Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Propaganda estrábica




NOVA MADEIRA VELHA
NÃO ESTÁ A SER JUSTA






Quando é que a renovada Tabanca e o seu asfixiante sistema de marketing deixarão brilhar o turismo das ilhotas mais ínfimas do Arquipélago?


Numa espreitadela hoje à corrida sem tréguas para ver quem detecta mais sectores em que a Região melhora diariamente a olhos vistos e para também definir quem mais propagandeia uma governação da tabanca cheia de êxitos cá dentro e lá fora, fazendo da Madeira o melhor paraíso do Planeta e arredores, seja de que ponto de vista for - o que é que fomos detectar nesse relance, no meio dos hinos à Administração Pública que vai ser mais moderna, às personalidades da parvónia que fazem furor lá fora - certamente impulsionadas pelos novos ventos nas Angústias e nas autarquias -, aos impostos que hão-de baixar - por obra de Lisboa, mas isso não é relevante -, ao sucesso das nossas eurodeputadas na fina flor de Bruxelas, ao prestígio súbito de Carlos Pereira na alta-roda política alfacinha, aos hotéis da Madeira que são dos melhores do País (só mesmo os renovadores do ex-delfinato para ter hotéis desses), aos institutos que Susana cria em prol das florestas e da Natureza, à situação "mais favorável" dos trabalhadores, clara e indiscutível, aos aplausos na beira-mar às políticas do surf - no meio de todas estas proezas da nossa Nova Madeira Velha, que até nos fazem perder o fôlego, que fomos encontrar? Isto, por acaso no JM: que a Madeira pode orgulhar-se de ter registado em Novembro a ocupação hoteleira mais elevada do País, com 80% de camas preenchidas.
Aqui discordamos, pela desafinação do hino à hotelaria da Madeira. Sabemos, de fonte segura, que a cabana rural existente no Bugio, com lugar para duas pessoas, vem registando uma ocupação total, permanentemente, obrigando turistas dos iates a dormir nas respectivas embarcações ou a recorrer à hotelaria da Madeira, Porto Santo e Lanzarote.
Assim sendo, devíamos reivindicar outro dado estatístico mais categórico: as Desertas registam uma ocupação hoteleira a 100%, pelo que estão no topo do ranking nacional e internacional.
Mas é claro que as ilhas maiores predominam sempre em prejuízo de quem é pequeno...

8 comentários:

Anónimo disse...

O Turismo tem muito que se diga. Neste momento podemos dizer que mais um favor foi feito ao amigo AFA. Utilidade turistica... para um Hotel, brilhante!!. Isenção de IMT, IMI, taxas por 7 anos - Joram (2 série) 22 janeiro 2016.

Muito bem, quem ganha com o turismo quem é?
A Madeira está a saque.

Anónimo disse...

Mais um tubarão que não paga impostos...

Eu, o Santo disse...

Concordo com a publicação.
Estes prémios que nunca ouvimos falar, os vídeos de promoção da madeira do facebook, e a página diária sobre CR7 parecem que são para nos compensar da ausência de esperança num futuro melhor, dos chefes sem mérito, dos políticos que quase de certeza ou são imbecis ou corruptos, de serviços do Estado que não funcionam, de ordenados da treta e de passarmos mais de metade do mês a contar tostões...

Anónimo disse...

Na Madeira, provavelmente, nenhum hotel paga IMI. Não é um favor à AFA. Vejam quanto o Grupo Pestana teria a pagar de IMI...

Anónimo disse...

Eles não pagam IMI, eles não pagam salários justos, eles impôs horários de escravidão, eles usam e abusam de jovens estagiários, etc, etc.
Assim vai o melhor destino Insular do Mundo!

Anónimo disse...

E essa do Carlos Pereira ser vedeta com ks cubanos...Credo...só quem não o conhece..
Eles sabem que ele queria aceitar a Loja do Cidadão do Cunha e Silva?
Ele que lhes diga...

Anónimo disse...

Não são só os hoteis. Varias casas classificadas também não pagam. Mas quem também não quiser pagar e tiver duas casa, cria um fundo imobiliário fechado, vende as casas ao fundo e deixa de pagar IMI.

Florêncio de Aguiar disse...

Há já algum tempo que sigo este blogue do Sr. Calisto. É mais uma forma de me ir mantendo ao corrente do que se passa na nossa terra. Em geral gosto, gostaria ainda mais se o autor usasse mais a sua mestria jornalística de outrora, teria ainda mais seguidores acredite. É um excelente espaço de livre opinião mas deveria também evoluir simultaneamente para um fórum com alguma componente de investigação e resistirem um pouco mais à tentação da mera maldicência. Ganhavamos todos, nós o que frequentamos-permitam-me esta expressão- este blogue. Um exemplo mesmo já neste comentário: é óbvio que ao abrigo da legislação vigente, um projeto e desenvolvimento de um hotel como o denominado Savoy, tem utilidade turistíca e o senso comum aponta para o seu iminente interesse nesse capítulo. Além de uma prerrogativa legal, falamos de uma condição por todos perceptível. Em vez de se preocuparem com isso, deveriam procurar saber da justiça negocial de quem vendeu e da sua legitimidade, já que quem comorou limitou-se a pagar por uma aquisição, e ainda bem que o fez, caso contrário continuariamos com aquele "buraco" por ali muito tempo. Olhai o Banif, a Rentipar, o Royal Savoy, o processo do BCP, as manas Roque e daí sim, poderão começar a tirar ilações. Isso é que merecia um trabalho jornalístico sério meu Caro Senhor Calisto. Isto porque curiosamente nenhum órgão de comunicação social desta terra percebeu a oportunidade e "filão" jornalístico que está ali, mesmo à mão de semear. Sejamos mais sérios e consistentes e aproveitemos estes espaços livres para reportar e ilustrar o que está por detrás da fotografia, e não apenas o retrato imediato. Quanto à ocupação hoteleira até podia ser 100% pois a vender o quaarto ao preço que vendem, nunca vão passar da cepa torta.