Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pequenas-grandes coisas (2)


MAIS CONVERSAS ESCATOLÓGICAS
ACERCA DA PRESTAÇÃO MUNICIPAL


Depois de se decidirem sobre o fecha-não-fecha da Fernão de Ornelas, vão despejar água e produto adequado nos esgotos escabaçados que fazem o transeunte vomitar


Como os seus parceiros do Blue Establishment, o presidente da Câmara do Funchal faz pela vida, trata da sua carreira, e é esse o seu papel, deixemo-nos de ingenuidades. Cafôfo consegue ser 'notícia' quando fala em fechar uma rua, consegue ser 'notícia' durante as discussões artificialmente inflamadas à volta do assunto e continua a ser 'notícia', com fotos de estadista e tudo, quando se sabe que afinal não acontece nada de nada na história do fecho de rua e que volta tudo à primeira forma - e que afinal o assunto só não morreu porque no fundo não chegou a ser assunto, foi só 'notícia'.

Percebe-se tudo isso e de certo modo há que aceitar as regras desta democracia estilo Tabanca, porque o povo gosta assim. Mas é lícito lembrar o custo que a propaganda municipal traz ao coitado do munícipe, pelo que sor presidente deve acorrer uma vez por outra às pequenas-coisas da Edilidade que são grandes-coisas para o contribuinte.
Depois da conversa ontem de sentinas e latrinas públicas, prometemos não incomodar os delicados estômagos dos ilustres executivos municipais depois de mais uma que nos chega hoje aqui, esta proveniente do Bairro da Nazaré, na periferia.
O rebentamento de um esgoto na Rua da Austrália contou com o socorro oportuno de uma competente equipa da Câmara. Só que os moradores verificaram, nas últimas horas, que, resolvido o problema no local afectado, faltou fazer a limpeza pela rua abaixo, por onde a porcaria do esgoto deslizou desenfreada, impregnando-se nos passeios que é de uma pessoa vomitar as tripas - e com um pivete de fugir a toda a brida, nem que seja para se trancar na casa de banho mais próxima. 
Pode a Câmara dizer que não ouviu falar. E é capaz. Porque os moradores estão a ligar desde ontem para os serviços municipais e aquilo é "qual é o assunto?", e depois "um momento", e o cidadão fica a amarelar indefinidamente sem conseguir explicar a ninguém sequer "qual é o assunto".
Sor presidente, ainda hoje o JM conta que os cachorros vão ter resort, spa e se calhar sauna ali para os lados do Lazareto. É bom para os bichos, coitados, às vezes tão maltratados que são, mas porra, presidente, lembrem-se também de quem é gente!
É muitíssimo importante fechar ruas, apesar de as ruas serem abertas para facilitar a mobilidade geral. E o que o Dr. Fernão de Ornelas, acusado de magalómano, sofreu para abrir aquela rua ao povo e aos carros! Mas pronto, a Providência não fecha uma rua que não abra outra. Já com os WC da cidade é diferente, como dissemos, porque foram quase todos fechados e não há quem abra outros.
Lá estão nos Paços o nosso Cafôfunchal mais o Iglésias e o Bento rindo a bandeiras despregadas: Ah rapaz, quem não sabe vender fecha a loja!
E é verdade, pelo que se vê e lê nas 'notícias' quotidianas que os distintos autarcas fabricam.

6 comentários:

Anónimo disse...

A inveja é coisa muito feia.

Anónimo disse...

Comentarista das 12:21, não dá para perceber o seu absurdo comentário. Inveja de quê? Desengane se, nem toos os madeirenses querem fazer parte deste cube podre.

Anónimo disse...

Comentarista das 12:21. Esqueceu-se de enaltecer o grande trabalho da equipa do Professor Paulo Cafofo!

Anónimo disse...

Uma parede crespa costuma resolver o seu problema.

Anónimo disse...

O Sr Professor Cafofo não fabrica notícias. Ele paga publicidade e suplementos com dinheiro dos contribuintes apenas para se promover.

Anónimo disse...

O Bento está de saída pra Lx, onde vai dar apoio ao Carlinhos...já que a Sandra não quis o lugar !