Powered By Blogger

terça-feira, 29 de março de 2016

Opinião


“Ou se tem-se, ou não se tem-se”



No tempo da “Madeira Velha”, hoje retornada, apesar de então analfabetizado pelo boçal “establishment” do Cambão explorador, o Povo teve sempre Sabedoria.
Na grandeza da Sua simplicidade santa, a propósito de haver ou não haver Educação, dizia: “ou se tem-se, ou não se tem-se”.
Isto decorre da conversa do actual presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, na celebração orquestrada para o Ano Primeiro da Descoberta.
Disse que “a Madeira caminha para uma credibilização das instituições”.
Isto é, antes do Ano Primeiro da Descoberta, durante quarenta anos, as Instituições da Autonomia não eram credíveis, apesar de livremente eleitas pelos Povo Madeirense! E, até neste momento, ainda não o são, já que para lá vão a caminho!
  Aos olhos de quem não eram credíveis, omitiu. Mas, se aos de Lisboa, é-nos indiferente, não constitui problema.
Como antes o actual presidente também era Deputado, logo igualmente não era credível.
Como antes o homem era dirigente do então autonomista e social-democrata PSD, logo, no entender dele próprio, não era credível.
Só que, nesse antes, esta personalidade não teve a coragem de dizer a Todos os Companheiros e Adversários, nas anteriores Legislaturas do nosso Parlamento, que Eles não eram credíveis. Aos quais peço desculpa pelas vezes que a candidatei.
O azar, da personalidade em causa, é que o Povo que a Todos nos elegeu, soberana e sucessivamente julgou-nos credíveis. O que é bastante sobre tão douta opinião.
Esta vivência politico-partidária, dominada pela obsessão contra os que os antecederam, os selecionaram e MUDARAM A MADEIRA enfrentando o Cambão da “Madeira Velha”, erradamente está a provocar uma fractura cada vez maior e mais tensa no seio do PSD local - propositadamente não digo “da Madeira” - arrastando-nos para uma assim previsível fragilização sem retorno, se antes nada for feito. Ainda estão a tempo da sindérese.
Esta “estratégia” (?!…) é um benefício para quem e de quê?!… Ao menos expliquem…
Ao Povo Madeirense é que de certeza não beneficia.
Valha-nos um humor que, antes, não descortinávamos neste celebrante do Ano Primeiro da Descoberta. Temos “o melhor diálogo entre a República e a Região”, apesar de o Estado não assumir a “dívida histórica” para com o Povo Madeirense, explorado mais de cinco séculos, e de nos ser recusada a legítima Autonomia a que temos Direito.
Outra: “um conjunto de reformas do sistema político na Região que tem beneficiado muito a Autonomia”. Quais?… Como tem “beneficiado”?…
Já agora, não se esqueçam de ser tenores nas celebrações situacionistas deste sistema político-constitucional, partidocrático e corporativo, roubado à soberania referendária dos Portugueses.
E mais esta: “tem sido um ano muito produtivo, existe uma nova dinâmica parlamentar”. Desculpe, Leitor! Aqui interrompo, estou todo torcido de gargalhar, não consigo escrever …

* * *
Puf!… Pronto, já recuperei.
A sério. O seguro de vida do actual PSD local, são as debilidade do CDS e PS da paróquia, estes sim, sem crédito e também modelados pelo Cambão da “Madeira Velha”.
Não combaterei o PSD que ajudei a criar autonomista e social-democrata.
Mas insisto em reavisar que, apesar da censura generalizada na comunicação “social” convencional do arquipélago, não calarei injustiças contra os meus Companheiros de percurso e desmontarei as mentiras contra o passado de minha responsabilidade.
O síndico parlamentar veio com mais esta: “hoje praticamente não há nada escondido (“não há nada”, em português quer dizer há) é uma administração transparente”. Esta percebe-se com quê e com quem está articulada…
Mas, já agora, a figura em questão diga-nos o que haveria “escondido”, o que é que, como deputado, ou escondeu, ou não fiscalizou.
É muito feio amesquinhar outros, para se pôr em “bicos de pés”!
Até mais anti-ético e inestético do que os episódios de nudismo parlamentar, incidentes que o anterior Presidente da Assembleia Legislativa tinha a coragem de eliminar, apesar da legislação colonial.
O Povo tem razão. Educação “ou se tem-se, ou não se tem-se”.

Funchal, aos 29 de Março do Ano Primeiro da Descoberta

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

22 comentários:

Anónimo disse...

Olha, não é que a criatura boçal disse algo acertado......

Anónimo disse...

Sabe Dr. Alberto João sou militante de um partido de esquerda, na concelhia do funchal, mas cada vez mais tenho consciência que errei. No PSD dão valor as pessoas bem preparadas, na esquerda só querem submissos e omissos. Qualquer dia tou no PSD_M.

Anónimo disse...

Diria antes: ... incidentes que o Anterior Presidente da Assembleia Legislativa tinha a ingenuidade de alimentar, a mando de Sua Exª o Unico Importante

Anónimo disse...

O Tranquada calado é um poeta. Sempre foi um agachado e vergado ao regime jardinista.

Anónimo disse...

Desta vez falou bem. Pena estes desabafos serem todos mea culpa, mea culpa, mea culpa,nada mais que balelas carpideiras, porque no fundo, quem paga este forrobodó, esta iliteracia intelectual que grassa no Governo regional somos nós, os madeirenses que sempre contestaram AJJ. Os outros estão bem como se tem visto.

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Calisto Parabéns por nos dar a possibilidade desta leitura.
Um texto sublime. Gostei da sindérese, palavra poderosa que fica muito bem num serôdio discípulo de S. Tomás de Aquino.
O corriqueiro remorso, usual entre gente não erudita, poderia ter "efeitos colaterais", seria como nos bombardeamentos atingindo as nossas tropas.
Haveria fácil boomerang para remorsos...

Anónimo disse...

Interessante a crônica do Dr A J J. Tempo toda a razão, quando faz a análise destes velhos - novos PSDs. Acredito que lhe dê vontade de rir, mas a mim deprime me. Não consigo ver uma luz no lodo em que nos afundamos cada dia mais. O cerco farpado está tão bem montado que dá uma margem mínima para qualquer denúncia ou contestação. Ainda por cima o regime está fortemente sustentado por 3 jornais diários chavistas, fidelistas, trumpistas. Vivemos numa ilha de trevas. Ameaças, perseguições, intimidações , ostracismo são ferramentas insuficientes para abafar a podridão. É só uma questão de tempo.

Anónimo disse...

OH Senhor
Então quando o senhor vociferava e abandonava a assembleia para não ouvir a oposição, tinha credibilidade.? Oh criatura de Deus, quando Senhor ofendia tudo e todos com notas oficiosas e textos e bonecos no pasquim , tinha credibilidade?
A Homem pense primeiro nas suas asneiras e fale se ainda tiver um pingo de vergonha.
Se quiser mais eu lembro-lhe. OK?

Anónimo disse...

Tem toda a razão. Esta Renovação que não é Renovação e tem sido, basicamente, uma nulidade em toda a linha, ainda gosta e continua a cuspir no prato de onde comeu. É preciso lata. AJJ cometeu muitos erros e o seu tempo é passado e tem culpa em muita coisa má na Madeira e muita coisa boa também. Deste "novo" PSD-M até ao momento só têm sido desgraças e tiros no pé. Nem sei por onde começar, nem saberemos onde irá acabar (o que é deveras preocupante!)

P.S. - A oposição, 40 anos depois, continua uma nulidade.

Anónimo disse...

Existe maça podres neste novo Psd e este Senhor Tranquada é o principal. Anos a fio como deputado a pactuar com o regime. Felizmente há mais Psd para além deste senhor.

Anónimo disse...

Mas então o buraco de financeiro e a dívida escondida dão credibilidade?
Mas então o Parlamento a ser mandado pelo governo davam credibilidade?
Mas então a recusa a ir ao Parlamento debater davam credibilidade?
OH Homem vá descansar....( já sei que vai fazer ao contrário) ...ahahahah

Anónimo disse...

Anonas ressabiados cubas livre veremos se no Congresso têm Tomat..para criticar """"***

Anónimo disse...

Rui Abreu, andam estes fulanos Militantes todos com tachos e bolsos cheios continuando com a Difamação e Desestabilização
e não têm processos de Expulsão ?

Unknown disse...

Gosto muito de ler estas crónicas do Dr AJJ no último ano, tal como leio as do Fidel Castro na página do Granma, desde que saiu do poder em 2006! São muito semelhantes na crítica e no distanciamento aos Sistemas que criaram...

Anónimo disse...

Dr.º AJJ eu nao digo volta que estas perdoado, pois apesar de algumas coisas menos boas, que fez , ninguém esta a sua altura para governar, esta ilha, mas volte que como militante que sou o meu voto ira para si como sempre foi... a madeira esta afundar-se com estes seus seguidores pelos vistos nao aprenderam tudo consigo, esta na altura de convocar um congresso extraordinário, porque certamente dentro do meu partido com orgulho (PSD) haverá gente inteligente e apta a governar com cabeça...farto deste governo, porque ainda nao vi trabalho feito

Anónimo disse...

O senhor Presidente da assembleia (Dr.º Traquadada Gomes foi um dos protegidos do Dr.º AJJ hoje e presidente deve a ele porque quase nao tinha lugar para deputado, no ultimo mandato do ex. Presidente da RAM, AJJ

Anónimo disse...

o TG é apenas um submisso oportunista que foi bafejado pela aposta no cavalo certo nas ultimas eleições do PSD. Na falta de um outro apoiante com algum estatuto político, foi ele o renovadinho escolhido para a ALR. Nasceu com o .. virado para a LUA, há gente assim.

Anónimo disse...

Infelizmente temos o Cuba Livre, senão o Albeto João Jardim dava Dez a Zero a estes Governantes !!!!!!

Anónimo disse...

E o Jaime para comandar e coordenar o Partido como Outrora .

Anónimo disse...

Estamos a ser enganados por este governo de falsos e mentirosos,comandado por o sem malícia que é o grande maestro desta organização,quanto ao T.Gomes esse é taxista de primeira,perguntem ao Coito Pita. Já agora onde é que ele andava antes? Era da oposição? PSD como esses é que deram cabo do partido..

Miss Take disse...

O dr.Tranquada antes, dizia sim ao líder (AJ) e ao chefe (JR), agora, diz sim ao presidente do governo.

Anónimo disse...

Mas alguém se previa a levantar dúvidas no tempo do outro senhor déspota?
Por muito menos ele expulsou o Simplicio e o Albuquerque ficou porque o Tranquada se fez de MOCO...