Powered By Blogger

domingo, 20 de dezembro de 2015

Velório do PP será penoso


CONGRESSISTAS PROCURARAM RUI BARRETO
MAS ENCONTRARAM UM RUI 'BARRETE'


O ex-deputado em São Bento Rui Barreto insiste em que Lopes da Fonseca, que propositadamente partiu o PP em duas metades iguais, é a unidade do partido. Não ouviram? Barreto teima na 'sabedoria' de ter abdicado de um lugar que facilmente seria seu para demonstrar que dá mais importância aos interesses do partido do que aos seus. Já depois do congresso, dizia que está a fazer o seu caminho e que acredita no PP de Lopes da Fonseca. Ao ouvi-lo, diríamos que só lhe falta escrever ao Pai Natal. Oh Rui! Em política, o comboio só passa uma vez. Daqui a 3 anos, se o partido for vivo, haverá malta nova para varrer de vez os velhos. E os novos-velhos, como é o caso. 

Depois da auto-demissão de José Manuel Rodrigues, os militantes do PP-Madeira prepararam-se para ir a congresso eleger um líder. Este fim-de-semana, os militantes do PP foram a congresso não eleger o líder. 
Os militantes esperaram por este XV Congresso para vitoriar o novo líder Rui Barreto. Chegados ao congresso, depararam-se com um Rui 'Barrete'.
A sala vazia e frouxa do Pestana Carlton na sessão de encerramento do congresso, ao fim da manhã de hoje, é a imagem do novo PP-Madeira. Um partido reduzido a meia dúzia de dinossauros sem futuro. Um partido liderado por elementos sem base de simpatia popular, a começar pelo novo líder. Um partido que descerá - ainda mais - eleição a eleição. Os seus votos reverterão para o PSD ou para a oposição que se apresentar mais bem posicionada para fazer frente ao Laranjal de Albuquerque.
É um PP que tende a desaparecer, no leito da agonia. 
Se a sala estava vazia, mais vazio ainda foi o discurso final de Lopes da Fonseca, se é que se pode chamar discurso a uma colagem de lugares-comuns uns aos outros, sem ideias nem agitação de projectos. O novo líder limitou-se a dizer que o CDS está primeiro, que agora é preciso reunificar, trazendo os que no sábado abandonaram o velório. E disse que os inimigos estão lá fora, não dentro do partido. Chavões desqualificados de gastos. Um tremendo vazio que confrange, depois de 40 anos de política democrática na Madeira.
Antes, o próprio Paulo Portas, orador de eleição, acusou o ambiente de morgue, fazendo uma das piores intervenções que já lhe ouvimos na sua longa carreira.
Para enterro final, os 'novos dirigentes' ensaiaram gritar umas palavras de ordem à volta da mesa, porque na sala só havia cadeiras.
Raio de política regional que temos! Um Blue Establishment laranja que não percebe nada de política. Um novo líder socialista que prometeu ir a S. Bento apenas para assuntos importantes mas que, pelo contrário, já não arranja tempo para vir debater o Orçamento da Região - matéria ainda por cima da sua especialidade.
E agora isto: julgávamos ver nascer um PP com Rui Barreto para espicaçar a política da direita para dentro. Afinal vemos um PP velho e retrógrado persuadir Barreto com o prato de lentilhas da liderança parlamentar. 
Depois de Baltazar Gonçalves, Cabral Fernandes, Ricardo Vieira e José Manuel Rodrigues, este que vimos hoje na TV não pode ser o mesmo partido.


17 comentários:

Anónimo disse...

Um texto...um favorzinho ao Vieirinha. Uma análise que passa longe da realidade. Ser presidente do PP neste momento é suicídio...

Anónimo disse...

Favorzinho,era Ricardo Vieira manter-se na vidinha de advogado, correio residente de empresa offshore. O regresso, porquê? O escritório não está a dar? Suicidio assistiu.se este fim de semana. Lopes da Fonseca? Mas quem vota? No parlamento regional desde 1996, alguém lhe dá credibilidade? Podem enrolar as bandeiras. O cds morreu. E Rui Barreto nao teve coragem para dar a injecção de adrenalina.

Anónimo disse...

Engraçado que chamam de suicídio político, charmar-lhe-ia de oportunidade perdida de recuperar um partido e de demonstrar o que vale.

Anónimo disse...

O CDS Madeira tem tido muito tempo de antena neste blog. A mediocridade dos seus deputados e dirigentes tem sido ilustrada tantas vezes , não há dia sem CDS na Fênix. Esperamos que agora com este espectáculo de autofagia da direita possamos concentrarnos em assuntos bem mais importantes para os habitantes da Madeira. Está na altura de agitar as mentes para não nos afogarmos neste lodaçal.

Anónimo disse...

Um outro 'barrete' é o Sr. Cafôfo e a venda ambulante em tudo o que é esquina. Funchal não precisa disto - http://funchalnoticias.net/2015/12/20/a-anarquia-na-venda-ambulante/

Unknown disse...

A cidade do Funchal também dispensa este tipo de Barretes promovidos pelo Sr. Cafôfo: http://funchalnoticias.net/2015/12/20/a-anarquia-na-venda-ambulante/.

Anónimo disse...

Rui Barreto demonstra o flop que é, Lopes da Fonseca o tachista que é! Ricardo Vieira volta que estás perdoado. Sempre ganhou a vida como grande advogado que é!

Anónimo disse...

Desde que mantenham o Lino Abreu aquilo não pára de crescer

Anónimo disse...

Não é verdade. Rui Vieira foi lider em exclusividade, quando saiu do parlamento nem estágio de advogado tinha, durante 12 anos. Não chega? o cds volta aquilo que sempre foi, um partido residual. perdeu todas as oportunidades por falta de estratégia.

Anónimo disse...

Barrete é o novo Líder .

Anónimo disse...

SUICÍDIO FOI O QUE ACONTECEU. ENTÃO OS MADEIRENSES CLAMAM POR OPOSIÇÕES FORTES E INTERVENTIVAS, E O QUE TEMOS É LOPES DA FONSECA? NÃO HÁ- DE O PSD SE DEGLADIAR INTERNAMENTE, QUASE AUOFAGICAMENTE? NÃO TEM QUALQUER ADVERSÁRIO QUE SE PREZE, NEM ELE PRÓPRIO. ISTO COMEÇA A SER DRAMÁTICO E DÁ QUE PENSAR E PREOCUPAR. COMO O CALISTO DIZ, O COMBOIO NÃO PASSA DUAS VEZES. RUI BARRETO DESPERDIÇOU UMA GRANDE OPORTUNIDADE, DENTRO E FORA DO PARTIDO. LEMBRA O BERNARDO TRINDADE, QUASE QUASE QUASE LÁ E, PUMBA! VAI-SE EMBORA...

Anónimo disse...

Convém esclarecer os incautos, que esta panela entre Rui Barreto e Lopes da Fonseca estava arranjada há 15 dias.
O Barreto foi aconselhado a esperar dois anos, porque se considera que a próxima liderança é para queimar. Assim, toda a encenação foi preparada para parecer genuína. Com o apelo à unidade.
E ninguém melhor que o Lopes da Fonseca para queimar, já que ele não ganha eleição nenhuma, seja lá qual for. Não tem carisma, empatia, etc. É o candidato ideal para perder.
Pode é o tiro sair pela culatra ao Rui Barreto, porque daqui a dois anos alguém poderá servir uma vingança em prato frio.
Nao esqueçam que a maior ambição do Ricardo Vieira é um dia vir a ser presidente do governo, e não olhará a meios. Já tinha lançado o cunhado para queimar e depois lhe suceder, e com a traição que lhe fizeram ao que tinha sido acordado no conselho regional.

Jorge Sousa disse...

Como não militante de qq partido acho mal o Barrêto não ter assumido a candidatura até ao fim. Era ele uma das poucas luzes na política a quem pessoas como eu, apartidárias, ainda nutria alguma consideração.
Nem votarei no PP nem nunca mais em Rui Barrêto!

Anónimo disse...

Caiu a máscara ao Barreto - maquiavélico, oportunista, sem escrúpulos, irresponsável, cobarde.

Anónimo disse...

a verdade ainda vai chegar

Mario Morato Costa disse...

Sinceramente haja ou nao razão na pessoa que escreveu esta crítica, só lamento a GRANDE falta de coragem para assumir o que disse sem se quer se identificar. Nao é assim que eu vejo a política. Coragem caro senhor. Coragem e assuma.
Mário Morato Costa.

Anónimo disse...

Infelizmente é esta oposição que temos na Madeira, vergonhoso em vez de estarem focados nos erros graves que este GR anda a cometer, andam todos em guerrinhas internas.Que falta de criatividade e de bom censo.