aqui nem sequer é o caso.  
A minha ideia foi apenas divulgar o fait-divers do aparecimento ontem de um lobo marinho ao largo das instalações do Naval. O que foi verdade. Para compor os jogos florais, entendi meter uns rodriguinhos dizendo que alguns banhistas do CNF decidiram procurar outras águas para evitar encontros indesejados com o simpático animal - o que foi verdade. Para colorir a prosa, veio-me ainda à cabeça dizer que, do mal o menos, os que se mudaram e foram fazer praia noutros lados, se não encontraram lobos marinhos, puderam ver, no meio de chicharros e cagões, algumas espadas e umas cavalinhas - o que nem sempre é verdade, infelizmente. Isso mais uns tios, umas tias, um certo ar burguês...
Enfim, estive a cozinhar uma inofensiva caldeirada sem perceber que poderia ser acusado de tentar uma despropositada peixeirada.
A minha escrita deve ter dado a ideia de tentativa de guerra de classes, o que, shiiiii, o que fui arranjar sem saber ler nem escrever! Nem me passou pela cabeça, de todo!
Por acaso, o CNF é uma das colectividades de que, como madeirense, me orgulho, e não apenas por me fazer lembrar um velho amigo com quem tive a honra de privar - e trabalhar -, o Comandante Passos Gouveia.
Mas não vem ao caso. 
A peça quase satânica continua ali para receber as justas farpas de quem as quiser escrever, como as já publicadas, todas a propósito. 
Espero ter desfeito o equívoco, mas, em todo o caso, renovo o pedido de desculpas. E agora o que interessa é que venham aí mais uns dias de sol. Este domingo não está lá grande coisa.

Informação - Houve quem aproveitasse a 'indignação' para, à boleia do indiscutível prestígio da Instituição de que estamos a falar, disparar uns insultos para cá, certamente com a ideia de retirar desforço de eventuais inchaços mal resolvidos. Ora, cabe explicar a quem não saiba a regra que adoptámos este espaço: se o sujeito me quer insultar e etc, publico tudo, desde que a tentação do polichinelo venha devidamente identificada. É óbvio. Então bate-se e fica-se escondido no anonimato, para não receber o troco? Era bom. Nestes casos, impõe-se o devido contra-ataque. Isto de dar a outra face... Vejam o que aconteceu ao Outro no Calvário. Esclarecendo: ou há democracia ou comem todos.

16 comentários:

Anónimo disse...

Será mentira que muitos (não todos) dos sócios do Clube Naval se julgam uma casta superior?

Anónimo disse...

E são uma "casta" superior. Comem com talheres e tudo.

Zé Verdade disse...

Deviam de publicar é um artigo sobre a pouca vergonha dos concursos públicos externos para ingresso na função pública. Este ano lançaram tão poucos e fazendo uma pequena investigação dá para ver que quem ganhou ou são pessoas de familiares do psd ou ligados diretamente a JSD.
A ultima vergonha foi este publicado na sexta para ocupação de um lugar de técnico
superior com licenciatura em Direito, destinado ao preenchimento de um posto de trabalho previsto no mapa
de pessoal da Direção Regional do Património: http://www.gov-madeira.pt/joram/2serie/Ano%20de%202015/IISerie-212-2015-11-20Supl.pdf
Lendo o Joram dá para ver que quem ganhou foi Vera José Figueira Rocha, mais uma jotinha conforme este site: http://www.jsdmadeira.pt/jsdmadeira/index.php/sede-virtual/83-jsd-madeira/orgaos-regionais
Para que se fazem concursos se já se sabe quem vai ganhar? É para dar uma imagem de democracia nesta terra?

Anónimo disse...

Casta superior? Uns superiores perdidos numa ilhota no meio do Atlântico. Tão importantes que são! Há gente que não se enxerga ao espelho. O estatuto "superior" adquire-se com actos e obras "superiores", não com a quotazinha no clube da Mafalda e do Tójó.

Carlos Abreu disse...

Zé Verdade, esta jotinha é a vice-presidente do Conselho de Jurisdição da JSD, talvez seja por isso que deve ter tido uma excelente nota na avaliação curricular e na entrevista oral.
Não sei porque fazem as pessoas perder tempo em candidatar-se a estes concursos. Tenho um amigo que estava em Lisboa que pagou viagens para vir cá para concorrer a um desses concursos e ele era engenheiro civil, melhor do curso no ano 2010-2011 da Faculdade de Engenharia do Porto, mestrado tirado no Delft da Holanda com distinção escrita pelo reitor da universidade e na altura trabalhava como assistente convidado da cadeira de betão da universidade do Minho.
Concorreu ao curso para engenheiro civil, não ganhou e para cumulos dos cumulos ganhou uma pessoa com licenciatura de 3 anos (bolonha) sem experiencia, média de 11 da UMA, e que mais tarde veio-se a saber que era familiar dum peso pesado do psd.
Acho que estes concursos são uma perda de tempo, porque as pessoas não são escolhidas por mérito, alias, aos meus filhos, se calhar o melhor é dizer, logo que possam inscrevem-se nas jotas, porque com mérito, a estudar muito e a trabalhar duro não vão lá.

Eu, o Santo disse...

Numa terra com imprensa não manipulada a notícia do comentador Zé Verdade estaria na capa dos diários, e seria notícia de abertura na televisão regional.
Vamos esperar para ver.

Anónimo disse...

Vê-se que o anónimo das 11.59 não conhece os sócios do clube naval. Não tem mal. É apenas ignorância.

Anónimo disse...

O Sr. Calisto não publica determinados comentários por se esconderem atrás do anonimato, mas tem agentes K que se escondem no anonimato.

Luís Calisto disse...

Oh sr. Anónimo
Primeiro: não é verdade que não publico comentários por se esconderem atrás do anonimato, conforme documentos juntos; simplesmente não publico os anónimos que querem enxovalhar no capítulo pessoal, porque os enxovalhados têm o direito de saber por quem estão a ser enxovalhados e, querendo, avivar a memória aos enxovalhadores.
Segundo: os nossos agentes K tratam de assuntos profissionais, de interesse público; diga-me se já lhes apanhou algum insulto pessoal a alguém.
As 'liberdades' anónimas cobardemente aproveitadas pelo instrumento net não passam aqui.
Se fosse para publicar os comentários anónimos que aqui chegam!... Só uma dica: 75% vão para o lixo, porque indignos.
Obrigado pela atenção.
LC

José Gouveia Pimentel disse...

Caro Senhor Calisto, talvez não sej bem como você diz. Este blogue está cheio e farto de publicar inverdades que, admitindo que não é intencional, não deixam por isso de constituir ataques, ou pelo menos prejuízos pessoais. Veja-se por exemplo e recentemente o que publicou da Senhora Diretora dos Portos. Acha que isso não a prejudicou, não a vilependiou? Tenha mais atenção e verá que os seus ponderadores não são assim tão isentos.

Luís Calisto disse...

Caro Senhor José Gouveia Pimental
Lá terei de repetir: aqui neste espaço não passam insultos pessoais. Foi isso que eu disse.
Quanto aos "prejuízos pessoais" com origem profissional, em consequência de "inverdades", 3 coisas: primeiro, como diz, essas "inverdades" nunca seriam intencionais; segundo, há sempre o incondicional direito de esclarecimento quando isso acontecer; terceiro, não concordo nada, mesmo nada, quando afirma que "este blogue está cheio e farto de publicar inverdades" - julgo que está a fazer uma confusão qualquer. Reveja essa opinião, sem paixões nem preconceitos, por favor.
Isso de "inverdades" dá para justificar tudo quando a verdade não interessa.
Finalmente, e se não leva a mal, sempre lhe digo que o que ficou da recente jornada no Cais 8 a que se refere foi apenas a novidade de que a ondulação do Lobo Marinho, que sai às oito da manhã, começa a fazer destroço nos paquetes que tentam atracar uma hora antes de o mesmo Lobo Marinho zarpar, continuando a exercer a sua acção nociva na mesma operação portuária durante dois dias, como se deu no caso em apreço.
LCalisto


Anónimo disse...

Amigo Calisto, isto do cais 8, nunca foi promovido pelos portos da madeira, muito menos a Dra. Alexandra tem algo a ver com isto, coitada, foi obrigada. Perguntem, sim ao Cunha, porque fez ele mais esse pontão. Sempre foi mais 1 milhão...Esse sim e mais alguns deviam ser investigados profundamente e iamls ver o dinheiro do buraco da madeira onde anda.

Anónimo disse...

Claro que o Clube Naval sempre foi um clube elitista, mas o que isso importa? Nunca lá fui,não tenho planos para lá ir, mas não me faz nenhuma impressão que assim seja!
Luis

Anónimo disse...

Está enterrado na casa da Calheta e não só. Além da maldade feita aos vizinhos, por embargo à suas casas em redor da mansão e até ao calar das cabras que não podiam estar nos terrenos à volta...as vacas já não berram....hahaha. Por isso ninguém o pode ver na Calheta, até nas internas do PSD foi onde perdeu mais votos para o Miguel, nem com ameaças nem com promessas. Aqui se faz aqui se paga. Tem o que merece.

Anónimo disse...

O Cunha sabe bem....venham investigar as contas bancárias e vão ver obde para o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

5 mil euros de joia é para quem, senão para a elite? Aimda por cima tomam banho nos dejetos da hotelaria...