Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A dúvida de acreditar


FUNCIONÁRIOS DO BANIF EM PULGAS



Vítor Calado já entrou em acção

O director do Santander Madeira-Açores, Vítor Calado, foi visto esta manhã na baixa funchalense, naturalmente tenso e sem dar descanso ao telemóvel. Mas na maior parte do dia foi visto dentro do Banif - o banco que acabava de ser comprado pelo seu.
Tempo para fazer notar que, segundo António Costa e Miguel Albuquerque - além do presidente açoriano Vasco Cordeiro -, ali não há problema com os postos de trabalho. O que não consegue convencer os próprios funcionários do defunto banco do Funchal. Depois de Vítor Calado ter passado muito tempo hoje lá dentro, o que não tem muito de extraordinário, há reunião marcada já para amanhã às 5 da tarde com todos os responsáveis pelas agências existentes na Madeira. O que, perante as novidades de que haverá extinção de agências, está a dar cabo da cabeça dos funcionários.
Hoje, ao contrário do que acontecia antes, às 4 e meia da tarde as portas fecharam em toda a Região. Antes, o trabalho ia até às 5, 6 da tarde. Hoje não. Ala que se faz tarde.
Não podemos terminar este postalzinho sem falar da frontalidade do nosso novo 'primeiro', António Costa, ao dizer diante das câmaras que esta solução para o Banif sairá caro aos contribuintes. Já adivinhávamos. A parte comestível do banco fica para o Santander, a parte que dói e custa dinheiro é para a nossa conta. Temos mais 2,2 mil milhões para agravar os nossos impostos. 
Isto não é uma solução de venda, é uma saída pela 'resolução', como aconteceu com o BES. Os activos tóxicos ficam sempre para os 9 milhões de desgraçados que nada fizeram de mal a esses ricaços aldrabões da banca.
Ora, também eu era facilmente ministro das Finanças, se chega passar a conta dos buracos para os pagadores de impostos.
Cá na Madeira, é um duplo problema. Pagamos nós a conta e mesmo assim é mais uma instituição do 'desenvolvimentismo' que arrasta centenas de madeirenses para o pântano.
Não deixa até ser irónico termos agora um ex-apoiante do delfim Manuel António Correia - Vítor Calado - a tomar conta de um processo que ameaça despedimentos quando outro ex-delfim, Miguel Albuquerque, andou a pregar o contrário. Com a imaginação do nosso povinho, daqui a nada andam com 'bilhardices' a respeito deste delicado 'caldinho'.
Não contem connosco para alimentar a má-língua. Não somos de intrigas.

10 comentários:

Jorge Figueira disse...

Calma Calisto se começa a recuar muito acaba no Afonso Henriques ou até no Adão e Eva

Anónimo disse...

Infelizmente para os funcionários do Banif, as notícias não são boas. Ninguém de bom senso, a começar pelos próprios, acredita que o Santander venha a manter uma duplicação de balcões. Haverá inevitavelmente muitos despedimentos por extinção do posto de trabalho. E já agora, também no Novo Banco a reestruturação implicará fecho de balcões, com as infelizes consequências para os funcionários.
Mas no Banif, a administração levada a cabo nas duas últimas décadas foi ruinosa. Eram emprestimos para comprar por 100 uma coisa que valia 50, com garantias frouxas e pouco exequíveis, eram emprestimos para comprar acções, para mestres de obra se tornarem promotores imobiliários, etc, etc.
Talves o que aconteceu ao grupo Sa e às perdas do Banif nesse caso, ilustrem bem o que estou a dizer.
Claro, há sempre os que ficam bem. Os que conseguiram empréstimos sem garantias, ficaram com o dinheiro e não pagaram, e, evidentemente, aquela cáfila de políticos que mamaram avenças e senhas de presença, consultorias duvidosas, etc. Lá estão os do costume, Miguel Sousa, Paulo Fontes, Tranquada Gomes, Coito Pita, e outros menores.
Enfim, tudo como dantes no quartel de Abrantes !

Miss Take disse...

Quando os bancos davam milhões de lucros tinham accionistas e havia banqueiros. Agora dá prejuízo, tem contribuintes e o Estado.
Na verdade, não entendo nem quero entender. Cambada de ladrões é o que eles são!

Anónimo disse...

E o nome do Guilherme Silva e Luís Amado quando é que é mencionado?
São muito bons para ocupar os cargos mas depois não aparecem quando se trata de assumir os erros.

amsf

Anónimo disse...

"Ouvi dizer": No Ano de 2014, o Banco Santander a mando do governo Espanhol, depois de perdida a batalha para a compra da Caixa Geral, e do BPI esta última travada pelos Angolanos.
Em Novembro "aliou-se" a um outro banco espanhol o Banco Popular, afim, de acabar com o Banif, mandando um boato na imprensa que este estaria na Banca rota. Como não tinha sortido efeito nenhum, voltaram ao ataque mais recentemente, num meio de comunicação espanhol a TVI, provocando o caos perfeito.
Quando tudo estava preparado para tomar conta do Banco eis que acontece o seguinte pelas ordens europeias apareceram seis compradores. Dois compradores de Espanha, um dos EUA, um fundo de investimento privado de um outro país europeu e os chineses. Bem, o Santander dava 150 milhões com todas as condições exigidas pelo estado Português e os chineses davam 400 milhões com as mesmas condições exigidas pelo estado Português.
Quem ganhou quem foi??? Os Espanhois!!!! Porquê? O Banif tem um interessante mercado na Venezuela e África do Sul. Uma carteira de clientes que o Banco Central Espanhol necessita para recuperar o seu domínio na recém democrática Venezuela e dar mais alguma sustentabilidade à frágil banca espanhola que com o resgate que teve recentemente pela troika anda a fazer estas manobras. E já agora eles estão cagando para os trabalhadores da Madeira eles só precisam das remeças que estão no Banif depois vendem o Banco. Basta um ou dois dias para terem o que querem. Calisto que diz desta teoria?

paulo disse...

As dividas da Regiao ao Banif, passou para o Santander ou ficou para o povo de todo o Pais pagar?

Anónimo disse...

Para a região a coisa fica mais preta. O facilitismo da administração do Banif acabou. Com o Santander a música é outra. Basta ver os swaps.

Anónimo disse...


Os meninos bons diretores do Banif que andam a passear atras do Albuquerque na Venezuela e na Africa do Sul que vão agora bater à porta do governo para serem adjuntos e assessores técnicos.

Vamos lá ver que ainda aparece um adjunto do ambiente para a secretária prada na madeira

Anónimo disse...

Quando referi alguns nomes, esqueci-me de Guilherme Silva e Luis Amado. Mas há mais.
Quanto aos diretores referidos no comentario anterior, possivelmente são os que mais interessarão ao Santander, uma vez que conhecem e têm bons contactos nas comunidades emigrantes, verdadeira razão para a compra do Banif pelo Santander.
Possivelmente também se salvarão alguns ao nivel do centro de empresas.

Anónimo disse...

Calisto precisamos da sua ajuda. Por favor divulgue a pagina dos lesados banif num post.

Obrigado