Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Raciocinemos



AUTÁRQUICAS DE 2017 A MEXER
COM AS REGIONAIS DE 2019

Os assustadiços aparelhistas dizem que é muito cedo para 'especular'. Ora, não é cedo nem é tarde. Tão-pouco se trata de especulação. Eles não querem é enfrentar a realidade para se manterem no 'quentinho'. Ingénuos. Zeros da política. E de curta visão.



Paulo Cafôfo tem cada vez mais
motivos para pensar longe.


Carlos Pereira está cada vez mais
deslumbrado com a pantalha
e mais longe dos votos.
 


O despacho de hoje de um dos nossos K infiltrados na autarquia da capital merece reflexão. Não se trata de refutar os pensamentos, obviamente livres, do nosso prezado e bem pensante agente. Importa, sim, partir do tema por ele referido para uma abordagem não apenas ao momento político municipal mas ao que se joga em fundo. Comecemos pelo texto do nosso K.


A Webletter de Cafôfo 
no correio interno da autarquia

Paulo Cafôfo, que é o edil do Funchal, inicia em 2016 a sua campanha para a reeleição, usando mais meios da autarquia para os seus intestinos fins de propaganda, já não apenas sobre a autarquia e as suas divagações sobre a sua "pólis", mas sobre tudo, como se escorresse num blogue pessoal (como já teve), ou num qualquer fórum público, as suas cogitações e ambições legítimas.
Já não bastava a torrência da publicidade paga pelos munícipes e dos ardis da propaganda que acolheu e promoveu, como agora escorre as suas catarses de fins bem conhecidos, apenas para mascarar as incapacidades já sobejamente desveladas nos últimos dois anos de sucessivas miragens.
A "rota do futuro" só pode ser de maior inércia e desmazelo, que é infelizmente a continuidade do presente, como uma imagem suspensa à espera que o ponteiro chegue a um novo segundo de esperança, que faça esquecer este longo momento.


K-Sabe-Kuaze-Tudo



Passemos às diligências do presidente Cafôfo que são objecto do reparo do nosso K, o texto que republicamos a seguir:







O reparo do nosso K incide no facto de Paulo Cafôfo estar numa plataforma da autarquia a falar, não dos problemas internos, mas de uma questão regional global.
Independentemente da legitimidade ou não de o autarca o fazer; esquecendo se a Câmara continua ou não com atitudes picuinhas que 'chateiam' o munícipe a ponto de, na hora do voto, poderem vir à cabeça os estacionamentos das motos, as esplanadas invasoras, a perseguição a quem faz uma obrazita (nos pequenos, porque os graúdos continuam o seu forrobodó, como no caso do Savoy); deixando um pouco de lado as calinadas desta câmara que quase a derrubaram com escassas semanas de gestão; deixando tudo isso em banho-maria, tentemos ver um pouco para além da vida do campanário capital.

Vêm aí as autárquicas. Eleições que, estando previstas para o fim de 2017, já mexem com as legislativas regionais... de 2019!
No artigo acima, Cafôfo aborda questões abrangentes, além do seu município. Ora, salvo melhor opinião, aconteça isso na plataforma da Câmara ou não, a estratégia é actualíssima.
É que o PS-Madeira, apesar de ainda não ter reparado, tem um 'bonito' berbicacho pela frente. Não porque o PSD-M dê indícios de poder recuperar alguma das 7 câmaras perdidas. De momento, até se lhe adivinha uma derrota mais dolorosa do que em 2013. 
Mais à direita, o PP também será completamente inofensivo nas municipais, a não ser em Santana, mas isso por mérito de Teófilo Cunha. PP? Quem vai votar num partido que se assume 'em transição'? O eleitor depositaria o voto numa equipa de candidatos indicada por uma gestão partidária a prazo? Estaria a dar a sua confiança aos futuros 'definitivos' que nem adivinha quem serão? 
O PS tem tarefa difícil, sim, porque os movimentos de independentes engrossam e multiplicam-se. Parecendo-nos que os socialistas, agora liderados por Carlos Pereira, não serão capazes de se equilibrar no meio dessas movimentações.
O novo presidente socialista governa o partido com comando à distância, de Lisboa para cá. Pior: beneficiando de uma cobertura notável dos 'generosos' órgãos da comunicação social - que utilizam esse 'pluralismo' para branquear e disfarçar a sua entrega total ao Blue Establishment de Miguel Albuquerque -, Carlos Pereira vive na ilusão das aparições na TV e dos 'exclusivos' na imprensa, a que ninguém confere a menor importância. É ver o nulo feedback dos 'furos'.
Numa palavra, Carlos Pereira ganhou a liderança mas não agarrou o partido. As eleições não se ganham apenas no teatro das pantalhas, é elementar. Urge sobretudo mobilizar a cidade, o bairro, a freguesia, o sítio - que é de onde saltam os votos. E o novo chefe socialista convive mal com os poios e as lojas do 300. Decididamente, coisas que não se aprendem.
De modo que as autárquicas serão dramáticas para a Direcção actual do PS. Não estamos a ver jeito neste partido para levar dinâmica de vitória por esses concelhos e freguesias dentro. Repetir Machico, Porto Santo e Porto Moniz não será vitória retumbante nenhuma. E é se acontecer ganhar.
No Funchal, piora o cenário. Se Cafôfo concorrer pelo PS ou pelo PS/Mudança e perder, a derrota será de Carlos Pereira. Se acontecer vitória, o vencedor terá sido Cafôfo. 
Num caso ou noutro, e partindo do princípio de que o actual chefe dos edis funchalenses não se candidatará numa lista de independentes, o que não é líquido, que poderá acontecer depois nas legislativas? 
Paulo Cafôfo poderá entrar no PS em rápido movimento vertical, para disputar a liderança a Carlos Pereira, estribado no previsível desaire das autárquicas, para depois apresentar-se diante de Miguel Albuquerque nas regionais de 2019. Afinal, Paulo Cafôfo já ganhou umas eleições e deverá ganhar outra vez - logo na capital. Carlos Pereira já perdeu no Funchal. E em 2019, presume-se por via deste quadro mais negro, não terá ganho nada. Quem tem mais legitimidade para encabeçar o movimento final de derrube do Laranjal ao fim de mais de 4 décadas de governação regional?
Albuquerque pode tornar a vencer? Bom, primeiramente teremos de ver o que o espera nas autárquicas de 2017 e nos congressos do PSD-M que se realizem até 2019. Se chegar lá em condições de se recandidatar a presidente, provavelmente não conseguirá já os 12 votos à maior. Isto pelo andar da carruagem.
Por tudo isto, caro K-Sabe-Kuaze-Tudo, pode ser verdade que Paulo Cafôfo esteja a utilizar o cargo de presidente da Câmara para fins externos. Mas falta de oportunidade ele não está a revelar, de todo.


13 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto o Cafofo não souber escolher os que lhe rodeiam não vai ter a vida tão facilitada como pensa. Enquanto não olhar com futuro como deve ser não chega la. Estar rodeado de pessoas como o Bento, assusta as pessoas com mau ar, até devia ser proibido de aparecer nas fotografias.É mesmo ma pessoa.Mau Jornalista e nem fala com metade dos jornalistas da madeira. O carlos Pereira tanto que quer entalar o Cafofo que só lhe esta a fazer um favor em levar este Bento, traste, para o Secretariado do PS, assim o caminho esta facilitado e depois é mais fácil limpar com esta gente.
Estar rodeado do palavrinhas mansas do Victor Freitas e suas influencias tambem não chega la, estes só querem dinheiro, não querem mais nada. O grupo do Victor Freitas só quer dinheiro.

Anónimo disse...

Cafofo a presidente.

Anónimo disse...

O Carlos Pereira é que se esta a matar sozinho. Compra guerras com toda a gente, com Machico, com o Funchal, com o Porto Moniz e Porto Santo, com a JS, depois tem o grupo do Victor Freitas, composto por metade dos funcionarios do PS-M, devia ter feito uma limpeza, as Mulheres Socialistas que querem lhe fazer a folha, é a vice presidente do Vitinho desde sempre, o cafofo agradece a ida do Bento para o secretariado.
Carlos Pereira, acorda. Livra te de toda a influencia que o vitinho ainda tem no PS, senão não tens hipótese.

Anónimo disse...

O Victor Freitas anda a fazer a folha ao Carlos Pereira. Ele quer voltar, ele ainda não percebeu que não vale nada na Madeira, basta olhar para as regionais, ele quer se manter dentro do PS a todo o custo.
Basta perceber a rede de influencias que ele conseguiu deixar dentro do PS:
-O seu secretario geral continua la ( Jaime Leandro conhecido por ver os presidentes a passar e ele a continuar)
-Os assessores continuam la( colegas de toda a vida na js do vitinho)
-Ganhou as Mulheres Socialistas, para aumentar a influencia e ter alguém da sua confiança dentro do secretariado ( Presidente das Mulheres Socialistas era a vice presidente do PS do vitinho e o vitinho é +padrinho do filho dela)
-Ja tem o Avelino debaixo de olho
Daqui a uns dias controla o Grupo Parlamentar do PS-M.

Eu, o Santo disse...

Não é garantido que Albuquerque consiga chegar ao final do mandato.

Anónimo disse...

Mais um Mamadu na Região.? .Amigo São três mandatos ..sem corrupção sem compadrios sem faturas falsas ..etc..etc...

Anónimo disse...

que adversários vão surgir em Machico/Santa Cruz/Funchal/ Santana e porto moniz pelo PSD?

Anónimo disse...

Cafofo diz não ter dinheiro para fazer obras no Funchal , mas tem o mesmo dinheiro que os anteriores , a diferença é que o dinheiro é gasto nuns eventos para os amigos , com o DN para não dizerem mal dele , e obras nem ver

Eu, o Santo disse...

Anónimo das 21:36.
Tal como disse, sem corrupção nem compadrio nem faturas falsas,... provavelmente Albuquerque conseguiria três mandatos.
A questão, como se pode ver,na ausência de demissões devido ao cais 8 e outras "continuações"... É que essas supracitadas premissas não estão a ser cumpridas, e mesmo assim não está a conseguir aumentar o número de apoiantes, antes pelo contrário, a cada dia que passa as pessoas vêem menos qualidades excepcionais nele, menos capacidade dele conseguir satisfazer as ambições pessoais dessas pessoas e menos vontade dele as satisfazer.
Resumindo, o Rei vai nu... Quanto tempo vai durar a sua caminhada ainda não se sabe.

Anónimo disse...

o Cafofo enganou o Povo uma vez..
até a família destruiu. ..com aquele iglesias e companhia muito menos...o PSD tem Um Candidato que nao dará hipoteses

Anónimo disse...

O Alberto João era atacado por fazer campanha com dinheiro dos contribuintes , mas fez obra.
Este pepsodente ambulante nada faz sem ser gastar o dinheiro dos funchalenses em campanha permanente , não vejo os puristas e as virgens do costume criticar.

Anónimo disse...

Albuquerque já ganhou o que tinha a ganhar, seja em eleições internas, autárquicas ou regionais ou em comissões do BES ou do Banif.

Anónimo disse...

Este Cafofo anda a imitar o Varoufakis ou, será mera parecença comportamental? Pouca parra e nenhuma uva é o balanço.