Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2016

"25 de Abril ainda não chegou à Madeira"





A MÁFIA QUASE MANDA
NO AR QUE RESPIRAMOS

O discurso de Gil Canha na sessão parlamentar do 25 de Abril esta manhã não fala da máfia de cá, fala na máfia de Nova Iorque. No entanto, aqueles mafiosos italo-americanos parecem-nos tão familiares!




"Hoje estamos nesta casa a comemorar o 25 de Abril, o dia que trouxe a liberdade ao território Continental e aos Açores, porque, Infelizmente, o 25 de Abril ainda não chegou à Madeira.
Ainda há pouco tempo saímos de uma longa ditadura laranja que durou quarenta anos, e agora estamos a experimentar uma espécie de Primavera Marcelista e sua alegada renovação, que no fundo é uma EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE do anterior regime autocrático do dr. Jardim.
Então?!.. Enquanto não chega o 25 de Abril à nossa região, aproveito esta oportunidade para falar da MÁFIA - essa tenebrosa organização que controla governos, corrompe instituições, alcança altos lucros em parcerias público/privadas, refugia-se em off shores, e quase manda no ar que respiramos. Mas, por respeito a este dia - Senhores deputados e membros do Governo -  podem estar descansados, pois  não vou falar das nossas máfias regionais, nem das máfias do nosso país, vou falar simplesmente da Máfia da cidade de Nova Iorque.

Em inícios dos anos oitenta do século passado, os Padrinhos das cinco famílias mais poderosas desta cidade decidiram que a organização teria que se RENOVAR, porque as guerras nas ruas, os conflitos entre famílias e a violência estavam a estragar os seus negócios e a chamar a atenção das autoridades. Ninguém queria os métodos cruéis dos tempos de Luky Luciano nem ninguém tinha saudades da violência de Alberto Anastasia, o famoso capo da família Gambino, que espalhara o terror contra os seus adversários; incendiando património e perseguindo cidadãos com os seus “soldati” cadastrados.
Em 1983, na célebre reunião de Long Island, Vittorio Amuso, capo da família Lucchese, citou o Príncipe Tomasi da Sicília: “É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma”.
Para dominarem os casinos, o transporte rodoviário, os contratos públicos, a construção civil, as redes de gás e o controlo sobre os sindicatos dos portos, as famílias mafiosas teriam que ter paz, e assim continuarem a ter NA MÃO, os juízes, os políticos, os autarcas e os procuradores de justiça.
Assim, em 1985, fizeram eleger como Capo de
 Tutti Capi (o Chefe de todos os Chefes) o conhecido John Gotti. Gotti era uma pessoa de porte aristocrático, elegante, muito amável e era adorado pela comunicação social e pelo público em geral. John Gotti escondia as suas actividades criminosas por detrás da fachada de um  Clube de Caça e Pesca e em empresas de venda de canos e sifões, em Queens. Também foi um dos principais intervenientes no famoso assalto ao avião cargueiro da Luftansa, o maior roubo da história dos Estados Unidos. Como escapava sempre aos processos que lhe faziam, era apelidado por Don Teflon. O senhor escorregadio.
Quando John Gotti abria os noticiários dos canais televisivos, alguns membros das famílias começaram a ficar incomodados com a excessiva exposição pública da COSA NOSTRA, mas os maiores ódios e críticas da denominada RENOVAÇÃO da Máfia, vieram da família Bonanno, uma das mais poderosos famílias de Nova Iorque. Anos atrás, o seu Padrinho, Joe Banana, tentara tornar-se o Capo di Tutti Capi, e iniciou uma violenta guerra entre famílias, chamada a “Guerra das Bananas” (Banana Split), mas foi vencido!
As maiores críticas de Joe Banana, era que John Gotti só queria boa vida e negociatas, e que estava a dar cabo da organização. “Já não há homens de Honra e Coragem, como Alberto Anastasia, quebrou-se o código do silêncio” afirmou no seu livro autobiográfico.
Estes factos foram obtidos na biblioteca da polícia federal, FBI, em Washington DC."


11 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente genial! Qualquer semelhança com a máfia no bom sentido é, suponho eu, pura concidência! Ah...Ah...Ah...

Anónimo disse...

Tudo a ver com a realidade Madeirense.

Anónimo disse...

Eu como madeirense que sou, cada vez fico mais triste, quando olha para o passado recente e falar de AJJ, vejo que a Madeira está entregue a governantes sem condições para governar, muito fracos, e como não bastasse agora o presidente assembleia metido nos off shores, acho que tanta vontade de representar assembleia acho que devia e já demitir-se, não arranje justificação que já não se lembra, mas a verdade que para existir procurações é sinal que esta é certamente, basta os madeirenses justos pagam os seus impostos , vá lá senhor presidente ALM pense bem e veja se se lembra

Anónimo disse...

Deve ter levado algum tempo a elaborar e se calhar teve ajuda de muita gente, mas considerei a intervenção genial. Pela expressão serena do actual presidente, antevê-se uma noite agitada.

Anónimo disse...

De facto a Máfia na Madeira só vestiu umas roupagens mais democráticas e mais vistosas, porque na sua essência, continua a mandar em tudo.

Anónimo disse...

Aqui na Madeira também à famílias à moda de New York: Luige Souissa, Migueli Souissa, Jaiime Ramiche, Dionisii Prestana, Cardosi e Arieire Perera, e muitas mais...

Anónimo disse...

e ha uns predios ilegais ali,pra os lados de Sao Joao...outras mafias...

Anónimo disse...

Excelente!

Anónimo disse...

Senhor Dr.Tranquada e senhor Dr. Miguel Sousa façam um esforço para se lembrarem que se calhar há uns noticiosa lá para o Panamá ,não há fumo sem fogo

Anónimo disse...

deveria estar a falar dos seus amigos Welsh que eram donos disto tudo juntamente com os Blandys

Anónimo disse...

Este adiantado mental é um crânio...oco.