Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O chapéu dos outros


'FÉNIX' REIVINDICA AUTORIA
DA DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIROS 
AOS AGRICULTORES

Isto de cavar uns regos
de casaco e lencinho,
para mais numa horta urbana,
foi chão que deu uvas.

Podemos anunciar que, cumprindo uma promessa feita nestas colunas, os agricultores já receberam as suas verbas previstas para o passado mês de Novembro. Já lá cantam, na zona dos regos, poços de rega e alfaias agrícolas, 6,1 milhões de euros.
Cumprimos a promessa.
Não temos nenhum mérito nisso?
Olhem, fomos ao site do IFAP - o cubano Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e tirámos os números de lá.
Não foi mais ou menos isso que o secretário da Agricultura fez para aparecer hoje a dizer (no DN) que cumpriu uma promessa feita por si?
Repare-se: Humberto Vasconcelos prometeu, disfarçadamente, que o IFAP iria pagar o dinheirinho, já que nem ele nem o seu governo têm posses para pagar um quarto de hora de água.
Está bem visto. O IFAP, instituto do governo nacional, paga a despesa. E o secretário regional, sem passar de intermediário, vem dizer que pagou! Talvez pelo facto de as inscrições dos interessados passarem pelo governo regional... 
É boa!
Assim sendo, dizemos também que fomos nós a pagar. Ou há democracia ou comem todos. 
O que o povo anda à espera é de ver cumprir outras "promessas feitas" na altura dos votos. Porque muitas delas parecem ter caído no vácuo, arrastadas no porão do avião cargueiro, o tal que era para chegar em Novembro e, quando já estamos em cima do Dia da Imaculada, nada de nada. Por causa de um maldito bote! 
Não se lembraram de pedir um ao Sanas...
Terra a terra: onde estão estão as tais duas prometidas linhas de produção - "uma para exportação com definição de produtos estratégicos e outra para minimizar a dependência alimentar do exterior"? Se elas andam aí, não as vemos, pelo menos nas bancas dos hipermercados.
E o apoio ao sector cooperativo com envolvimento dos agricultores?
E a reactivação dos postos agrários?
E a garantia do pagamento imediato das entregas dos agricultores? Veja-se o que aconteceu com os produtores de cana, o tempo que 'amolaram' para receber o 'seu' - que não este agora do IFAP, para a fileira da cana-de-açúcar.
Onde está a propalada - e necessária - "redução da intermediação"?
Onde param aquelas medidas fogueteadas no tempo em que só se falava de renovação?
É certo que os agricultores lhe estão gratos, Sr. Secretário, por ter inviabilizado o aumento do preço da água de rega que a sua colega do Ambiente queria espetar nas finanças dos agricultores. Bom trabalho, sim senhor. Mas desenvolver a agricultura não se pode limitar a execuções avulso, a defender a certificação do bolo do caco e da poncha. Muito menos a pegar nos auxílios do IFAP e fazer deles medalhas do governo regional. Isso também sabemos fazer, consoante documento junto. 
Se quer que lhe diga, caro Humberto, ainda não vimos nada que nos faça pensar que a 'renovação' está a acontecer. Infelizmente, esta espécie de vazio não é só na sua Secretaria.

9 comentários:

Miss Take disse...

LOL...mais uma medalha recebida por mérito de outros. Quanto às Prosas do Luís Calisto, são mais eficazes que o Prozac.

Anónimo disse...

Anda com as audiencias audiências baixo?

Anónimo disse...

Caro Calisto, o secretário tem toda a razão em dizer que deu o dinheiro. Conhecendo a peça, ambos sabemos que o secretário reservou uma certa percentagem para o próprio bolso. O que os agricultores receberam foi o que sobrou da ganância do trio que gere a secretaria da agricultura. Foi o que sobrou da equação Ganância X 3 - não podemos roubar tudo senão dá muito nas vistas.

Anónimo disse...

Calisto, sabias tu que a Câmara de São Vicente celebrou um protocolo com uma empresa de uma ratazana desta secretaria (e antigo vereador) para deitar herbicida nas bermas dos caminhos, mesmo juntinho às levadas por onde passa água de regadio?

Anónimo disse...

Está muito engraçado!

Anónimo disse...

Isto é tudo gente honesta, nunca roubaram...lol.

Anónimo disse...

E ainda falavam do Manuel António...

Luís Calisto disse...

Senhoras e Senhores
Mais uma vez peço que elevemos o nível dos comentários. Não é preciso insultar ou caluniar para transmitir uma mensagem ou para analisar um político ou uma função.
Não acontece nada no mundo que não se possa contar num telegrama... e com nível.
De modo que peço a fineza de 'adocicarem' os comentários os autores das 'bombas' enviadas para cá. E serão logo publicados.
Obrigado
LC

Anónimo disse...

Incrível que nem o José António imaculado que é agora presidente da câmara de São Vicente, alguma vez falou das visitas da PJ á câmara no tempo do imaculado Humberto . Foi uma vergonha. Aumentou a dívida em quase 10 milhões e obra-zero. Continua igual a si mesmo. O dinheiro desaparece e tudo continua na mesma. Dái perguntar - Qual é a admiração?