Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Desgovernando


HOSPITAL NOVO: COM MAIS UMA COMISSÃO 
AGORA É QUE AQUILO VAI!

Este é o projecto de hospital para Santa Rita pelo qual o governo regional (anterior) pagou 5 milhões de euros para logo a seguir engavetar na morgue da Cruz de Carvalho. Mas agora a coisa vai: o desgoverno (actual) não manda uma comissão para os anjinhos que não faça parir outra. 


Depois de mais uma dose hospitalar com velhotes e lares pelo meio, ontem na Assembleia, a par da mudança de mãos da obra do 'futuro' hospital de Faria Nunes para Sérgio Marques, a trepidante quinta-feira não acabou sem a populaça ficar a saber que o mesmo 'futuro' hospital conheceu novo avanço impulsionado pela espectacular criação de uma comissão tripartida no âmbito do processo em curso.
Esta comissão tripartida, com 3 Secretarias Regionais lá representadas, é a chave, de facto, para novo avanço do hospital de Santa Rita. Não vemos agora empecilho nenhum impeditivo da criação, dentro de alguns meses, de uma subcomissão quadripartida que alargue o número de cabeças necessárias para que possa ser criada, no máximo até fins de 2017, uma comissão que estude se a subcomissão era a adequada.
Para esse efeito, não seria descabido criar uma comissão com especialistas que saibam monitorizar as reuniões da comissão tripartida, que é para os seus elementos não se baldarem ao serviço. Isto não são brincadeiras levianas tipo triagem de Manchester.
Depois da comissão que há tempos, para espanto da maioria esmagadora da população, pariu a conclusão de que a malta quer o novo hospital, outro galo canta no processo em apreço. Sem esses trabalhos aturados dos comissários originais, não seria possível o espectáculo a que temos assistido no debate público da interessante infra-estrutura. E não apenas.

Os grandes avanços a que se assiste diariamente não invalidam porém que, quando as oposições rebuscarem o assunto, até porque lhes falta ideias para criar uma m... nova qualquer para criticar, João Machado, a quem em breve deverá ser entregue a responsabilidade de presidir a uma comissão que analise as alternativas para as futuras taxas moderadoras - nada disso invalida que entretanto se crie um gabinete pró-comissão de estudos, dependente da Via Litoral, sobre as vantagens de o futuro edifício de Santa Rita ser construído no sentido NE-SW, sem perigos de colisão com a via rápida.
Estamos em pulgas para ver a diligência seguinte que fará 'avançar' o novo hospital. Agora é que vai! Chega de andarmos pressionados por uma questão que ameaça tornar-se na alta mais problemática da história da Saúde na Tabanca.
  

11 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto. A política de saúde é absurda e perigosa. De comissão em comissão vão enganado o povo. Mas fica mais um aviso: a mentira não vai durar para sempre. Não vai haver perdão nem esquecimento! Quando os madeirenses acordarem , ou não acordarem porque entretanto morreram, vão chover processos por negligência. Não se vão reduzir a médicos enfermeiros, vão atingir os responsáveis políticos, a administração e quem sanciona o processo em curso.

Anónimo disse...

O novo hospital não resolve os cancros que temos hoje nem os que vão acontecer nos próximos anos até ao funcionamento do novo e hipotético hospital. E preciso fazer controle , diagnóstico e tratamentos todos os dias. Por exemplo, colonoscopias, mamografias segundo directivas da DGS. As neoplasias vão sendo diagnosticadas cada vez mais tarde, tempo de sobrevivência vai diminuindo. Não se pode ir nomeando comissões, equipas, grupos de trabalho e não concretizar nada. É preciso aparelhos a funcionar, é preciso formação, é preciso não desperdiçar dinheiro em programas de recuperação de listas de espera duvidosos e que servem para calar médicos e enfermeiros e fazer propaganda goebeliana para a população que ignora a magnitude da derrocada na saúde e os riscos que cada madeirense corre actualmente. O que estão a fazer ao Serviço Regional de Saúde é CRIMINOSO.

Mas se preferirem ser enganados com a sugestão que o novo hospital daqui a muitos anos vos vai salvar, talvez no cemitério, be my guest.
A Madeira está a saque.

Anónimo disse...

tontice....basta atravessar a rua e instalar na escola horacio bento gouveia....querem é gastar dinheiro em obras e terrenos...quando sempre esteve ali a solução....haja vergonha....

Anónimo disse...

Evidentemente que o novo hospital é um miragem eleitoralista para enganar tolos.
Mais uma comissão é bem visto. Quando se quer resolver nomeia-se uma pessoa. Quando se quer empatar ou não fazer nada, nomeia-se uma comissão.
Ta' certo !

Anónimo disse...

a forma como está a ser tratado na Madeira a questão da Saude , hospital incluído , é pura e simplesmente criminosa.

Anónimo disse...

Pela maquete dá para um milhão de habitantes.

Anónimo disse...

O novo Hospital tem sido publicamente apresentado como a panaceia para todos os problemas da Saude na Região. Vejamos contudo um dado importante , mesmo que avance o novo hospital ( altamente improvável nos tempos mais próximos ) o mesmo só ao fim de dez anos é que estará concluído.
E neste intervalo de tempo ? o que acontece aos doentes ? as maquinas continuam avariadas ? os equipamentos básicos continuam a faltar ? os medicamentos não existem ? os médicos continuam a dizer que ganham pouco e a entrar ás 0830 saindo ás 1030 , depois querem receber horas extra para recuperar listas de espera .
Uma forma de chantagear vai continuar a ser deixar os doentes morrer ?
Julgo que mais importante que o novo hospital , seria uma comissão de inquérito ( mas judicial , deixemo-nos de palhaçadas ) ás negociatas em redor da saúde , material levado do hospital para os privados , médicos a receber no hospital a a trabalhar na privada , obras escondidas sem requisição nem cabimento a serem pagas á socapa , maquinas a avariar para os doentes poderem ser mandados para o privado , etc , etc , etc. Quando se atacar pela raiz estes problemas e quando começarem a entrar na cadeia algumas pessoas , poderemos começar a falar em resolver os problemas da Saude , até lá é só mentiras e fantochada.

Anónimo disse...

para os de esquerda é fácil falar mais se fosse eles era o mesmo

Anónimo disse...

Aqui nem esquerda nem direita, o hospital tem de estar nas prioridades, deixem de brincar com o povo.Quem nao tem um familiar que tivesse uma sepsis e morrido dessa causa e o hospital esconde essa situaçao? Eu passei por isso, portanto deixem de brincadeiras, o povo esta cansado de promessas, comissoes, grupos de trabalho e nada. Criar uma associaçao de utentes lesados, para denunciar estas e outras situaçoes, as pessoas ficam com medo, vivemos numa terra de represalias e terror em perseguiçoes...

Anónimo disse...

Cuidado com o ruído. Se é importante construir um novo hospital, isto é, se é preciso investir em infraestruturas, é muito mais importante, mas muito mais, cuidar da saúde e da doença no dia a dia.É preciso dinheiro para as despesas correntes.E este é o maior problema: falta recursos, desde equipamentos a material clínico, desde pessoal em número e especialização.A saúde? Se fosse só o hospital a faltar, era bom, era.

Anónimo disse...

A nova comissão integra algum elemento da Secretaria Regional da Saúde? Ou, ao menos, algum elemento da anterior comissão? Ou é mesmo para começar do 0 e, uma vez mais, nada fazer?
Como já disse antes e vejo aqui noutro comentário, assumamos que o NOVO HOSPITAL não é possível, e realisticamente, desative-se a Escola Horácio Bento e resolvamos o problema de forma célere e poupada.
Não nos esqueçamos que os problemas da Saúde, na Madeira, não vão desaparecer com um ou com dois novos hospitais (não há nenhum anestesista que queira ir para a crista da onda, falar sobre os problemas da Saúde?).
Assumamos que não há necessidade de contruir um novo hospital de raíz, mas antes, de requalificar, de forma pensada e planeada (com cabeça, tronco e membros), o atual Hospital Central do Funchal.