Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


FORTIM DO FAIAL 
- A DEGRADAÇÃO CONTINUA




No último fim de semana houve Festa da Anona no Faial.
Houve comício. Promessas de planos estratégicos para a agricultura. Recados para o Governo da República.
Entretanto, o Fortim, ex-libris da freguesia, continua a degradar-se, como é possível confirmar pelas fotografias registadas ontem.
De quem é responsabilidade pelo estado de abandono deste imóvel construído no século XVIII, classificado de interesse local em 1996 (resolução nº 560 / 96 de 16 de Maio do Conselho do Governo Regional da Madeira) 
 e miradouro privilegiado no nordeste da Madeira?
Da Câmara de Santana?
Da Secretaria Regional que tutela o Património?
Ou das duas?

Texto e fotografias: Raimundo Quintal

6 comentários:

Anónimo disse...

Que eu tenha conhecimento trata-se de património privado - família Catanho. Não vejo porque a Câmara ou governo tenham que ali fazer uma intervenção, sendo património privado.

Anónimo disse...

julgo que pertence á família Catanho Meneses , julgo também não me enganar se disser que existe um protocolo com a Camara Municipal para a manutenção do espaço.
Agora o que também julgo importante realçar é a selvajaria de quem frequenta o espaço , o acesso devia ser pago , podia evitar que fosse frequentado por anormais cujo prazer é destruir.

Anónimo disse...

É mesmo património privado? No entanto tendo sido classificado de interesse local, e fazendo parte da história da Madeira, merecia atenção por parte das entidades públicas. Os impostos arrecadados pelo governo são privados, isto é, é o povo que paga IRS, IVA,etc.

Anónimo disse...


Este tipo de património , tão escasso numa ilha como a nossa , devia ser adquirido pelo governo e integrar-se no património publico, nada mais.
Mas a anona é mais importante e os anonas tb. lol

Anónimo disse...

Teremos de aguardar, enquanto a ainda-diretora regional dos "affaires de la culture" não estiver suficientemente prostituida com a rosca corrupta SR.ETC veremos se sai do seu pedestal e vai ao terreno ver o problema ...

Anónimo disse...

Para que suceda o mesmo que à Fortaleza do Pico no Funchal.