Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Santo disserta
















3 comentários:

Anónimo disse...

Não ambiciono poder sobre os outros mas detesto aqueles medíocres que se deixam manipular por outros mais medíocres do que eles e dessa forma, pelo número, obtém poder sobre mim. Mais do que Hitler, Estaline, Pol Pot, etc, detesto todos aqueles que o seguiram. Os "grandes líderes" só o são porque quem os segue fá-lo de joelhos ou de gatas.

amsf

Eu, o Santo disse...

Caro amsf,
Para conseguires o teu objetivo tens duas hipóteses: ensinas os que sabem menos que tu, ou tentas roubar o "lugar" aos espertos... I.e., viras um esperto, melhor mas um esperto.
Para a maioria dos competentes, são inadmissíveis as atitudes de esperto que procuram granjear apoio... Pelo que a única solução para estes não ficarem sob o jugo dos medíocres, é não os deixar ficar em posição de fraqueza, quer por os ensinar quer por os apoiar em situações difíceis.
Tal como disse, a minha escolha está feita, pelo que me preocupo não só com o futuro meu e dos meus, como me preocupo com o dos outros.
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Não quero ser "esperto" mas também não quero ser vítima dos "espertos".
É impossível pelo ensino um indivíduo retirar massa crítica aos "espertos" pois os potenciais seguidores são muitos e todos os dias nascem outros néscios que mais facilmente seguem o "esperto" que fomenta a ignorância do que o coitado que os quer forçar a pensar e com a agravante de nada ter para lhes oferecer. O "esperto" pode não ter nada para oferecer mas consegue prometer mundos e fundos. Por mais que o ignorante/néscio seja vítima de telexfrees a sua ambição leva-o a cair segunda e terceira vez.

Hoje em dia conseguir não ser cúmplice dos "espertos", conscientemente e inconscientemente, já é um grande feito.

amsf