Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Do arco da velha


Este homem é um perigo público.


O ÁRBITRO MANUEL OLIVEIRA
É DE UMA IMAGINAÇÃO LÁ PARA CIMA

A bola já vai longe quando o avançado bracarense se deixa cair na piscina. Mas o árbitro premiou o mergulho.


Sempre achámos uma aberração das leis do futebol a marcação de uma grande penalidade associada à expulsão do jogador que a provoca, a não ser nos casos de agressão deliberada, com intenção de lesionar o jogador sobre quem é cometida a infracção.
Acontece vezes sem conta. Ao começar o desafio, há um avançado desarmado em falta dentro da área. O árbitro puxa evidentemente da regulamentação do jogo. Assinala o penalti. Mostra o vermelho ao jogador faltoso. O jogo prossegue com a execução da penalidade. Se for golo, a equipa que o sofre é penalizada de várias maneiras para uma só falta. Sofre o penalti e o golo. Perde um homem em campo e fica com o jogo inteiro para jogar com 10... e a perder no placard. Moral em baixo. O jogador da falta, claro, cumprirá uns jogos de suspensão. 
É muito castigo para um só 'crime'.
Só que a imaginação do ser humano vagueia sem limites. No recente Marítimo-Braga, o sr. Manuel Oliveira (que ofende os enredos do Manoel com 'o') conseguiu penalizar ainda mais o Clube da casa do que é costume. Os verde-rubros sofreram aquelas penas todas - penalti e golo, perda de um elemento, 73 minutos a jogar com 10, na situação de desvantagem no marcador... e tudo resultante de uma falta inventada pelo referido senhor! 
O defesa da casa desarmou o avançado nortenho 'sem espinhas'. Merecia louvor e não castigo. Mas foi o que foi. Incrível como não há quem entre no campo a fazer voltar o expulso ao jogo e mandar para o olho da rua o autor de tão grosseira trapaça. Sim, os árbitros também se podem enganar. Claro. Mas a gente percebe quando é isso.
Tempos atrás, Salin foi vítima de um lance parecido. Não tocou no avançado, o árbitro marcou penalti e expulsou-o... e, depois de se ter percebido pela televisão que não houve falta, as entidades 'competentes', em lugar de pedirem desculpa ao atleta e ao Marítimo, castigaram o guarda-redes com não sei quantos jogos de suspensão! F...! Viram o erro as vezes que quiseram na tv e 'agiram' na mesma!
Quando isto acontece à vista do mundo inteiro, imaginem o que o Marítimo não sofria naqueles campos continentais em tempos, antes de os jogos serem transmitidos. 
Uma nota para o treinador Paulo Fonseca, do Sp. Braga: ele reconheceu prontamente diante das câmaras de tv, sem pruridos, que a sua equipa foi beneficiada pelo árbitro. O conhecido técnico, no mundo mentiroso que é o futebol em Portugal, só ganhou ainda mais credibilidade com a sua visão honesta. Pelo que merece os nossos parabéns.

Sem comentários: