Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ainda o cartão de residente... e a mobilidade


Pedimos a atenção dos Leitores para esta peça que nos enviam sobre o malfadado cartão de residente (no Porto Santo) - para viajar mais barato na Porto Santo Line. 'Atestado' que foi criado 'à louca' e agora morre. 
Mais abaixo, reproduzimos o Decreto Regional saído ontem sobre a famigerada mobilidade emvolvendo as ilhas. Vale a pena ler o estenderete, para se poder falar com conhecimento de causa.


PSL DEVERIA SER OBRIGADA 
A APAGAR IMEDIATAMENTE 
A BASE DE DADOS !



1) No ano passado a Junta de Freguesia passou atestados para efeitos de cartão de residente da PSL, apesar de alertada para a ilegalidade do mesmo.

2) Este ano, anunciou publicamente que não seriam entregues atestados para tal porque o cartão era ilegal.

3) No entanto, após uma reunião (onde pelos vistos se negoceiam coisas ilegais ao estilo "Máfia no bom sentido" do AJJ) eis que permitiu que a ilegalidade continuasse e que a PSL constituísse uma base de dados...

TRISTE FIGURA DE TODOS OS QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESTA MISERÁVEL SITUAÇÃO! DEMITAM-SE 



Atenção ao Diário da República de ontem. Muito interessante o art. 7.º referente à prova da qualidade de residente para obter o reembolso: o cartão de cidadão basta!















7 comentários:

Ricardo Gomes disse...

Mas que baralhada Senhores! Meu Caro Calisto, isto não tem nada a ver com a controvérsia em torno do cartão de "residente" da PSL. É exatamente em sentido contrário! É o regulamento para atribuição do subsídio de mobilidade aos residentes mas na ilha da Madeira, o famoso estímulo a que visitem o Porto Santo. Fica o esclarecimento. Já agora, a Porto Santo Line está cheia de razão dada a quantidade de "falsos" residentes que se verifica no Porto Santo exatamente e apenas para terem passagens mais baratas quer no barco quer no avião, além de isenções de IMI. O barco não é subsidiado mas o avião é, ainda de que forma indireta pelo Estado ou seja, por todos os portugueses incluindo os das ilhas. A título de quê é que se legitima pessoas com residência falsa? Basta verem os cadernos eleitorais e compararem com as listagens da Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações com o código Porto Santo, para se concluir do logro generalizado de pelo menos dois mil falsos residentes. Fácil. E ainda acham que a PSL é que é chata por querer as coisas como devem ser e não alinhar em aldrabices? Já esclarecemos e já "ensinamos" como se identificam os prevaricadores. Façam como acharem melhor, mas não falem ou apontem o dedo sem saber a matéria.

Anónimo disse...

Isto é muito simples:
-Se é inconstitucional ponham a PSL e a Junta de freguesia em Tribunal
Este decreto regional indica como suficiente o Cartão de Cidadão-mais uma razão e suporte para levar o caso para a Justiça.

Se os cidadãos não têm recursos e organização para proceder judicialmente , então para que serve a Associação SOMOS PORTO SANTO. Tá tudo feito ou é só fachada?
Representem o povo e vão em frente

Luís Calisto disse...

Caro Ricardo Gomes
É uma baralhada, de facto. O que nasce baralhado, jamais consegue ser 'desempanachado'.
Mas neste post temos duas partes: a do autor, falando do cartão de residente; e depois o decreto sobre os incentivos aos residentes na Madeira para visitarem o Porto Santo.
Obrigado, em todo o caso.

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo que o subsídio para os residentes seja exclusivamente para os residentes efetivos, e não para os falsos residentes, que são muitos.
Posto isto, outra coisa é o que se torna necessário fazer para estimular os madeirenses a irem ao Porto Santo, e quanto mais forem, melhor. Mas aí nao vejo o governo, nem aquelas sumidades autárquicas de inteligência rara, a fazer seja lá o que for.
É necessário criar um programa que combine, para aqueles que têm residências no Porto Santo, IMI e preços de transporte. O IMI seria plafonado ao número de vezes que a pessoa se deslocasse. Quanto mais vezes ao ano, mais baixava o IMI. Haveria também uma comparticipação ao transporte que seria variável ao numero de deslocações. E outras iniciativas que possam levar o maior numero de madeirenses a irem ao Porto Santo ao longo do ano, e não apenas em Agosto.

Jorge Figueira disse...

Quando se pretende enterrar "o contencioso das autonomias" ei-lo de volta.
A certa altura no texto diz-se: " A ligação aérea é contratualizada pelo Estado Português e a ligação marítima pela Região Autónoma." O financiamento parece estar na base deste diferendo. O "contenciosos das autonomias", nestes 30 e tal anos sempre andou por aqui. Vinham uns milhões o "contencioso" baixava os decibéis.
A uma empresa de navegação marítima não se pode adaptar o critério imposto a outra de navegação aérea que aceita a prova da residência na base do cartão de cidadão? A alguém que, tendo residência na Madeira, vá trabalhar para o Porto Santo já se justificava pedir à Junta de freguesia a prova desse facto.
Esta situação arrasta-se há algum tempo. Foi pena o Posto Avançado da Democracia, a Universidade de Verão e o respectivo Corpo Docente, Discente e Subserviente não terem manifestado opinião sobre o assunto. Não foi por falta de alerta. Volto a deixá-lo para reavivar a memória dos distraídos.
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/466477-a-clandestinidade-e-os-encapuzados

Anónimo disse...

Irá, então, haver 2 subsídios: 1 para os residentes no PXO, e que é para todo o ano e um outro, para madeirenses, durante os meses de outono/inverno (já ouvi que os preços neste são até mais baratos que para os residentes PXO LLOOOOLL) - brincamos? Ou fazemos todos de parvos?
Porra, BAIXEM as tarifas e verão que haverá SEMPRE mais gente a viajar, não se ponham a inventar, dasss! Afinal quando o barco vai pró estaleiro, são 5 ou mais semanas sem viajens e sem artigos de supermercado diários.

Anónimo disse...

O Presidente da Junta já deveria ter-se demitido depois desta trapalhada grave que afetou todos os Portosantenses. Por muito menos, por ter apanhado uns peixinhos, já houve demissões no Porto Santo, pelo que não se percebe a atitude do Presidente da Junta. Sr. Presidente da Junta, tenha dois palmos de cara e demitasse.