Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Farisaísmo do piorio



REGEDORES DE LISBOA ACHAM 
QUE OS DOENTES SÃO TURISTAS


Se um dia alguém decide estabelecer uma taxa de imbecilidade aos crânios que andam ali dentro, Lisboa ganha verba para umas obrazinhas.

O assunto passou. Deixá-lo. Perdoai-lhes que não sabem o que fazem. Assim pensámos. Julgámos que os papagaios da Câmara de Lisboa tal como os modernos engraxadores da comunicação social - que não do jornalismo - pudessem estar a papaguear sem dar atenção ao conteúdo da 'notícia'. Maquinalmente. Por hábito de adular e negociar. Mas a insistência na tecla gastou-a durante 3 ou 4 dias e temos de vir aqui em breves linhas manifestar os engulhos advindos da escabrosa situação. 
O ponto a que chegou o farisaísmo dos pára-quedistas da política e seus 'assessores'!

A Câmara de Lisboa decidiu fazer o 'grande favor' aos doentes obrigados a ir àquele bairro mal-amanhado da Europa - decidiu fazer o favor de isentar os doentes da taxa municipal turística de dormida quando lá pernoitam para efeitos de tratamento. O doente não paga esse imposto. E o acompanhante, se houver, também não. É o que está a ser discutido hoje por lá.
Mas que dádiva dos regedores alfacinhas! 
E eles apregoam este grito de solidariedade com uma cara tão séria que quase apetece protestar: ei, ei, mas então essa gentinha vai de passeio a Lisboa, fazer um tratamentozeco do foro oncológico ou outro, de aviãozinho, pensão, e depois não paga taxa?
O assunto é demasiado sério - e politicamente sujo - para conseguirmos tornear o negrume e o desumanismo daquelas cabeças. 
Só deixamos um desejo: que haja cada vez menos pessoas a ter de fazer essas visitas a Lisboa. Visitas que, para os regedores lá do sítio, não passam de deslocações 'turísticas'. 
Se eles isentam alguém da taxa de turismo, é que o isentado é considerado turista, não é?
Esse 'altruísmo' dos regedores da capital está, pois, a ser votado hoje na Câmara de Lisboa. Às tantas, ainda entendem que podem tirar uns eurozinhos aos 'turistas' frequentadores de institutos de saúde onde ninguém quer pôr o pé. 
Eles dirão: então, estamos a corrigir uma situação errada!
E nós: mas os doentes pagavam mesmo taxa de turismo?
Ao que chegámos!

2 comentários:

Unknown disse...

Não pagavam os doentes nem os turistas! Essa taxa tonta só entra em vigor a partir de 1 de janeiro! Há que viajar mais e ficar em hotéis que isto de falar de viagens aéreas e estadias sem saber quanto custam é típico de político cá da Ilha!

Anónimo disse...

>Este post é só para o arreliar...lol
http://www.dn.pt/sociedade/interior/fim-de-ano-lisboa-esta-no-top-10-dos-destinos-europeus-4942668.html

Sucede que o que se irá ter que pagar em Lisboa, JÁ SE PAGA há muitos anos em quase todas as cidades turísticas da europa. Se é assim tão contra as taxas, já agora, proteste também pelas taxas de 3 euros por pessoa em Roma...lol.