Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

As Ideias de Albuquerque


'PARA ACABAR DE VEZ COM A CULTURA'





O presidente do governo prometeu há pouco dedicar a Quinta Magnólia à Cultura. A primeira medida 'cultural' já está no terreno: Biblioteca de Culturas Estrangeiras, rua dali para fora!


'Para acabar de vez com a Cultura' foi um livro com que o consagrado cineasta Woody Allen nos fez rir até às lágrimas. Mas se derramarmos agora algumas, não serão de prazer. A Cultura na Madeira não é caso para uma pessoa andar aos saltos de alegria. Pelo contrário, há certas mentalidades que nos deixam deprimidos.
Se a Cultura madeirense foi durante décadas umas rodadas de 'seco', espetada e bolo do caco, agora vagueia nos píncaros inacessíveis do Blue Stablishment.
Vem isto a propósito de uma decisão governativa que nos deixa perplexos.
Há tempos, o novo chefe da Tabanca Miguel apareceu em público apregoando a plenos pulmões que a paradisíaca Quinta Magnólia seria dedicada à Cultura.
Muita gente aplaudiu - e com razão, pelo acerto da decisão.
Não se perdeu muito tempo à espera: ainda era Verão e a primeira medida "cultural" deste desgoverno para a Quinta Magnólia foi o encerramento da Biblioteca de Culturas Estrangeiras que ali sempre funcionou, transferindo-se todo o seu espólio bibliográfico, com os funcionários atrás, lá para cima para a Biblioteca Regional, nos Álamos.
Great! - terão dito os estrangeiros, e são muitos, que frequentavam a Biblioteca, ali à mão. Além da beleza da Quinta, esta fica no coração da zona turístico-hoteleira da capital, como se sabe.
Aquela Biblioteca na Magnólia foi um projecto da Dra. Maria do Carmo Santos e tinha indesmentíveis méritos, enquanto centro cultural vocacionado para a Literatura de diversas nações, em especial França, Inglaterra, Estados Unidos da América e Alemanha. A Biblioteca manteve sempre uma ligação importante com os consulados e embaixadas desses países nela representados.
Pois nada disso interessa. Há uma Biblioteca Regional nos Álamos, tudo lá para cima a toque de caixa, 'bora! 
Às cegas. 
Nem interessa ao chefe se disse que ia fazer ao contrário.
Se é com este estilo de política cultural que Miguel Albuquerque pretende arrasar o que ainda temos de pé nessa maltratada área, então vai no caminho certo, porque daqui a nada foi tudo ao ar. 
Allen escreveu sobre como acabar de vez com a Cultura. Mas era só para fazer humor. Aqui não, aqui brinca-se com as palavras mas sempre no pior sentido.

9 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo ainda vai servir para algum hotel de cidade, vão ver.

Anónimo disse...

Passaads mais de 6 meses começa s ficar claro o vazio desta governaçao. O presidente nao pode fazer tudo mas tem de controlar a adminirstaçao e zelar para que esta cumpra com aquilo que foi prometido. Nisto AJJ sempre souve fazer e será talvez um dos motivos da sua longa presidencia. A refletir pelos renovadores....

Anónimo disse...

1º Erro Carina Bento.
2º Erro Passagem de algumas propriedades das sociedades para a DRAc.
3º Erro Francisco Cloude como consultor do Governo em matérias Culturais.
4º Erro Sub- directora regional Natércia Xavier.
5º Erro Centralizar as Bibliotecas.
6º Erro Cultura nas mãos da secretaria de um economista que nem sabe o que é Cultura.
7º Erro Meter o Centro de Estudos de História do Atlântico numa espécie de Limbo para aniquila-lo.
Quer mais Sr. Calisto tenho dezenas de erros. Já agora uma pergunta indiscreta.
Se o senhor estivesse no privado a ganhar milhares viria para o publico ganhar menos alguns milhares?

Anónimo disse...

Sendo que
Sendo que a Turquia abateu um avião Russo.
Sendo que a Rússi do sr. Putin determinou proibir todos os voos chantres para a Turquia.
Sendo que cerca de 2 milhões de russos fazem férias naquele destino.
Sendo que muitos desses turistas vão ter de mudar de rumo.
Não seria um pouco mais produtivo fazer algum "turismo" em Moscovo em vez de Joanesburgo?
De que estamos à espera em termos turísticos?
Porque não aproveitamos as oportunidades?

Luís Calisto disse...

Depende.

Anónimo disse...

O anónimo das 11:45 parece ser muito "conhecedor" do que diz... Ai, se a inveja matasse, ui, ui!

Anónimo disse...

Caro Calisto,

Infelizmente a cultura interessa pouco, quer ao governo, quer à oposição. Lembram-se do programa de governo que era um descarado copy/paste do anterior ? E a oposicao disse sequer alguma coisas acerca disso ?
O Dr. Albuquerque manda umas papaias para se fazer de culto, confia no Clode que é um zero mas como os nossos jornaleiros o ouvem e lhe dão tempo de antena, até parece que sabe do assunto a potes. Um preguiçoso que sabe bem é receber as suas comissões nas aquisições que consegue impingir à tutela.
A Bento coitada, é uma triste, do ponto de vista profissional, porque a pequena até é gira. Se calhar é por isso que chegou a diretora regional. Dizem nos mentideros que, passados seis meses de governo, há serviços que nunca a viram. Não se deu ao luxo de ir conhecer os serviços nem as pessoas que lá trabalham. Uma autêntica líder.
E, ao contrário de um comentário anterior, a Natércia Xavier será um trunfo. Fez um excelente trabalho na Casa das Mudas, quer na programação cultural, quer especialmente na angariação de patrocínios e fundos europeus.
Mas nesta terra, do ponto de vista político, quem quer saber da cultura ? Ninguém. Até o pateta do Paulo Pereira diz agora que vão pedir dinheiro ao João Soares. Mas esse não era um dos maiores defensores da autonomia ?
Gentinha rasca !

Eu, o Santo disse...

Aborrece me pagar impostos para lacaios insultarem quem informa o público.
Mas como já expliquei faz parte do procedimento destas amostras de gente laranja.

Anónimo disse...

Estou para ver onde a cultura vai parar.O que se tem visto, de bom, foi o que já se fazia.O festival de orgão, o festival do atlântico, etc. Angariação de fundos europeus?De patrocínios? Através de candidaturas e protocolos, sim. Também na DRAC era assim.E espero que a excelente ISlENHA, continue! Por favor não estraguem o que era excelente.E o CEHA?