Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Crónica do K-Intelecto



DOIS ÓBITOS DISTINTOS




- Faleceu o MUDAS Bus, menos de 3 meses depois de iniciar o seu programado horário de carreiras. Que se esperava? Só mesmo gente lunática acharia que iam chegar “camionetas” de ingleses e outras espécies à Calheta, para ver as “metamorfoses da forma” da exposição lá instalada pelo Clode, antes de regressarem a casa siderados com tanta arte.
E é óbvio que esse bus só avançou porque é da HF, empresa tutelada pelo mesmo Secretário regional… Ou seja: muda-se um museu do Funchal para a Calheta, monta-se uma enorme propaganda à volta da grande iniciativa da “nova” DRC , mas não se cuida de saber da sua “sustentabilidade”, em termos de público e de custos operacionais anuais. Visão mais clarividente não se encontra pelos lados das Mudas.
Ah… e ainda está por encerrar o “episódio” da foto usada (sem respeitar os direitos de autor) do Daniel Blaufuks, grande cereja no topo do bolo... exactamente no dia a seguir à inauguração, e cujo desfecho (em termos de processo metido pelo autor) ainda está para rebentar (evidentemente, o responsável por isso foi o respetivo diretor de serviços, o grande museólogo da nossa praça; resta saber quem pagará a indemnização, caso ela seja ordenada).

- Faleceu a Dr.ª Carmo Santos, uma verdadeira senhora do antigamente, mas também da cultura, pois a ela se devem várias iniciativas importantes para a cultura da Madeira, de que as mais marcantes foram a criação da Biblioteca de Culturas Estrangeiras, há mais de 20 anos. Bem como deve ser realçado o seu empenho para que fosse construído o Centro John Dos Passos, na vila da Ponta do Sol, em memória do escritor e em favor da população local e das instituições culturais do concelho, o que, em última análise, redundou em favor da cultura regional. 
Da Biblioteca, restam livros em caixotes, tendo-se tratado da primeira grande iniciativa cultural do Blue Establishment, em nome, certamente, do seu (Blue Establishmente) apregoado amor à cultura e ás artes… 
Dos outros aspectos da sua participação na cultura regional e do centro John Dos Passos...
Bem, a verdade é que só a Câmara da Ponta do Sol teve a dignidade de se lembrar dela.
Na verdade, e como me dizia, brincando, o velho amigo Tolentino, “nã semos nada”; mas a política e os políticos rascas, sem memória e sem altura, tornam tudo ainda muito pior…
Até à próxima investida dos nossos cultos da cultura.
K-Intelecto

10 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais um voto de pesar pelo falecimento da Sra. Dra. Carmo Santos. Um verdadeira senhora.
Quanto ao MudasBus, só mesmo lunáticos é que poderiam pensar que o transporte se iria encher de camones para visitar o "novo" museu de arte moderna.
Além do prejuízo destes três meses, ainda há a indemnização a negociar com o fotógrafo. Pergunto-me como é que o Dr. Eduardo Jesus caiu nestas esparrelas.
Nunca pensou que a cultura lhe viesse a dar tanto trabalho, não é ?
Já percebeu que a diretora regional que lhe impuseram não dá para mais, e nomeou uma sub-diretora da sua confiança. Esperemos que tenha acertado.
Senhor Secretário, na cultura há gente que faz excelente trabalho com os parcos meios ao dispor. Gente trabalhadora, discreta e empenhada. Fale com essas pessoas, vá visita-las, veja o seu trabalho. São essas pessoas que trabalham e que lhe poderão dar alegrias e satisfação nesta área que o senhor tutela.
Esqueça as vacas sagradas que só lhe trazem e trarão chatisses. É gente que não faz nada e que lhe tornarão a vida dificil.
Lembra-se do programa de governo para a cultura, a enorme barracada que aquilo foi ?

Anónimo disse...

Mas desde quando o Eduardo percebe de turismo ou de cultura...Ele percebe é de fuga ao fisco nas empresas que tutela e nas empresas que vai buscar fundos comunitários para sacar o dele, o resto é conversa. Coitado do Miguel Albuquerque caiu numa esparrela que nunca mais se vai levantar, ou acorda para a vida ou vai perder tudo, desde eleições autárquicas até perder o partido. Se não ganha a CMF, vai haver congresso antecipado no PSD, algumas listas já estão formadas na gaveta....

Eu, o Santo disse...

Albuquerque caiu em descrédito. Ou remodela para injectar esperança na população e satisfazer as ambições de alguns de seus apoiantes ou a sua governação acaba quer por falta de autoridade moral e disciplina sobre a função pública e o PSD, quer por um golpe palaciano, quer eventualmente por imposição de um novo representante da república devido à viciacao do Estado de direito.
Neste momento parece que ninguém o vai defender... Pior, os que estão lá para proteger sua imagem, estão a "enterrá-lo".

Anónimo disse...

De facto, sempre me pareceu que um autocarro de 52 lugares é ir com muita sede ao pote, uma megalomania de novo rico! Mais vale um mini-bus com sei la, 15 lugares, que criasse ao consumifor a sensacao que é dificil arranjar lugar, transformando um fracasso num enorme sucesso...

Anónimo disse...

O Senhor Clode que os leve no seu carrinho...sempre tem a hipótese de lotação esgotada...

Paulo Garrido disse...

Mas se eles não percebem nada do que andam a fazer, que mais se pode esperar?

Vitor Marques disse...

E está cheio de razão este Santo. Se o Dr. Miguel Albuquerque não se despacha a fazer duas coisas, vai mesmo de patins pela Avenida do Infante abaixo. Eu explico: um congresso extraordinário para arrumar a casa e compor os orgãos do partido com gente como deve ser e que sabe de política e das coisas. Já olharam bem para aquela Comissão Política? Com isto volta a reunificar o partido que é fundamental para o seu suporte. Senão vai mesmo cair e é já nas autárquicas. Logo de seguida, recomposta a ordem e sapiência, tratar de remodelar sem apelo nem agravo aquele Governo remendado que ele arranjou por entre os escombros da renovação. Na minha opinião só fica o da Educação, o da Saúde e o da Agricultura. O resto é mau de mais até para ser verdade, a começar pelo das Finanças que se espalha diariamente até à coquete do Ambiente que conseguiu arrebentar com todo o apoio político do Caniçal a Machico. Na ressaca, aproveitem para por a rapariga da inclusão na Câmara do Funchal. Pode ser que resulte. Simples, não é?

Anónimo disse...

Realmente ta na hora de um congresso extra. 300 militantes são suficientes...o que se reune num ápice.
-Manuel Antonio era o mais popular.
-Miguel de Sousa o mais lúcido e de visão
-Albuquerque o sonhador de promessas
-Cunha e Silva o despesista
-Sérgio o falso candidato
-Ramos o loby

Façam alguma coisa...tirem a Madeira e o PSD deste sonho que se vai tornar pesadelo

Vitor Marques disse...

E também tem razão este comentador. Só se enganou numa ou duas coisas: João Cunha e Silva e Sérgio Marques foram "lebres" na corrida. Um ao serviço do Alberto João, outro ao serviço do Albuquerque. Ambos com o mesmo objetivo: impedir Manuel António de ganhar, ou alguém tem dúvidas que ele ganhava se não fossem estes jogadores? Limpinho, limpinho...

Anónimo disse...

Temos um governo de amanuenses a contar tostões.