Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Artigo de Vilhena no JM


CAMÕES, O SEMEADOR E O CAIS 8 À PEGA
COM A CONSTRUÇÃO DO NOVO SAVOY

Estamos a fazer humor. Por acaso, Camões, o Semeador e o Cais 8 até são os 3 únicos entes que o deputado-arquitecto não mete ao barulho entre os implicados no renascimento monstruoso do hotel de marca. Há muita gente que pode ir bater 'dentro', desde Albuquerque a Cafôfo passando por nós todos, Leitor Amigo - triste sina a nossa!


Faz lembrar a anedota: Chiça,
está a chegar aqui!


"Foi o actual presidente da Câmara Paulo Cafôfo que não actuou na devida altura quando o prazo obrigatório para revisão do Plano do Infante calhou no seu mandato e nada fez..."
É este o destaque do artigo do arq.º Luís Vilhena debitado hoje no JM, referente ao futuro mostrengo do Savoy. Se o Leitor Amigo ainda não lhe passou os olhos, deve estar a pensar agora o mesmo que pensámos nós: Luís Vilhena, deputado nacional do PS, a cair em cima do presidente do Funchal eleito por uma coligação encabeçada pelos socialistas?! Que diabo andarão os conspiradores Vilhena e Carlos Pereira, chefe do PS-M, a arquitectar contra Cafôfo nas conversas dos Passos Perdidos em São Bento?
Falso alarme.
Quando se vai ler o apelativo texto, verifica-se que afinal não há trama nenhuma contra o principal edil da capital madeirense. O destaque dos malandros editores do JM destina-se apenas a pregar uma partida aos amantes da intriga. Porque o 'Sobre(voando) o território' esgalhado pelo arq.º Vilhena acusa este mundo e o outro por causa do advento do mal-amado monstro. E não apenas Cafôfo.
Segundo o articulista, que arranca por um épico "A grua do Savoy está no ar" - para dar movimento e cor ao escrito - a culpa da "estrutura de betão que ocupará ao longo da avenida [do Infante] o equivalente a quase dois campos de futebol, com uma altura de quase 50 metros acima do passeio da avenida", começa em Miguel Albuquerque. Porque o actual presidente do governo era chefe da autarquia quando da aprovação do Plano de Urbanização que permite 'aquilo'. Depois, a culpa atinge o antigo vereador João Rodrigues, que, diz Vilhena, "engendrou o plano mais 'martelado' da história do Funchal".
Continuamos a ler e damos com mais arguidos deste processo aberto pelo arquitecto: os vereadores do PSD que votaram... 
...E passa então para Paulo Cafôfo, que não boicotou o avanço da obra. 
Depois, um sensacional 'mea culpa' em que Vilhena também se culpa a si próprio, já que, a seu ver, ele também devia ter feito mais contra o monstro. 
Mas há muitas figuras de relevo social que ficaram a palrar à mesa do café em vez de se manifestarem contra o raio da obra, logo também são grandes culpadas. 
Pensa por acaso o Leitor que está livre de ir para trás das grades se um tribunal decente resolver condenar os culpados pelo nascimento do monstro Savoy? Se pensa assim, está errado. Explique-se, vá: por que não assinou a petição que poderia levar o caso a ser debatido no parlamento regional?! Ahn? Barbas de molho, pois.
Há mais culpados, segundo o artigo: o Camões, o Semeador e o Cais 8, por exemplo. Perdão! Camões, o Semeador e o Cais 8 não estão implicados no caso, são dos poucos seres e ícones deixados em paz. Íamos na embalagem... É como na anedota: ai ai que está a chegar aqui!
Bom: fazer barulho o público em geral para levar o assunto à Assembleia Regional seria chover no molhado, caro Arquitecto. A maioria continua social-democrata e o que iria fazer a maioria laranja contra os seus tubarões? Era perder tempo e obrigar Canha, Coelho e Costa a mais um esforço inglório contra o situacionismo que, como a fama do tal produto comercial, vem de longe.
De maneira que o Leitor não precisa de gastar energias a ler o estenderete do arq.º Luís Vilhena - que também se 'atira' à cota 500. É tudo meias tintas naquele texto, um pau de vários bicos inofensivos, como afinal está a ser a oposição feita por este novo PS - nacionalizado e europeizado.

10 comentários:

Anónimo disse...

Essa grua que o Arqtº Vilhena fala, irá ditar altura do Savoy, quando essa grua estiver pronta irei ver muita contorvérsia.

Anónimo disse...

E agora que um empresário se interessou pelo projeto e reconstrução é que se lembraram de deitar abaixo...Nos últimos 3 anos nada disseram...agora vêm deitar abaixo.... Grande mediocridade.

Anónimo disse...

Pelo contrario. Houve muita gente a falar contra o projeto aprovado pela câmara do Dr. Miguel Albuquerque. Muita gente.
E não é pelo facto do AFA se ter interessado e dar trabalho a muitas pessoas que o projeto é bom. O projeto é mau, por variadas razões, muito bem explicadas em artigos recentes de João Welsh e Nuno Jardim Fernandes no DN.
Aconselho a sua leitura.
Mas se acham que transformar o Funchal numa daquelas horriveis coisas como há no sul de Espanha, depois nao se queixem de ter turismo de pé descalço, contrário à qualidade que eu acho desejável para o nosso destino. E não tenham dúvidas que para encher uma enormidade como o futuro Savoy será com turista que não interessam ao destino Madeira.

Anónimo disse...

Agora são todos contra, até acho graça, mas ninguém foi contra a retirada das bananeiras e substituição por alcatrão (quinta em frente ao pavilhão do liceu) e tapando parte do ribeiro da nora que ás primeiras chuvas transborda...

Anónimo disse...

Atenção distraídos: O ex PND foi sempre contra o projecto do Hotel Savoy, aliás, aquando do licenciamento, dois dirigentes desse partido foram à reunião Publica da Câmara se manifestar contra essa megalomania, depois fizeram uma ação politica em frente ao terreno, com a presença da RTP/Madeira, há cerca de 7 anos. Por isso não venham para aqui matarruanos dizer que nunca ninguém se manifestou contra...

Anónimo disse...

Depois da obra retomar..a AFÃ vai entrar com projeto de alterações para reduzir 5 pisos. Esta fase é só para a obra avançar com o projeto atual e nao atrasar.

agoiros da desgraça disse...

Como é o AFA que vai fazer a construção e por ser madeirense ...os agoiros da desgraça logo querem deitar abaixo. Pobres de espírito.

Anónimo disse...

o Arq está irritado porque não foi escolhido para fazer o projeto

Anónimo disse...

Cafofo prepara-se para se candidatar a líder do PS Madeira , será uma imitação do Vitor Freitas nas relações agachadas com os donos disto tudo

Anónimo disse...

Este arquiteto tem cá uma lata,

Vão ver o que ele assinou e projetou para o caniço / zona portinho e para a zona da subida para o santo na estada de santa catarina /santo da serra.

O voando sobre o território dele não tem olhos para o que ele projeta?

Lata da melhor