Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Intrigas


Demissões no governo por carga a mais




Vários Leitores têm exigido explicações sobre as saídas registadas recentemente no aparelho governamental da Tabanca. Lá fomos tentar saber que grandes manobras estariam por detrás da demissão de Carina Bento (da Cultura) e de Sílvio Costa (do IDR). 
O que apurámos é que ambas as situações partiram de deliberações pessoais dos demitidos. No caso de Carina Bento, a saída emerge das dificuldades inerentes ao complicado sector que dirigia. Nada que não se saiba há muito tempo. Os intelectuais são difíceis de gerir. E Carina Bento não aguentou a carga. Prefere voltar ao remanso da Fundação Berardo.
De Sílvio Costa sabe-se que também saiu pelo seu pé. Razões pessoais. Mas não chegámos a lado nenhum quanto à descoberta das causas exactas.
É muito pouco para os amantes da intriga. Vamos ver se aprofundamos um pouco mais.

28 comentários:

Anónimo disse...

O Costa saiu porque não estava para aturar as malcriações e o mau feiteio do contabilista da Camacha. O homem é mais básico do que um tronco. Sabe da sua área técnica, mas mais nada. É um erro de casting político que vai custar votos ao PSD.
A Carina, coitada, nunca pensou que aquela casa fosse um ninho de víboras como é. Aturar o dainoroso Clode e as prima-donas que por lá andam, não é para qualquer um.

Anónimo disse...

A Assembleia espera por Ti Carina ...fora com a lambe botas.. lambe tudo ..da Vânia .

Anónimo disse...

A moça da Cultura não resistiu. O amigo Miguel ofereceu-lhe a direcção regional e, a rapariga deslumbrou-se. Nem fazia ideia do que isto é. Estava lá no Monte na fundação, fazendo o que o patrão queria. Não tinha a minima ideia do que é esta casa e de quem nela "trabalha".
Na DRC há 2 a 3 diretores de museu que trabalham, mais outros 2 a 3 no arquivo/biblioteca, e outros 2 a 3 tecnicos superiores noutros serviços, além dos bons funcionários que fazem o que lhes mandam. De resto é uma cáfila de incompetentes, encabeçados pelo Clode de Sousa, que esperam sentados pelo ordenado ao fim do mês até chegar à reforma. São as tais primas-donas que não fazem a ponta dum corno. Mas como alguém já escreveu, amigos do Dr. Albuquerque têm costas quentes.
Mas a Dra. Carina não acertava. Saiu quase um ano depois sem ter posto os pés em serviços que tutelava. Foi de uma falta de liderança total. Meteu duas baixas, e, claro, as víboras do costume fizeram-lhe a folha, lideradas pelo Clode de Sousa. Não tinha jeito para o cargo.
Fez bem em sair.
Ao contrário quem a substitui, a Dra. Natércia, parece ter pelo na venta. Se tiver costas largas e carta branca do secretário poderá finalmente meter na ordem a rataria que deambula nesta casa.
Eu cá, que sou arraia miúda, espero. Com olhos abertos, ouvidos atentos, e dedos para teclar.

Anónimo disse...

Quantos secretários, presidentes de institutos e diretores regionais já foram substituídos em menos de um ano?

Anónimo disse...

Clode, brazao e rodrigues na luta pelo poder... ja agora levavam uma Chaves que esta no teatro perdida...

Anónimo disse...

Todos acham que a nova Diretora da Cultura a última grande mais valia do Governo. Temos muita gente a esfregar as mãos de contente, pois o Secretário nem imagina a cobra que ali está. Investiguem o passado da Sra. Perguntem à sua chefe do Continente e a quem, trabalhou com ela, porque foi posta a andar. Perguntem a quem realmente sabe, as intrigas e confusões que arranjou com toda a gente com quem trabalhou. Está de parabéns chegou onde queria. Soube mais uma vez enganar bem. A primeira imagem é sempre fantástica de grande profissional. Um curriculo recheado,postura de humildade e uma figura de Santa, mas perguntem referencias pelos sitios onde andou. Preparem-se os funcionários daquela Direção Regional, preparem-se os outros Directores Regionais pois a sede de protagonismo e de querer ser a melhor vai trazer dissabores a muita gente. Um dia vão lembrar-se deste escrito. Não agora, porque agora ela é a melhor.

Anónimo disse...

A Dra Natercia no máximo vai aguentar um ano se não for menos...nao estou a ver com postura dialogante....de que serve ter um currículo imaculado (?)....tb se fala que vão haver mudanças na Direçao da Biblioteca Pública Regional e no Arquivo mas pelos vistos não esta facillll.....gostava de saber o motivo de tanta demora...avisam na Comunicaçao Social que vai haver mudanças aqui e ali e depois as mudanças não se efectivam......e incompreensivel....ha museus tutelados pela DRC com gente competente a frente....outros nem por isso....tristeza o que fizeram a Biblioteca de Culturas Estrangeiras.....realmente este Governo esta.se nas tintas pra as questões da Cultura....nao arranjavam uma mulher ou homem que percebesse de Cultura sem ser a ex subdiretora....ha coisas surreais neste Novo PSD.M

Anónimo disse...

Ja agora merecia um Kapta em campo para saver o que se passa na educação. Nao esta nada melhor que noutros lafos, Veja.se isto da exoneraçao da Subdiretora educação, antes de o ser ja fora.... Extinçao do lugar. E de rir a falta de conhecimento organizacional desta gente.so cromos e como diz o outro todos compadres e comadres...

Anónimo disse...

Na educação manda a Sara Relvas. Um diabo de saias. O secretário é um capacho. Não faz nada sem a aprovação da menina. Tem medo dela, e não é para menos. Reles e vingativa.

Anónimo disse...

Estou atónito com esta desorientação. Isto não anda a correr nada bem na cultura. Parece que ainda vão dar tachos a gente que já muito tempo os teve com estilo ditatorial e julgava estar em repouso e os tristes trabalhadores também.. Acontece que enquanto aguardam a prometida recompensa no fim do arco-íris, dada a ganância, já deitam abaixo a diretora regional através de confidências pelos corredores e cafés. Muita desta gente anda agarrada ao osso e anseia o poder intimidatório. Os ventos não estão favoráveis para depositar confiança nestes peões do partido ou que se dizem fora da política. O culminar deste imbróglio de estratégias e más escolhas (novas e já vistas) não vai ser nada bom.

Anónimo disse...

Epa. Então este sre nao a ia por no lugar, sendo ele um coronel? Pelos vistos ficou tudo na mesma, o que prova aquilo que diz o comentário anterior na SRE reina o compadrio e falta completa de conhecimento e rigor.

Anónimo disse...

Quem conhece bem a Dra. Natércia é o Professor Guilherme que esteve à frente da Casa das Mudas. Consta que, já na altura, quis por as garrinhas de fora e pôr a pata em cima do Prof. Guilherme, um verdadeiro homem da cultura. Saiu-lhe o tiro pela culatra porque o professor é quem tem realmente pelo na venta.

Anónimo disse...

Lendo isto tudo que deve ter fundo verdadeiro é dizer que o problema é ventas peludas a mais no mesmo galinheiro.

Anónimo disse...

Quem deveria ter sido nomeada Diretora da Cultura logo de início era a Dra. Teresa Brazão. É uma senhora conhecedora do terreno e de bom trato, conseguiria certamente mexer com a cultura nesta terra. Consta que quer se reformar tambem. Onde anda a grande qualidade que o Albuquerque tinha na Câmara?

Anónimo disse...

Sugestoes pra um putativo futuro director da CULTURA...aceitam.se sugestoes

Anónimo disse...

Eu acho que anda aqui muito estagiário a destilar fel, já com o calendário amarrotado deste ano no bolso, pois, apesar de tanto rastejarem e prestarem-se a ser joguetes acéfalos, o certo é que os patins já estão ali ao canto da porta, só à espera de serem calçados e usados, como aqueles acenos de lenços brancos, como quem se despede das virgens. Bye-bye

Eduardo Santos disse...

É tudo verdade o que aqui se escreve neste comentário. E ainda aqui vamos...

Anónimo disse...

Humor kafkiano....de um vilão arrumador de livros nas prateleiras....

Anónimo disse...

Aquele senhor Mendonça que foi enganado pelo Cafofo é que devia ir para director da cultura. Ia "limpar" aquilo tudo.

Anónimo disse...

A falada "equipa alargada" a trabalhar na cultura do atual governo é composta por quem? Vai quase num ano de trabalho que não dá frutos. Sim. Porque a área não se resume ao cargo de diretor regional. Iam ser concursos para contemplar a meritocracia, fusões para poupar na despesa sem olhar a viabilidades das mesmas, sangue novo e tal... vai-se a ver e é isto - pessoal desmotivado, chefiado por pessoas que nunca foram exemplo, outros são chefes há décadas que ganharam vícios e maus hábitos. Não bastando, pairam os fantasmas a querer reassombrar o sistema. Há de tudo e nada há de renovação na mecânica organizacional. O que significa cultura, além dos museus? Alguém da equipa sabe? A resposta vale ouro!

Anónimo disse...

As atuais chefias abaixo da DR e da Sub-Diretora, e não excluo nenhuma... uniram-se e decidiram destilar o seu veneno. Gente que não se suporta uns aos outros porque são iguais, são agora uma equipa... A Dr.a Carina Bento fez bem em sair, aturar malucos?! Cambada de incompetentes e falsos que se acham superiores a tudo e a todos, ratos de esgoto é o que são. Se fossem competentes não se sentiam ameaçados, um bom profissional é bom em qualquer função, seja de chefia ou não. Pobres e desgraçados funcionários que são destratados para trazer uns míseros euros para casa no fim do mês. Sim, porque nessa casa existem pessoas/ funcionários competentissimos (NÃO os diretores de serviço, chefes de divisão ou coordenadores), mas que atendendo às circunstâncias nunca terão oportunidade de mostrarem o que valem... num cargo ou numa função. Quem quiser entender, que entenda. E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Os "senhores" não querem chefes do sexo feminino.... Será? Hummmm. Eu penso que sim.... nao sejam assim, a Natércia Xavier, assim como a anterior diretora, é competente, não é isso que se espera para este cargo? O resto é o resto.

Anónimo disse...

O resto é mesmo isso, só o resto, restinho.

Anónimo disse...

A realidade é que a dita senhora da cultura que saiu assinava tudo de letra e os funcionários a raia miúda estavam insatisfeitos com as decisões que os prejudicaram nos seu direitos. Eram Regos de decisões e assinaturas de despachos são pré preenchidos que subiam para prejudicar os funcionários. Pergunte-se porque esta é a única Secretaria a retirar as jornadas continuas aos trabalhadores como alguém tanto como de os chamar assim.

Anónimo disse...

esa tipa apoiante do cunha silva ..sempre disse mal do Albuquerque nora de uma antiga deputada da assembleia ..amiga do alberto joao..feia demais ..ninguém sabe como continuou ..perguntem ao Carvalho..!!

Anónimo disse...

Pena que o Miguel Albuquerque deixe cair os seus apoiantes que nem tordos. Vai ficar com quem no final?

Anónimo disse...

Vai ficar com quem sabe, simples e clarinho como água. É exatamente assim que vai ser, ou os porta estandarte tinham aspirações a alguma coisa?

Anónimo disse...

A Natércia disse a uma colega quem vai dirigir as direções de serviço:
- nos museus: tcha-naan! Clode (esta direção de serviços está condenada)
- no arquivo e biblioteca: novamente a Dra. Fátima Barros, pessoa de confiança do anterior Diretor, mas por um ano e em regime de substituição até haver concurso (se houver). Sempre melhor que o idiota do Miguel Jardim, livra! Deve haver influências da irmã dela que é adjunta do Secretário das Finanças.
A Natércia não gostava da Carina, escolha de Albuquerque, que não percebia nada de finanças e de gestão. Quem esfregou as mãos de contente foi o andrógino Clode, que anda sempre com aquele ar angustiado com o mundo como quem anda com prisão de ventre. Deve estar contente por ser a Natércia (de histérica para histérica terá dito "é cá das minhas"). Mas atenção! A Natércia tenciona mandar a ex-diretora da Biblioteca Regional para o espaço por causa de ela ter assoprado para o DN... e o mesmo vai acontecer ao inspetor dos espetáculos... ela é vingativa e rancorosa... tenho pena dos desgraçados da DRC. O Alberto Vieira é que foi despromovido (maldição do Deve e Haver). Discordo da suposta competência da Natércia: faz-se de entendida mas não sabe nada das áreas por onde se meteu, dado que a única coisa que sabe tratar é de ir caçar dinheiros da UE para os "seus projetos". De uma coisa eu sei: grande foi a subida dela, grande será a queda e o estoiro se ouvirá bem a partir da Rua dos Ferreiros. Não vou perder cenas dos próximos capítulos... ando doida para ver.