Powered By Blogger

terça-feira, 15 de março de 2016


JARDIM BOTÂNICO JOSÉ DO CANTO
FESTA DA ÁRVORE - 14.03.2016



PERÍODO DA MANHà
Entre as 09.30 e as 10.30 os alunos do Curso Técnico de Recursos Florestais e Ambientais da EPROSEC, com a ajuda do Eng. Manuel Moniz da Ponte e da equipa de jardinagem, plantaram plantas endémicas das seguintes espécies:
- Erica azorica (urze)
- Frangula azorica (sanguinho)
- Ilex perado subsp. azorica (azevinho)
- Juniperus brevifolia (cedro-do-mato)
- Laurus azorica (loureiro)
- Picconia azorica (pau-branco)
- Prunus azoriza (ginja-do-mato)
- Vaccinium cylindraceum (uva-do-monte)
Das 10.30 às 12 horas decorreu uma visita de estudo no jardim, orientada pelo Doutor Raimundo Quintal, em que participaram alunos e professores da EPROSEC, alunos da Escola Profissional do Nordeste, a Vereadora do Ambiente da Câmara de Ponta Delgada, Engª Luísa Magalhães e a Diretora Regional dos Recursos Florestais, Engª Anabela Isidoro.













PERÍODO DA TARDE

O programa da parte da tarde começou com a plantação de espécies exóticas, que existiram no jardim no tempo de José do Canto. e desapareceram:
- Albizia julibrissin (albizia)
- Calycantus floridus (carocha)
- Coffea arabica (cafézeiro)
- Ginkgo biloba (ginco)
- Liquidambar styraciflua (liquidambar)
- Plumeria rubra (pluméria)
Participaram na plantação, coordenada pelo Eng. Manuel Moniz da Ponte e pelo Professor Teófilo Braga, alunos da Escola Secundária das Laranjeiras e da Escola Profissional do Nordeste.
Entre as 15.30 e as 17 horas ocorreram duas atividades em paralelo:
- Os alunos da Escola das Laranjeiras participaram no 'peddy paper' "As árvores notáveis do Jardim Botânico José do Canto e o ensino da Física e da Química" projetado e orientado pelo Professor Teófilo Braga.
- Um grupo de guias de turismo participou na visita guiada "A importância das árvores notáveis do Jardim Botânico José do Canto para a afirmação de São Miguel no turismo de jardins", orientada pelo Doutor Raimundo Quintal.









(fotografias: Manuel Moniz da Ponte)

Sem comentários: