Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vida escolar



DEPUTADOS DO PS VISITAM MACHICO:
BUROCRACIA OCUPA PROFESSORES


Os deputados do PS-M, Avelino da Conceição e Sofia Canha reuniram, esta manhã, com a direção da escola EB1/PE de Machico, para conhecer os problemas com que se debatem as escolas e docentes que nelas lecionam.


Deste encontro podemos concluir que as escolas e os professores têm o seu tempo cada vez mais entregue a tarefas burocráticas e administrativas, o que os desvia das questões essenciais e centrais da escola, que são as pedagógicas e didáticas. A priorização das questões pedagógicas é, por isso, urgente.
Para isso contribui a dispersão e diversidade de departamentos de onde emanam diferentes orientações, quando elas deveriam vir de uma mesma entidade, a DRE, responsável pela Educação.
Chegam às escolas de primeiro ciclo informações e orientações dos diferentes gabinetes coordenadores, dos CAP, das delegações escolares, etc, que dificultam a tarefa de gestão das escolas. Seria aconselhável uniformizar alguns procedimentos e trazer a gestão dos horários escolares para a alçada da escola e não deixar nas mãos dos diferentes gabinetes e departamentos.
Depois da integração da Educação Especial no domínio comum da Educação, as escolas desconhecem os critérios de colocação de docentes de Educação Especial, havendo, por isso, desadequações em termos do número de docentes colocados nas escolas para responder às necessidades dos alunos abrangidos.
Texto: PS-M

8 comentários:

Anónimo disse...

Os senhores do PS sempre podiam aproveitar que agora são Governo e alterar essas burocracias que emanam, quase todas, do Ministério da Educação! Assim tornavam-se consequentes no que afirmam!

Anónimo disse...

Mais do que as ditas burocraciass criadas pela lei, sao as burocracias dos BUROCRATAS de gabinete em que esta Sre se tornou. Basta ver os doutorzinhos novos e novas a patinar e a esconder.se no papel e no email, para não dar a cara e enfrentar os problemas.

Anónimo disse...

E faltou mencionar a super tarefa de realizar a autoavaliação das escolas que visa melhorar o sistema de ensino e o sucesso dos alunos(?????)!!!!!
Uma carga extremamente excessiva de trabalho para uma equipa que já faz tanto...
Alguns já são avaliadores internos, membros da secção de avaliação, substitutos legais dos diretores...
Haja paciência...
Onde arranjaremos tempo para a nossa tarefa principal que é ensinar?!

Anónimo disse...

Sr Calisto! Actualmente e o único meio de comunicação com alguma visibilidade que ainda nos permite manter informação incomoda , kaptar e opinar. Aprecio especialmente a contruibuicao do Dr Raimundo Quintal. Parabéns e mantenha se activo por favor.
Quanto à recente tendência em anunciar eventos menores, tanto políticos, sociais ou culturais... Permita me discordar. Para isso já temos outros " jornais", inclusive o vendido Funchal Notícias. Não há paciência para mais um pasquim.
Obrigada pelo seu empenho , a Madeira está podre, mas provavelmente ainda tem de apodrecer mais até poder renascer. Não podemos baixar os braços..nem a caneta.

Luís Calisto disse...

Comentário das 9.36

Obrigado pelas críticas.
Apenas uma explicação: desde o início do Fénix que ficou esclarecido ser este um espaço aberto a quem quisesse participar, fosse de que maneira fosse, desde que respeitando a deontologia da ordem. Tal estilo leva, realmente, a que se repitam aqui informações mais próprias de outros espaços. No entanto, é de alguma utilidade manter as portas abertas, para evitar que algumas pessoas e instituições fiquem limitadas e dependentes de critérios por aí que, como tudo na vida, têm as suas distorções - involuntárias ou eivadas de prepotência.

Anónimo disse...

A sr. deputada tem de apreender a falar na Assembleia. Já teve tempo suficiente de conhecer a casa.Tem de justificar a sua eleição, não se esqueça que só conseguiu 400 votos na Calheta. E a nível regional não foi uma mais valia, o resultado já se sabe qual foi.
Se no PS levam gente ao colo, para os Madeirenses é preciso trabalhar para ter colo.

Anónimo disse...

E os restos dos deputados tinham coisas mais importantes para fazer? Onde para o Jaime Leandro, Victor Freitas e Mafalda Gonçalves? Trabalho não é anda com estes...

Anónimo disse...

esta hoje andou no mercado , mas teve medo de subir as escadas para ver a merda que o Cafofo fez.